Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)

                                             É DESSE JEITO!   

            JESUS CRISTO: “Pessoa” (Parte 1/2)

     A SALVAÇÃO daquele que crê se baseia na dádiva de DEUS PAI, que enviou o FILHO, a segunda pessoa da TRINDADE. No entanto, quem é o FILHO e qual é sua relação com o PAI? Como compreender melhor sua natureza Divina e humana?  

              
Imagem da Cruz, da coroa de espinhos, lembrando-nos o que o nosso DEUS teve que fazer por nós.
                                            
                                   “Assim Diz o SENHOR”
     Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: DEUS conosco).
                 (Mateus 1: 23/PALAVRA de DEUS)

   Virgem. Tradução da palavra hebraica para “jovem donzela”. O NT (Novo Testamento) usa essa tradução de Isaías 7: 14 a fim de enfatizar o ato da encarnação, pelo qual DEUS é conosco por meio de uma virgem, concebido pelo ESPÍRITO SANTO (Lucas 1: 35). O CRISTO encarnado possui duas naturezas. Ele era plenamente divino (Isaías 9: 6; Mateus 28: 19; João 1: 1, 14;8: 58; 10: 30; Tito 2: 13, 14; Hebreus 1: 8), mas, ao mesmo tempo, completamente humano (João 1: 14; Filipenses 2: 5-8; hebreus 4:14-16). Por ser o DEUS encarnado em forma humana, foi chamado “Ente Santo” em seu nascimento (Lucas 1: 35).

                               “Assim Diz o SENHOR”
    Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, DEUS Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;
                 (Isaías 9: 6/PALAVRA de DEUS)

   O Nascimento do FILHO foi tanto um Presente quanto um Sinal (ver João 3: 16; Lucas 2: 10, 11). Os títulos “DEUS Forte, PAI da Eternidade” indicam SUA Natureza Divina. 

                         “Assim Diz o SENHOR”
Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o ESPÍRITO SANTO, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de DEUS.
             (Lucas 1: 35/PALAVRA de DEUS)

   Filho de DEUS. Israel (Êxodo 4: 22) e os Anjos (Jó 1: 6) são chamados de filhos de DEUS, mas JESUS é o Filho de DEUS, encarnado pela atuação do ESPÍRITO SANTO. 

                              “Assim Diz o SENHOR”
   No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com DEUS, e o Verbo era DEUS.
    E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de Verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do PAI.
             (João 1: 1, 14/PALAVRA de DEUS)

   O prólogo de João resume os Temas principais do EVANGELHO. Apresenta o JESUS que caminhou nesta Terra da perspectiva da Eternidade (o Verbo).
   No Princípio. Relembra Gênesis 1: 1. Era. Expressa Ação contínua no passado. JESUS existe desde a eternidade. O Verbo. Termo usado para a figura de um mediador divino na filosofia grega. Por isso, apelaria aos leitores dessa cultura. João é o único Escritor Bíblico a usar explicitamente este título para CRISTO ( ver, por exemplo, 1 João 1: 1; Apocalipse 19: 13).O Verbo estava com DEUS. Distinto do PAI, mas em um relacionamento especial com ELE (ver João 1: 18). O Verbo era DEUS. Por ser DEUS, JESUS é completamente igual ao PAI. A Divindade de JESUS, vista também nos outros EVANGELHOS (Mateus 1: 23; 28: 18, 20; Marcos 4: 39-41; 12: 36, 37; Lucas 1: 35), recebe Ênfase Especial em João (João 1: 3,18; 5: 21-23; 8: 58; 14: 9; 20: 28).
      Na encarnação, CRISTO, que era DEUS desde a Eternidade, tomou sobre SI a natureza humana. Habitou. Literalmente, “montou sua tenda”. Lembra o Santuário do AT (Antigo Testamento), por meio do qual DEUS proveu uma forma de habitar entre SEU povo (Êxodo 25: 8). Glória. Lembra o Shekinah de DEUS no Santuário do AT. JESUS é maior que o Santuário. Unigênito. “ÚNICO” (ver João 1: 18; 3:16).

                                “Assim Diz o SENHOR”
                            Eu e  o Pai somos um.
                (João 10: 30/PALAVRA de DEUS)

   Esta fala foi compreendida como uma declaração de igualdade com DEUS.

                                   “Assim Diz o SENHOR”
Antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana...
               (Filipenses 2: 7/PALAVRA de DEUS)

   CRISTO abriu mão da igualdade com o PAI, deixando de lado seus Poderes Divinos durante a encarnação, sem nunca deixar de ser DEUS. Assumindo [...] servo. Referência à posição humilde de CRISTO na terra. Em semelhança de homens. Assumindo a mesma natureza dos seres humanos, com possibilidade de sofrer como homem. Reconhecido. Feito. Figura. Refere-se ao corpo de JESUS, formado na carne e osso (ver também Lucas 24: 39).

                               “Assim Diz o SENHOR”
   Mas acerca do Filho: O teu trono, ó DEUS, é para todo o sempre; e: Cetro de equidade é o cetro do seu reino.
   Tendo, pois, a JESUS, o Filho de DEUS, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão.  Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.


   JESUS é o Grande Líder daqueles que desejam entrar no descanso de DEUS. ELE tem duas qualificações: já entrou no Santuário Celestial, que é o Local de Repouso de DEUS (2 Crônicas 6: 41; Salmos 132: 7-14; Isaías 66: 1), e foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança”, mas não pecou (Hebreus 4: 15; 7: 26-28).
   Um convite para os cristãos se achegarem, “CONFIADAMENTE, junto ao TRONO da GRAÇA” no SANTUÁRIO CELESTIAL. O Salmo 95, a base para o argumento de Hebreus 3-4, é um convite para entrar no descanso de DEUS. Os cristãos podem se aproximar da Presença de DEUS com ousadia e se relacionar pessoalmente com ELE por causa de JESUS. A Segurança cristã se baseia na realidade do que já possuímos em CRISTO (João 3: 36; Efésios 2: 8) e do testemunho interior do ESPÍRITO SANTO (Romanos 8: 16; 1 João 5: 10-13; conferir Romanos 8: 31-39).

                                     AMÉM!!!

              
Imagem de uma caixa de presente, anunciando o nosso Presente+ para você, "Estudos+' (Preceito por Preceito) dos Livros de Daniel e Apocalipse.    "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                      (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).

  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                         https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                  Novo Tempo                                                                                                 

* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 




                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário