Especial: "Juízo ou SALVAÇÃO?" (Preceito por Preceito) Google+



                                                      É DESSE JEITO !!!
  

       Bom dia e uma Feliz Semana Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é dia do Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" de Capítulo a Capítulo da PALAVRA de DEUS, onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 6 de Gênesis .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 


                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.


                     * E Agora com nossas BÍBLIAS SAGRADAS em mãos e joelhos no chão, Oremos:


                                         PAI AMADO, CRIADOR dos céus, terras e mares e Tudo o que neles existem. Louvado Seja o TEU Nome para Todo sempre, PAI JEOVÁ.
                                          Agradecemos a TI SENHOR DEUS pelo privilégio tão grande que o SENHOR concede a nós, seres tão pequenos, contaminados pelo pecado e rodeados de todas espécies de maldades; de abrirmos a TUA PALAVRA,  para aprendermos de TI, que é o Doador da Vida.
                                          Te pedimos PAI, nesse momento tão Sagrado e Crucial de nossas vidas, onde necessitamos da TUA Destra a nos Guiar, que nos conceda a Presença do TEU ESPÍRITO (Louvado seja TEU Nome SENHOR ESPÍRITO SANTO), para que nos Ilumine corações e mentes em mais esse Estudo, e que ao final tenhamos a certeza de termos Aprendido a TUA VERDADE, e possamos colocá-las em prática em nossas vidas.
                                           Livra-nos SENHOR DEUS de toda à violência que assola esse mundo, e conduza-nos a um Lar de Paz.
                                            É o que TE pedimos Poderoso PAI, sem termos mérito algum a TE oferecer, porém, suplicando-TE pelos Méritos do TEU FILHO UNIGÊNITO, o TEU CORDEIRO que tira o pecado do mundo; nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO (MARAVILHOSO, CONSELHEIRO, DEUS FORTE, PAI da ETERNIDADE e PRÍNCIPE da PAZ), Louvado Seja TEU Nome sempre Amado REI EMANUEL.

                                                                            AMÉM !!!
                                                       


                                                                   É DESSE JEITO !



                                                           
               
   
                                             "Assim Diz o SENHOR"

                                               Gênesis 6 [Estudo 6/ 50]


                                               A Corrupção do gênero humano

                                           6 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, 2 vendo os filhos de DEUS que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. 3 Então, Disse o SENHOR: o MEU ESPÍRITO não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. 4 Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de DEUS possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.
                                           5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; 6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. 7 Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que Criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.
                                           9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com DEUS. 10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.

                                                          DEUS Anuncia o Dilúvio
                                          11 A terra estava corrompida à vista de DEUS e cheia de violência. 12 Viu DEUS a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. 13 Então, Disse DEUS a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia de violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. 14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 15 Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta. 16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. 17 Porque estou a derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego  de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. 18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos. 19 De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. 20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. 21 Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. 22 Assim fez Noé, consoante a tudo o que DEUS lhe ordenara.

                                                             
                                                          É DESSE JEITO ! "Vídeo+"

                                  

                                                                       É DESSE JEITO !
                                                    Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)

                                          6: 1 (Como se foram multiplicando) Cruz+ (Gênesis 1: 28)


                                          6: 2 (Tomaram para si mulheres) Cruz+ (Deuteronômio 7: 3-4)


                                        6: 3 (O MEU ESPÍRITO/ Agirá/ Pois este é carnal) Cruz+ (Gênesis 41: 38;[Gálatas 5: 16-17]; 1 Pedro 3: 19-20/  2 Tessalonicenses 2: 7/ Salmos 78: 39)


                                       6: 4 (Naquele Tempo havia gigantes na terra) Cruz+ (Números 13: 32-33; Lucas 17: 27)


                                       6: 5 (Desígnio do seu coração) Cruz+ (Gênesis 8: 21)


                                      6: 6 (Se Arrependeu o SENHOR de ter feito o homem/ Coração) Cruz+ (1 Samuel 15: 11, 29/ Isaías 63: 10; Marcos 3: 5)


                                      6: 7 (Desaparecer da face da terra) Cruz+ (Gênesis 7: 4, 23)


                                      6: 8 (Noé Achou Graça Diante do SENHOR) Cruz+ ( Gênesis 19: 19)


                                       6: 9 (Noé rea homem Justo e Íntegro/ Andava com DEUS) Cruz+ (2 Pedro 2: 5/ Gênesis 5: 22, 24)


                                      6: 10 (Sem, Cam e Jafé) Cruz+ (Gênesis 5: 32; 7: 13)


                                     6: 11 (À Vista de DEUS/ Cheia de violência) Cruz+ (Romanos 2: 13/ Ezequiel 8: 17)

                                      6: 12 (Viu DEUS/ Todo ser vivente havia corrompido) Cruz+ ( Salmos 14: 2; 53: 2-3/ Salmos 14:1-3)

                                     6: 13 (Dar cabo de toda carne/ eis que/farei perecer) Cruz+ (1 Pedro 4:7/ Gênesis 6: 17/2 Pedro 2: 4-10)

                                   6: 17 (Porque Estou para derramar/ Águas em dilúvio/ Perecerá) Cruz+ (2 Pedro 2: 5/ 2 Pedro 3: 6/ Lucas 16: 22)

                                   6: 18 (Aliança/ Entrarás na Arca) Cruz+ ( Gênesis 8: 20; 9: 17; 17: 7/ Gênesis 7: 1, 7, 13)

                                   6: 19 (Dois de cada espécie) Cruz+ (Gênesis 7: 2, 8-9, 14-16)

                                   6: 20 (Virão a Ti) Cruz+ ( Gênesis 7: 9, 15)

                                  6: 22 (Assim fez Noé/ Consoante a Tudo/ DEUS lhe Ordenara) Cruz+ (Gênesis 7: 5; 12: 4-5/ Gênesis 7: 5, 9, 16/ 1 João 5: 3)


                                                                 É DESSE JEITO !
 
                                          Sistema de Notas de Estudo (NT+)

                                                                    (NT+) de 6: 1-4

                                            Depois de duas genealogias, que representam duas reações humanas diferentes ao domínio divino, a história revela os motivos para a destruição iminente da humanidade. filhos de DEUS é uma provável referência aos descendentes de Sete, justos e tementes a DEUS, ao passo que filhas dos homens deve apontar para as corruptas descendentes de Caim. Em outras passagens da BÍBLIA, os justos são chamados de "filhos de DEUS" (Dt 14: 1; Isaías 43: 6; Ml 2: 10). gigantes. A tradução da ARA segue a versão grega Septuaginta e pode ter sido influenciada pelo relato de Nm 13: 33. O substantivo hebraico traduzido por "gigantes" pode se referir a "os extraordinários" (falando de um tipo de heróis) ou "aqueles que caíram" (ou "caíram sobre").


                                                                    (NT+) de 6: 5-8

                                              Viu o SENHOR. Quando DEUS Vê, ELE Age ( 29: 31; Dt 32: 19; Is 59: 15) como JUIZ ou como SALVADOR. então, se arrependeu o SENHOR [...] lhe pesou no coração. O pesar divino leva ao juízo (1 Sm 15: 11) ou à Salvação (Êx 32: 14; Am 7: 3, 6). Muito embora DEUS não seja instável (Nm 23: 19; 1 Sm 15: 29), sua "mudança de ação" é uma resposta à mudança no coração humano. Farei desaparecer. Outra tradução seria "limparia", como alguém limpa um prato (2 Rs 21: 13; Êx 17: 14). A destruição completa da humanidade está em jogo aqui, incluindo toda criatura viva. Por ser o CRIADOR, DEUS tem o direito de ser Juiz. Há, porém, um raio de luz. Noé achou graça diante dos olhos do SENHOR (comparar com Êx 33: 12, 13, 15, 16; 34: 9; Jr 31: 2).


                                                                 (NT+) de 6: 9, 10

                                               Em uma breve inserção genealógica de sua família, Noé é descrito como justo e íntegro (expressão hebraica usada com frequência para falar dos animais apropriados para o sacrifício; Lv 1: 3, 10) e, de maneira semelhante a Enoque (Gn 5: 24), andava com DEUS continuamente. Os capítulos seguintes revelam uma estrutura simétrica (quiástica), que chama a atenção do leitor para os elementos mais importantes no centro.

   A. O caráter justo de Noé num contexto de violência (6: 9-12).
   B. DEUS instrui Noé a construir uma arca ( 6: 13-22) e o remanescente entra nela (7: 1-10).
   C. Começa o dilúvio (7: 11-16).
    D. Sobem as águas (7: 17-24)
           Centro: DEUS se lembra de Noé (8: 1)
                 D'. As águas retrocedem (8: 1-5).
                  C'. As águas secam (8: 6-14).
                   B'. DEUS instrui Noé a sair da arca (8: 15-19).
                    A' Noé sacrifica a DEUS (8: 20-22).

                                                             (NT+) de 6: 11, 12

                                            DEUS vê a corrupção. O termo é usado para se referir a algo que não serve mais para seu propósito planejado (Is 1: 14; Jr 6: 28; 13: 7). A causa dessa corrupção é a "violência", termo normalmente associado à injustiça social (Is 59: 6; Jr 22: 3; Ez 28: 16; 45: 9) ou à incapacidade de fazer distinção entre o sagrado e o profano (Ez 22: 26; Sf 3: 4). A referência a "toda carne" (Gn 6: 13) e a proporção catastrófica do dilúvio sugerem um desastre universal, não apenas local.


                                                            (NT+) de 6: 13-22

                                            Instruções divinas detalhadas para a construção da arca. O termo "arca" não é a palavra hebraica comum para barco, e só ocorre duas vezes fora da história do dilúvio, ao descrever o cesto que abrigou o bebê Moisés no rio Nilo (Êx 2: 3, 5). A arca era retangular, com três andares e um teto que cobria a estrutura inteira. Tinha por volta de 140 m de comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura, com uma porta lateral. DEUS instruiu Moisés quanto ao tipo de madeira e ao revestimento da arca com betume. Também deu conselhos em relação ao plano de sobrevivência da família de Noé e avisou a respeito da vinda de representantes de todos os animais diante do dilúvio iminente.



                                                           
                                                               É DESSE JEITO !
                              Sistema de Referências Conectadas [N7+]

                                                                   [N7+] de 6: 18 


                                             MINHA Aliança. Esta é a primeira vez que esse termo tão importante é usado nas ESCRITURAS. A Aliança de DEUS com a humanidade é unilateral, ELE toma a iniciativa. Há condições e exigências, mas a graça divina é a base da Aliança, e a humanidade responde por meio da fé e da obediência (Sobre ALIANÇA, ver 9: 8-17; 12: 1-3; 15: 18-20; 17: 1-7; Êx 19: 5-8; 24: 3-8).

             Nota: narrativas de dilúvio. Há narrativas de dilúvio conhecidas em diferentes culturas ao redor do mundo. De interesse especial são os relatos mesopotâmicos de dilúvio, que apresentam semelhança mais próxima à narrativa bíblica. Tanto a epopeia de Gilgamés quanto a de Atrahasis são conhecidas por meio de fontes do segundo milênio e revelam tanto semelhanças quanto diferenças em relação ao texto bíblico. Duas características importantes distinguem o relato bíblico dos demais: (1) DEUS é retratado como o Soberano que move as águas, enquanto nas versões babilônicas os deuses se acovardam de medo diante das águas em ascensão; e (2) na história Bíblica, o dilúvio se deve à maldade humana, ao passo que, nas versões mesopotâmicas, a divindade decide, sem motivo algum, destruir os seres humanos porque o barulho destes estava incomodando os deuses. É provável que o autor de Gênesis conhecesse essas outras histórias e, por isso, escreveu de uma forma que mostrasse o contraste claro entre DEUS e os outros deuses, os quais não tinham princípios nem integridade e usavam a humanidade para benefício próprio. Diferentemente desses deuses, o DEUS da BÍBLIA se preocupa com a raça humana e é seu SALVADOR.

                                         É DESSE JEITO ! "Vídeo+"

             


                           

   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito )