É DESSE JEITO!
Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é Santo Dia de Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" (Especial: O Livro de Apocalipse) onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a Introdução+ deste Espetacular "Livro+". Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto:
"Introdução+"

Autor
João recebeu visões do Apocalipse na ilha de Patmos (Ap 1: 9), localizada no mar Egeu, próximo à costa da Ásia Menor, na Turquia moderna. Embora a BÍBLIA não revele quem era esse "João", a maior parte das fontes históricas antigas o identifica com o João dos Evangelhos, irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Discípulo de JESUS (Mt 4: 21, 22; Mc 3: 17; 10: 35-41; Lc 9: 28, 54; 22: 8; Jo 13: 23-25; 18: 15-17). Tal identificação é apoiada por Evidências no Próprio Livro do Apocalipse, que contém muito paralelos de linguagem com o Evangelho de João.
Data e Local de Escrita

A maioria dos eruditos data o Apocalipse em torno de 95 d.C., no final do reinado do imperador Domiciano. Há Evidências de que, durante seu reinado, os cristãos começaram a ser perseguidos. O Retrato Glorioso do Triunfo definitivo de DEUS sobre o mal ajudaria a encorajar os leitores originais. E continua a encorajar os leitores perseguidos hoje. Quando a situação fica difícil, é bom saber que o desfecho do Plano Divino Já Está Garantido.
Características Importantes
1. O Livro+ é uma Revelação Divina (1: 1-3). Os Símbolos foram escolhidos por DEUS (1: 1). João recebeu o conteúdo por meio de visões (1: 1, 2, 11-19).
2. O Papel do Antigo Testamento. O Apocalipse é repleto de incidentes, pensamentos e vocabulários do AT, não na forma de citações, mas de alusões: uma palavra aqui, uma expressão acolá, um nome ou um lugar. Identificar as referências ao AT é crucial para a compreensão da Mensagem do Livro.
3. O Papel do Novo Testamento. O Apocalipse pertence, Claramente, ao NT. É uma "Revelação de JESUS CRISTO" (1: 1). Há várias referências a igreja (cap. 1-3; 22: 16), à Cruz (1: 4, 5; 5: 6, 9, 12; 11: 8; 12: 11) e à Segunda Vinda (1: 7; 22: 11, 12). No Apocalipse, Todos os "Livros+" da BÍBLIA se encontram e se cumprem.
4. O Apocalipse é um "Livro+" primordialmente simbólico (1: 1). O vocabulário, em grande parte, não deve ser entendido de maneira literal.
5. O "Livro+" é uma Obra Apocalíptica da antiguidade. A literatura apocalíptica usa símbolos fantásticos a fim de retratar o Amplo decorrer da história e questões de Importância Universal. O Apocalipse expressa o Propósito de DEUS para o mundo e para toda a história. É Relevante para Todas as eras e Todos os lugares. Embora a linguagem apocalíptica nos pareça estranha, era familiar aos leitores originais.
Abordagem de Interpretação
No decorrer da História Cristã, 4 tendências principais têm tentado aplicar as visões do "Livro+".
1. Os preteristas (com foco no passado) creem que o "Livro+" do Apocalipse foi escrito para as sete igrejas específicas do primeiro século na Ásia Menor, conforme indicam vários textos (1: 4; cap. 2-3; 22: 16). No entanto, o "Livro+" trata de eventos futuros posteriores aos dias de João. Portanto, abordá-lo dessa maneira é restringi-lo.
2. Os futuristas (com foco no futuro) creem que o "Livro+" inteiro se concentra principalmente na Segunda Vinda e em outros eventos que ocorrerão bem no fim dos tempos (1: 7; 19: 11-16; 22: 11, 12). Há Verdade na declaração geral, mas esse ponto de vista não faz justiça às várias partes do "Livro+" que falam de Acontecimentos Claramente anteriores ao fim dos tempos (ex., cap. 2-5; 12: 5-16).
3. Os idealistas (com foco nas ideias do "Livro+") acreditam que o propósito do Apocalipse é prover, em símbolos, princípios amplos para a vida cotidiana e a sociedade. Em outras palavras, qualquer leitor ("quem tem ouvidos, ouça"; 3: 22) pode se beneficiar do Livro+ (2: 7, 11). Este princípio é útil na medida em que não nos deixa ignorar os desdobramentos globais, históricos e políticos do Apocalipse.
É DESSE JEITO! "Atenção": Cada uma dessas três perspectivas pode ter um pouco de razão, contanto que não seja levada a extremo. Quando impomos uma das três abordagens ao Livro+ inteiro, a leitura sempre será seletiva e distorcerá o entendimento de muitas passagens.
4. Os Historicistas (com foco no fluxo da história) creem que o Apocalipse fala de/a Todo o percurso da História Cristã, desde os dias de João até a Segunda Vinda. Esta abordagem é a que mais leva a sério Todas as Evidências do "Livro+". No primeiro versículo (1: 1), o próprio João sugere que o "historicismo" é a forma correta de interpretar sua obra ao fazer alusão a Daniel 2: 28 e 45. A visão de Daniel 2 usa símbolos a fim de criar uma sequência passo a passo dos grandes acontecimentos da história, desde sua época até o Fim do Mundo. O Apocalipse se baseia na abordagem de Daniel para se concentrar nos Principais pontos da virada cristã da história, desde a Cruz (Ap 5: 6, 9, 12) até a Segunda Vinda (19: 11-16) e além (Ap 20). Há trechos em Daniel que não são predições direta da história (ex., Dn 3-6). Assim, devemos analisar o Apocalipse com cuidado a fim de saber como João e JESUS Sugerem a Maneira de aplicar cada visão. As "NT+", "N7+" e "CRUZ+" ajudarão os leitores nesse Processo de Aplicação. Um vocabulário que exprime probabilidade, como "pode representar", é usado nas "NT+"e "N7+", pois, muito embora a solidez geral do método seja clara, as aplicações precisas não costumam ser.
"A Mensagem do Livro+"
Os Principais Temas Abordados no Apocalipse incluem:
1. JESUS CRISTO. Além do uso direto de Seu Nome (1: 1-9; 12: 17; 22: 16-21 etc), JESUS é Referido por meio de símbolos ao longo do Livro+. ELE é o "Filho do homem" (1: 13), o Leão da Tribo de Judá" (5: 5), o "CORDEIRO" (5: 6, 12), o "Filho Varão" (12: 5) e o "VERBO de DEUS" (19: 13), dentre outros. Se não tivéssemos o Apocalipse, reuniríamos muito menos informações sobre a Glória, o Poder e a Vitória Suprema Associados à Posição de Domínio Celestial de JESUS.
2. DEUS. Neste Livro+, DEUS é o Alfa e o Ômega, o TODO-PODEROSO (1: 8), AQUELE que SE Assenta no Trono Celestial (cap. 4-5), o CRIADOR (4: 11), o GOVERNANTE e JUIZ do Mundo no fim dos tempos (11: 18; 15: 3, 4; 20: 10, 11). O número 3 é Associado a DEUS (1: 4, 5; 4: 8); portanto, a Divindade no Apocalipse inclui JESUS CRISTO (1: 17; 5: 13, 14) e o ESPÍRITO SANTO (1: 4).
3. O Santuário Celestial e a Sala do Trono. Quaisquer que sejam as prerrogativas dos vários poderes, os leitores do Apocalipse são regularmente lembrados de que DEUS, CRISTO e o ESPÍRITO SANTO Monitoram e Controlam a História da Terra com a vantagem de estarem localizados no Santuário Celestial/na Sala do Trono. Cada sequência de "7" (igrejas, selos, trombetas, etc.) é introduzida como uma visão ambientada no Santuário Celestial, assim como a visão final da Nova Jerusalém.
4. A Cruz e o Evangelho. A Morte, Ressurreição e Ascensão de JESUS são o pano de fundo Crucial para as Visões Simbólicas do Livro+ (1: 5; 5: 6; 12: 5). É por meio do Sangue do Cordeiro que somos purificados do pecado (1: 5) e recebemos poder para Vencer o domínio e as tentações de satanás (12: 11). A Vitória no Tempo do Fim acontece somente por meio de JESUS (17: 14; 19: 11-21).
5. A Igreja. A Igreja de JESUS CRISTO é um dos Grandes Focos do Livro+ (cap. 1-3; 22). Embora a Palavra "Igreja" se encontre ausente na porção central do Apocalipse, o povo de DEUS é referido de maneira simbólica, como os 144 mil (7: 4-8), a Grande Multidão (7: 9-12), os Restantes (ou o Remanescente, 11: 13; 12: 17), os Santos (14: 12), os Reis que vêm do lado do Nascimento do Sol (16: 12) e os Seguidores de JESUS, chamados de Eleitos e Fiéis (17: 14). Apocalipse 22: 16 confirma que a Igreja é o Foco de Todo o Livro+, mesmo quando a palavra não é usada.
6. O Fim do Mundo. O Livro+ retrata um Grande Conflito Universal entre DEUS e satanás. Esse Conflito começou no Céu (12: 7-9) e se desenrola na Experiência Real do povo do SENHOR na Terra (2: 9, 10, 24; 3: 9; 12: 10-14). A batalha já foi ganha por Meio da Vitória de CRISTO na Cruz (12: 10, 11), mas terá seu desfecho definitivo no Fim do Milênio (20: 7-10).
A Mensagem deste "Livro+" é que DEUS está no Controle do Futuro. Quando pensamos que podemos controlar o Futuro, fazemos grande confusão. Se satanás fosse capaz de controlar o Futuro, ele usaria isso para nos destruir. Se o destino determinasse o Futuro, nossa vida não teria sentido. Mas o Apocalipse Ensina que o Futuro está nas Mãos de DEUS, que nos Ama e Deseja o Melhor para nós.
Graça e Paz Irmãos, e se SENHOR permitir no próximo Santo Dia têm + É DESSE JEITO! "Preceito por Preceito (Especial: O Livro do Apocalipse Cap. 1/22), até lá. Fiquem com DEUS!
É DESSE JEITO! "Presente+"
- Blog É DESSE JEITO!
- WORDPRESS.COM/Alexandre7edessejeito
- Pinterest/Alexandre É DESSE JEITO!
- Twitter/Alexandre7EDESSEJEITO
Nenhum comentário:
Postar um comentário