Assim Diz o SENHOR : "Apocalipse de João" (Preceito por Preceito/Introdução+)


                                                É DESSE JEITO!

           Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é Santo Dia de Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" (Especial: O Livro de Apocalipse) onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a Introdução+ deste Espetacular "Livro+".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 



                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
                                         
                                                        "Introdução+"

Imagem da Mão de DEUS no Comando da História deste mundo.     Os Primeiros Manuscritos deste "Livro+" o chamam de "Apocalipse de João". Manuscritos posteriores lhe atribuíram um Título Melhor, extraído do Primeiro Versículo - "Revelação de JESUS CRISTO"- porque CRISTO é a Figura Central do "Livro+". Trata-se tanto de uma Revelação feita por JESUS CRISTO quanto sobre JESUS. O Termo Apocalipse tem origem no grego e significa "Revelação"; literalmente, "Tirar o Véu". Neste "Livro+" final da BÍBLIA, uma Visão Estarrecedora do Fim de Todas as coisas, é Intensamente Associado ao "Livro+" de Daniel pelas semelhanças em gênero literário e pela forte ênfase em "Tirar o Véu" ou "Revelar o Futuro".

                                             Autor

                 João recebeu visões do Apocalipse na ilha de Patmos (Ap 1: 9), localizada no mar Egeu, próximo à costa da Ásia Menor, na Turquia moderna. Embora a BÍBLIA não revele quem era esse "João", a maior parte das fontes históricas antigas o identifica com o João dos Evangelhos, irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Discípulo de JESUS (Mt 4: 21, 22; Mc 3: 17; 10: 35-41; Lc 9: 28, 54; 22: 8; Jo 13: 23-25; 18: 15-17). Tal identificação é apoiada por Evidências no Próprio Livro do Apocalipse, que contém muito paralelos de linguagem com o Evangelho de João.

                          Data e Local de Escrita


Imagem das Sete Igrejas em sentido horário               As fontes históricas também revelam que João, líder espiritual das igrejas no oeste da Ásia Menor, estava exilado em Patmos por causa de sua Fé em JESUS. CRISTO lhe apareceu em visão ali, Compartilhando uma Mensagem para as igrejas. Essa Mensagem causaria um impacto poderoso nos leitores desde aquela época até "Nossos Dias" (1: 3, 11). As cidades em que as igrejas se localizavam formavam um círculo, com um raio de aproximadamente 80 Km na Turquia ocidental. Elas são citadas no Apocalipse em sentido horário, começando com Éfeso no sudoeste.
                A maioria dos eruditos data o Apocalipse em torno de 95 d.C., no final do reinado do imperador Domiciano. Há Evidências de que, durante seu reinado, os cristãos começaram a ser perseguidos. O Retrato Glorioso do Triunfo definitivo de DEUS sobre o mal ajudaria a encorajar os leitores originais. E continua a encorajar os leitores perseguidos hoje. Quando a situação fica difícil, é bom saber que o desfecho do Plano Divino Já Está Garantido.

                    Características Importantes


                 1. O Livro+ é uma Revelação Divina (1: 1-3). Os Símbolos foram escolhidos por DEUS (1: 1). João recebeu o conteúdo por meio de visões (1: 1, 2, 11-19).

                 2. O Papel do Antigo Testamento. O Apocalipse é repleto de incidentes, pensamentos e vocabulários do AT, não na forma de citações, mas de alusões: uma palavra aqui, uma expressão acolá, um  nome ou um lugar. Identificar as referências ao AT é crucial para a compreensão da Mensagem do Livro.

                3. O Papel do Novo Testamento. O Apocalipse pertence, Claramente, ao NT. É uma "Revelação de JESUS CRISTO" (1: 1). Há várias referências a igreja (cap. 1-3; 22: 16), à Cruz (1: 4, 5; 5: 6, 9, 12; 11: 8; 12: 11) e à Segunda Vinda (1: 7; 22: 11, 12). No Apocalipse, Todos os "Livros+" da BÍBLIA se encontram e se cumprem.

                4. O Apocalipse é um "Livro+" primordialmente simbólico (1: 1). O vocabulário, em grande parte, não deve ser entendido de maneira literal.

                 5. O "Livro+" é uma Obra Apocalíptica da antiguidade. A literatura apocalíptica usa símbolos fantásticos a fim de retratar o Amplo decorrer da história e questões de Importância Universal. O Apocalipse expressa o Propósito de DEUS para o mundo e para toda a história. É Relevante para Todas as eras e Todos os lugares. Embora a linguagem apocalíptica nos pareça estranha, era familiar aos leitores originais.

                         Abordagem de Interpretação

               No decorrer da História Cristã, 4 tendências principais têm tentado aplicar as visões do "Livro+".

                   1. Os preteristas (com foco no passado) creem que o "Livro+" do Apocalipse foi escrito para as sete igrejas específicas do primeiro século na Ásia Menor, conforme indicam vários textos (1: 4; cap. 2-3; 22: 16). No entanto, o "Livro+" trata de eventos futuros posteriores aos dias de João. Portanto, abordá-lo dessa maneira é restringi-lo.

                  2. Os futuristas (com foco no futuro) creem que o "Livro+" inteiro se concentra principalmente na Segunda Vinda e em outros eventos que ocorrerão bem no fim dos tempos (1: 7; 19: 11-16; 22: 11, 12). Há Verdade na declaração geral, mas esse ponto de vista não faz justiça às várias partes do "Livro+" que falam de Acontecimentos Claramente anteriores ao fim dos tempos (ex., cap. 2-5; 12: 5-16).

                  3. Os idealistas (com foco nas ideias do "Livro+") acreditam que o propósito do Apocalipse é prover, em símbolos, princípios amplos para a vida cotidiana e a sociedade. Em outras palavras, qualquer leitor ("quem tem ouvidos, ouça"; 3: 22) pode se beneficiar do Livro+ (2: 7, 11). Este princípio é útil na medida em que não nos deixa ignorar os desdobramentos globais, históricos e políticos do Apocalipse.

                É DESSE JEITO! "Atenção": Cada uma dessas três perspectivas pode ter um pouco de razão, contanto que não seja levada a extremo. Quando impomos uma das três abordagens ao Livro+ inteiro, a leitura sempre será seletiva e distorcerá o entendimento de muitas passagens.

                 4. Os Historicistas (com foco no fluxo da história) creem que o Apocalipse fala de/a Todo o percurso da História Cristã, desde os dias de João até a Segunda Vinda. Esta abordagem é a que mais leva a sério Todas as Evidências do "Livro+". No primeiro versículo (1: 1), o próprio João sugere que o "historicismo" é a forma correta de interpretar sua obra ao fazer alusão a Daniel 2: 28 e 45. A visão de Daniel 2 usa símbolos a fim de criar uma sequência passo a passo dos grandes acontecimentos da história, desde sua época até o Fim do Mundo. O Apocalipse se baseia na abordagem de Daniel para se concentrar nos Principais pontos da virada cristã da história, desde a Cruz (Ap 5: 6, 9, 12) até a Segunda Vinda (19: 11-16) e além (Ap 20). Há trechos em Daniel que não são predições direta da história (ex., Dn 3-6). Assim, devemos analisar o Apocalipse com cuidado a fim de saber como João e JESUS Sugerem a Maneira de aplicar cada visão. As "NT+", "N7+" e "CRUZ+" ajudarão os leitores nesse Processo de Aplicação. Um vocabulário que exprime probabilidade, como "pode representar", é usado nas "NT+"e "N7+", pois, muito embora a solidez geral do método seja clara, as aplicações precisas não costumam ser.


                           "A Mensagem do Livro+"

                Os Principais Temas Abordados no Apocalipse incluem:


                   1. JESUS CRISTO. Além do uso direto de Seu Nome (1: 1-9; 12: 17; 22: 16-21 etc), JESUS é Referido por meio de símbolos ao longo do Livro+. ELE é o "Filho do homem" (1: 13), o Leão da Tribo de Judá" (5: 5), o "CORDEIRO" (5: 6, 12), o "Filho Varão" (12: 5) e o "VERBO de DEUS" (19: 13), dentre outros. Se não tivéssemos o Apocalipse, reuniríamos muito menos informações sobre a Glória, o Poder e a Vitória Suprema Associados à Posição de Domínio Celestial de JESUS.

                  2. DEUS. Neste Livro+, DEUS é o Alfa e o Ômega, o TODO-PODEROSO (1: 8), AQUELE que SE Assenta no Trono Celestial (cap. 4-5), o CRIADOR (4: 11), o GOVERNANTE e JUIZ do Mundo no fim dos tempos (11: 18; 15: 3, 4; 20: 10, 11). O número 3 é Associado a DEUS (1: 4, 5; 4: 8); portanto, a Divindade no Apocalipse inclui JESUS CRISTO (1: 17; 5: 13, 14) e o ESPÍRITO SANTO (1: 4).

                 3. O Santuário Celestial e a Sala do Trono. Quaisquer que sejam as prerrogativas dos vários poderes, os leitores do Apocalipse são regularmente lembrados de que DEUS, CRISTO e o ESPÍRITO SANTO Monitoram e Controlam a História da Terra com a vantagem de estarem localizados no Santuário Celestial/na Sala do Trono. Cada sequência de "7" (igrejas, selos, trombetas, etc.) é introduzida como uma visão ambientada no Santuário Celestial, assim como a visão final da Nova Jerusalém.

                4. A Cruz e o Evangelho. A Morte, Ressurreição e Ascensão de JESUS são o pano de fundo Crucial para as Visões Simbólicas do Livro+ (1: 5; 5: 6; 12: 5). É por meio do Sangue do Cordeiro que somos purificados do pecado (1: 5) e recebemos poder para Vencer o domínio e as tentações de satanás (12: 11). A Vitória no Tempo do Fim acontece somente por meio de JESUS (17: 14; 19: 11-21).

                5. A Igreja. A Igreja de JESUS CRISTO é um dos Grandes Focos do Livro+ (cap. 1-3; 22). Embora a Palavra "Igreja" se encontre ausente na porção central do Apocalipse, o povo de DEUS é referido de maneira simbólica, como os 144 mil (7: 4-8), a Grande Multidão (7: 9-12), os Restantes (ou o Remanescente, 11: 13; 12: 17), os Santos (14: 12), os Reis que vêm do lado do Nascimento do Sol (16: 12) e os Seguidores de JESUS, chamados de Eleitos e Fiéis (17: 14). Apocalipse 22: 16 confirma que a Igreja é o Foco de Todo o Livro+, mesmo quando a palavra não é usada.

              6. O Fim do Mundo. O Livro+ retrata um Grande Conflito Universal entre DEUS e satanás. Esse Conflito começou no Céu (12: 7-9) e se desenrola na Experiência Real do povo do SENHOR na Terra (2: 9, 10, 24; 3: 9; 12: 10-14). A batalha já foi ganha por Meio da Vitória de CRISTO na Cruz (12: 10, 11), mas terá seu desfecho definitivo no Fim do Milênio (20: 7-10).

                  A Mensagem deste "Livro+" é que DEUS está no Controle do Futuro. Quando pensamos que podemos controlar o Futuro, fazemos grande confusão. Se satanás fosse capaz de controlar o Futuro, ele usaria isso para nos destruir. Se o destino determinasse o Futuro, nossa vida não teria sentido. Mas o Apocalipse Ensina que o Futuro está nas Mãos de DEUS, que nos Ama e Deseja o Melhor para nós.

                  Graça e Paz Irmãos, e se SENHOR permitir no próximo Santo Dia têm + É DESSE JEITO! "Preceito por Preceito (Especial: O Livro do Apocalipse Cap. 1/22), até lá. Fiquem com DEUS!


                    É DESSE JEITO! "Presente+"

                        
                                   Imagem da capa de um curso Bíblico que pode ser adquirido tatalmente grátis, é só clicar e preecher o cadasttro e receber em sua casa!
                
 

   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !