Especial - "Por Que Temos a BÍBLIA SAGRADA?"

É DESSE JEITO!!!


Em Oração ao DEUS PAI TODO PODEROSO, peça-O em Nome de SEU CORDEIRO que Tira o pecado do mundo, nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO, pela Condução do SENHOR ESPÍRITO SANTO para mais um Estudo É DESSE JEITO !"
AMÉM !


"Assim Diz o SENHOR"
"E o que Caiu em Boa Terra, estes são os que, Ouvindo a PALAVRA,  a Conservam num coração Honesto e Bom e dão fruto em Perseverança." 
( Lucas 8:15/ PALAVRA DE DEUS) 

Inspiração da BÍBLIA

           Os Seguidores de CRISTO creem que não há outro Livro como a BÍBLIA. Em vez de ser algo que as pessoas desenvolveram, ELA Veio de DEUS. Pedro Explicou esse fato da seguinte maneira: "Homens [Santos] falaram da Parte de DEUS, movidos pelo ESPÍRITO SANTO" (2 Pe 1: 21). E Paulo escreveu: "Toda a ESCRITURA é Inspirada por DEUS" (2 Tm 3: 16/PALAVRA DE DEUS) 


A Inspiraçao


+ igrejas.adventistas.org !

 Divina e humana

            Esses versículos nos transmitem duas ideias Importantes Sobre a BÍBLIA. Uma é que ELA Se Baseia na AUTORIDADE DIVINA. Os Profetas ou Autores da BÍBLIA não falaram usando a própria autoridade, mas somente quando DEUS lhes Dava uma Mensagem e os Ajudava a Escrevê-LA. Portanto, a BÍBLIA se origina em DEUS. É por isso que a Chamamos de PALAVRA de DEUS.
             No entanto, ELA tem também aspecto humano. Ou seja, muito embora a Mensagem das ESCRITURAS seja de DEUS, ELA é expressa em termos e conceitos humanos, e os vários Livros da BÍBLIA Refletem as diferentes personalidades e o contexto histórico, cultural e teológico dos autores.
               Desse modo, devemos reconhecer que a BÍBLIA tem tanto Aspectos Divinos quanto humanos. Por um lado, tal compreensão exclui a ideia de que as ESCRITURAS expressam tão somente ideias humanas. Na realidade, a Mensagem Veio do Próprio DEUS, embora seja expressa em Palavra humanas e por meio de personalidades humanas.
              Por outro lado, o Entendimento da Relação entre o humano e o Divino na Inspiração da BÍBLIA nos ajuda a evitar conceitos que sugerem uma transcrição mecânica da Mensagem Inspirada. Reconhecemos, portanto, que DEUS não ditou as ESCRITURAS Palavra por Palavra. Em vez disso, deu aos Autores Bíblicos uma Mensagem Específica e Liberdade para Expressá-La à própria maneira, ao mesmo tempo em que os Guiou na Escrita, a fim de que SUA Mensagem Fosse Completamente Comunicada, em vez de ideias dos Escritores humanos.
                Esse processo nos ajuda a Compreender por que temos Quatro Evangelhos ou Livros Sobre a Vida de JESUS. Todos os Quatros estavam escrevendo sobre o mesmo JESUS, mas cada um conta a história à sua maneira. O Resultado é que as narrativas de Mateus, Marcos, Lucas e João refletem não só a Vida, os Ensinos e o Ministério de JESUS, mas também a Personalidade, os Interesses e o Contexto Histórico e Teológico de cada autor. Logo, a PALAVRA de DEUS é Expressa por Intermédio de Palavras de seres humanos.

A Unidade da BÍBLIA

                  A Orientação de DEUS em Todo o Processo de Produção da BÍBLIA é percebida com mais facilidade em SUA Unidade Temática. Os Vários Livros foram escritos num período de mais de 1.500 anos por dezenas de autores, os quais usaram estilo literários próprio tanto em prosa quanto em poesia. Eles escreveram em situações históricas e pessoais distintas. Contudo, ao longo de tanto tempo e passando por tanta variedade, a BÍBLIA Transmite a mesma Mensagem de Gênesis a Apocalipse. Há uma Unidade na Mensagem das ESCRITURAS que Testemunha da PESSOA DIVINA Por Trás de SUA Inspiração do Início ao Fim.

 Por que Temos a BÍBLIA?

           Por que, é preciso perguntar, DEUS nos Concedeu a BÍBLIA? A Resposta é Simples. ELE Queria que nós O Conhecêssemos. Embora seja VERDADE que podemos obter uma visão geral do Poder do DEUS CRIADOR ao Observar o mundo natural (Rm 1: 20), essa Visão Geral nos faz desejar um Entendimento bem mais Detalhado e Específico. Dessa forma, para nos Capacitar a Entender quem ELE é e Encontrar Esperança num mundo que parece tão desanimador, DEUS Se Revelou a homens e mulheres nas PALAVRAS da BÍBLIA. Entretanto, ELE Fez ainda mais do que isso. Enviou JESUS CRISTO para nos Ajudar a Entender SUA Revelação, sendo que JESUS é a Expressão Exata da Pessoa de DEUS (Hb 1: 3). Em certo sentido, portanto, JESUS CRISTO é o "Verbo", ou a PALAVRA (Jo 1: 1). Isso transforma a Palavra Escrita na BÍBLIA num Reflexo ou Comentário Sobre JESUS. O AT (Antigo Testamento) Aponta para ELE e o NT (Novo Testamento) Relata SUA Vida e SEU Ministério. JESUS CRISTO é o Centro das ESCRITURAS, de Genesis a Apocalipse. ELE é a PALAVRA, a Revelação do Próprio DEUS Feito homem.

           O Apóstolo Paulo é Bem Claro quanto à Razão de DEUS ter Inspirado as ESCRITURAS. Em Primeiro Lugar, conforme Suas Palavras  dirigidas a Timóteo, as ESCRITURAS "Podem Torna-te Sábio para a SALVAÇÃO pela Fé em CRISTO JESUS" (2 Tm 3: 15). Além disso, "Toda a ESCRITURA é Inspirada por DEUS e Útil para o Ensino, para a Repreensão, para a Correção, para a Educação na Justiça, a fim de que o Homem de DEUS seja Perfeito e Perfeitamente habilitado para toda Boa Obra" (V. 16, 17). Em outras palavras, a BÍBLIA nos Revela o Caminho para a SALVAÇÃO, tanto antes quanto depois de Aceitá-LA. Como Diz o Salmista, "Lâmpada para os meus pés é a TUA PALAVRA e, Luz para os Meus Caminhos" (Sl 119: 105).

          Saber o que é a BÍBLIA, como e por que ELA Foi Escrita nos Ajuda a Compreender o Dom Indescritível que DEUS nos Concedeu. A PALAVRA de DEUS é um Guia Indispensável para Toda a Humanidade, Apresentando um Convite para a Vida Eterna junto ao nosso CRIADOR.

  * Assim Diz o SENHOR
                      "De sorte que a Fé é pelo Ouvir, e o Ouvir pela PALAVRA DE DEUS.
                        Mas digo: Porventura Não ouviram? Sim, por Certo, pois por Toda a Terra saiu o som deles, e as suas Palavras até aos confins do Mundo."
                                            (Romanos 10:17,18/ PALAVRA DE DEUS)




                         
                                


* Feliz Sábado; Fiquem com DEUS e se ELE Permitir durante a semana tem + É DESSE JEITO !






Nenhum comentário:

Postar um comentário