É DESSE JEITO!
Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!
Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o "Capítulo 13" do "EVANGELHO Segundo Mateus". Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":
1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.
2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.
3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.
4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.
5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.
6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito". São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".
7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone(N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.
* E Agora com nossas BÍBLIAS SAGRADAS em mãos e joelhos no chão, Oremos! Em Seguida...
"Assim Diz o SENHOR"
A Parábola do Semeador
13 Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa,
assentou-se à beira-mar; 2
e grandes multidões se reuniram perto dele, de modo que entrou num barco e se
assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. 3 E de muitas coisas lhes falou por parábolas e dizia:
Eis que o semeador saiu a semear. 4 E, ao
semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. 5 Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era
pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. 6 Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha
raiz, secou-se. 7 Outra caiu entre os
espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. 8 Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a
trinta por um. 9 Quem tem ouvidos [para
ouvir], ouça.
A
Explicação da Parábola
10 Então, se aproximaram os discípulos e lhe
perguntaram: Por que lhes falas por parábolas?11 Ao que respondeu: Porque a vós
outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas àqueles não lhes é
isso concedido.12 Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao
que não tem, até o que tem lhe será tirado. 13 Por isso, lhes falo por parábolas; porque, vendo,
não veem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem. 14 De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis com os
ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo
percebereis.
15
Porque o coração deste povo está endurecido, de mau grado ouviram com os
ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com
os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.
16 Bem-aventurados,
porém, os vossos olhos, porque veem; e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17 Pois em verdade vos digo que muitos profetas e
justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não
ouviram.18 Atendei vós, pois, à parábola do semeador. 19 A todos os que ouvem a palavra do reino e não a
compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é
o que foi semeado à beira do caminho. 20
O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo,
com alegria; 21 mas não tem raiz em si
mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a
perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza. 22 O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a
palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a
palavra, e fica infrutífera. 23 Mas o que
foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; este frutifica
e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.
A
Parábola do joio
24 Outra parábola lhes
propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa
semente no seu campo; 25
mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do
trigo e retirou-se. 26 E, quando a erva
cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. 27 Então, vindo os servos do dono da casa, lhe
disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o
joio?28 Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe
perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?29 Não! Replicou ele, para
que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. 30 Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no
tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em
feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.
A
Parábola do grão de mostarda
31 Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino
dos céus é semelhante a um grão de mostarda, que um homem tomou e plantou no
seu campo; 32 o qual é, na verdade, a menor
de todas as sementes, e, crescida, é maior do que as hortaliças, e se faz
árvore, de modo que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos.
A
Parábola do fermento
33 Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus
é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de
farinha, até ficar tudo levedado.
Por que JESUS Falou por Parábolas
34 Todas estas coisas disse Jesus às multidões
por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia; 35 para que se cumprisse o que foi dito por intermédio do profeta:
Abrirei em parábolas a minha boca; publicarei coisas ocultas desde a criação
[do mundo].
A
Explicação da Parábola do joio
36 Então, despedindo as multidões, foi Jesus
para casa. E, chegando-se a ele os seus discípulos, disseram: Explica-nos a
parábola do joio do campo. 37 E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem;
38 o campo é o mundo; a boa semente são os
filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; 39 o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a
consumação do século, e os ceifeiros são os anjos. 40 Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao
fogo, assim será na consumação do século. 41
Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os
escândalos e os que praticam a iniquidade 42
e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. 43 Então, os justos resplandecerão como o sol, no
reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.
A
Parábola do tesouro escondido
44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo
homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o
que tem e compra aquele campo.
A
Parábola da pérola
45 O reino dos céus é também semelhante a um que
negocia e procura boas pérolas; 46 e,
tendo achado uma pérola de grande valor, vende tudo o que possui e a compra.
A
Parábola da rede
47 O reino dos céus é ainda semelhante a uma
rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. 48 E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na
para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos e os ruins deitam
fora. 49 Assim será na consumação do século: sairão os anjos, e separarão os
maus dentre os justos,50 e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e
ranger de dentes.
Coisas
novas e velhas
51 Entendestes todas estas coisas?
Responderam-lhe: Sim!52 Então, lhes disse: Por isso, todo escriba versado no
reino dos céus é semelhante a um pai de família que tira do seu depósito coisas
novas e coisas velhas.
JESUS
Prega em Nazaré. É rejeitados
53 Tendo Jesus proferido estas parábolas,
retirou-se dali. 54 E, chegando à sua
terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam:
Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos?55 Não é este o filho
do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e
Judas?56 Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo
isto?57 E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem
honra, senão na sua terra e na sua casa. 58 E não fez ali muitos milagres, por
causa da incredulidade deles.
É DESSE JEITO! "Áudio+"
13: 1 (assentou-se à
beira-mar) CRUZ+ (Marcos 4: 1-12).
13: 2 (e grandes multidões
se reuniram perto dele.../ entrou num barco e se assentou...) CRUZ+ (Lucas 8:4/Lucas 5: 3).
13: 3 (Eis que o semeador
saiu a semear) CRUZ+ (Lucas 8: 5).
13: 8 (a cem, a sessenta e
a trinta por um) CRUZ+ (Gênesis 26: 12).
13: 9 (Quem tem ouvidos
[para ouvir], ouça) CRUZ+ (Mateus 11: 15).
13: 11 (a vós outros é
dado conhecer os mistérios do reino dos céus...) CRUZ+ (Marcos 4: 10-11).
13: 12 (Pois ao que tem se
lhe dará...) CRUZ+ (Mateus 25: 29).
13: 14 (Ouvireis com os
ouvidos e de nenhum modo entendereis.../de nenhum modo percebereis) CRUZ+
(Isaías 6: 9-10; Ezequiel 12: 2; Marcos 4: 12; Lucas 8: 10; João 12: 40; Atos28: 26-27; Romanos 11: 8; 2 Coríntios 3: 14-15/João 3: 36).
13: 15 (está endurecido.../fecharam
os olhos.../sejam por mim curados) CRUZ+ (Salmos 119: 70; Zacarias 7: 11; 2Timóteo 4: 4; Hebreus 5: 11/Lucas 19: 42/Atos 28: 26-27).
13: 16
(Bem-aventurados...) CRUZ+ (Provérbios 20: 12; Mateus 16: 17; Lucas 10: 23-24;
João 20: 29).
13: 17 (que muitos
profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram...) CRUZ+ (João 8: 5;
Hebreus 11: 13; 1 Pedro 1: 10-11).
13: 18 (Atendei vós, pois,
à parábola do semeador) CRUZ+ (Marcos 4: 13-20; Lucas 8: 11-15).
13: 19 (do reino e não a compreendem...)
CRUZ+ (Mateus 4: 23).
13: 20 (a recebe logo, com
alegria) CRUZ+ (Isaías 58: 2; Ezequiel 33: 31-32; João 5: 35).
13: 21 (a angústia ou a
perseguição por causa da Palavra/se escandaliza) CRUZ+ (Atos 14: 22/Mateus 11:6; 2 Timóteo 1: 15).
13: 22 (O que foi
semeado/entre os espinhos...) CRUZ+ (Mateus 19: 23; Marcos 10: 23; Lucas 18:24; 1 Timóteo 6: 9; 2 Timóteo 4: 10/Jeremias 4: 3).
13: 23 (este frutifica e
produz a cem, a sessenta e a trinta por um) CRUZ+ (João 15: 5; Filipenses 1:11; Colossenses 1: 6).
13: 30 (o trigo,
recolhei-o no meu celeiro) CRUZ+ (Mateus 3: 12).
13: 31 (O reino dos céus é
semelhante a um grão de mostarda...) CRUZ+ (Isaías 2: 2-3; Miquéias 4: 1;
Marcos 4: 30; Lucas 13: 18-19).
13: 32 (árvore, de modo
que as aves do céu vêm aninhar-se nos seus ramos) CRUZ+ (Salmos 104: 12;
Ezequiel 17: 22-24; 31: 3-9; Daniel 4: 12).
13: 33 (Disse-lhes outra
parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento.../ficar tudo levedado)
CRUZ+ (Lucas 13: 20-21/1 Coríntios 5: 6; Gálatas 5: 9).
13: 34 (Todas estas coisas
disse JESUS às multidões por parábolas e sem parábolas nada lhes dizia) CRUZ+
(Marcos 4: 33-34; João 10: 6; 16: 25).
13: 35 (Abrirei em
parábolas a minha boca/publicarei coisas ocultas desde a criação do mundo)
CRUZ+ (Salmos 78: 2/Romanos 16: 25-26; 1 Coríntios 2: 7; Efésios 3: 9;
Colossenses 1: 26).
13: 38 (O campo é o mundo;
a boa semente são os filhos do reino.../os filhos do maligno) CRUZ+ (Mateus 24:14; 28: 19; Marcos 16: 15; Lucas 24: 47; Romanos 10: 18; Colossenses 1: 6/Gênesis3: 15; João 8: 44; Atos 13: 10).
13: 39 (a ceifa é a
consumação do século, e os ceifeiros são os anjos) CRUZ+ (Joel 3: 13;
Apocalipse 14: 15).
13: 41 (que ajuntarão do
seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade) CRUZ+ (Mateus 18:7; 2 Pedro 2: 1-2).
13: 42 (e os lançarão na
fornalha acesa/ali haverá choro e ranger de dentes) CRUZ+ (Mateus 3: 12;
Apocalipse 19: 20; 20: 10/Mateus 8: 12; 13: 50).
13: 43 (Então, os justos
resplandecerão como o sol.../Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça) CRUZ+ (Daniel12: 3; 1 Coríntios 15: 42-43, 58/Mateus 13: 9).
13: 44 (vende tudo o que
tem e/compra aquele campo) CRUZ+ (Filipenses 3: 7-8/Isaías 55: 1; Apocalipse 3:18).
13: 46 (uma pérola de
grande valor...) CRUZ+ (Provérbios 2: 4; 3: 14-15; 8: 10-19).
13: 47 (recolhe peixes de
toda espécie) CRUZ+ (Mateus 22: 9-10).
13: 49 (separarão os maus
dentre os justos) CRUZ+ (Mateus 25: 32).
13: 52 (coisas novas e
coisas velhas) CRUZ+ (Cântico 7: 13).
13: 54 (chegando à sua
terra, ensinava-os na sinagoga...) CRUZ+ (Salmos 22: 22; Mateus 2: 23; Marcos6: 1; Lucas 4: 16; João 7: 15).
13: 55 (Não é este o filho
do carpinteiro?.../seus irmãos/Tiago, José, Simão e Judas?) CRUZ+ (Isaías 49:7; Marcos 6: 3; Lucas 3: 23; João 6: 42/Mateus 12: 46/Marcos 15: 40).
13: 57 (escandalizavam-se
nele.../Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa) CRUZ+
(Mateus 11: 6; Marcos 6: 3-4/Lucas 4: 24; João 4: 44).
13: 58 (não fez ali muitos
milagres, por causa da incredulidade deles) CRUZ+ (Marcos 6: 5-6; João 5: 44,46-47).
"NT+ de 13: 3"
“Parábola.” O uso de Parábolas era comum no tempo de JESUS, sobretudo, pelos rabinos. A Parábola Bíblica geralmente é definida como “uma história terrena com significado celestial”. As Parábolas também podem ser metáforas curtas ou longas ou ainda comparações usadas para ilustrar um ensino. Não são dadas para receber interpretação literal. As Parábolas de CRISTO diferiam das proferidas pelos rabinos em vários aspectos. Os rabinos usavam parábolas enigmáticas com o fim de provar pontos teológicos da lei mosaica. JESUS usava acontecimentos do dia a dia e objetos comuns como base. Suas Parábolas eram mais vívidas e continham elementos de choque e surpresa, como uma frase de efeito no final.
"NT+ de 13: 24-30"
Esta Parábola só
ocorre em Mateus. Ilustra o caráter misto daqueles que pertencem à Igreja.
CRISTO deixa uma advertência explícita de que seus discípulos não deveriam
antecipar o julgamento e excluir pessoas consideradas pecadoras. A Parábola
rejeita e rigidez dos fariseus e dos essênios, que separavam com toda clareza
os justos dos injustos em suas comunidades.
“Joio.” Erva venenosa que, quando pequena, é difícil de diferenciar do trigo, mas que se torna bem distinta quando madura.
"NT+ de 13: 31, 32"
“Grão de mostarda.” Em sua forma cultivada, a semente de mostarda devia ser a menor usada pelos agricultores ouvintes de JESUS. Sob condições adequadas, crescia até três metros, um desenvolvimento significativo para um arbusto originário de uma semente tão pequena. A ideia transmitida por JESUS é de que o Reino, embora tenha um início modesto, chegará a um fim Glorioso e produzirá grandes resultados, causando um impacto notável no mundo.
"NT+ de 13: 33"
“Fermento.” Em
outras passagens, o fermento é usado como símbolo para representar pecado e
impureza (Mateus 16: 5-12; Êxodo 12: 15-20; 23: 18; 34: 25; Levítico 2: 11; 6:17; 1 Coríntios 5: 6-8; Gálatas 5: 9). Neste caso, JESUS o usa num sentido
positivo, para simbolizar crescimento (ver também Levítico 7: 13, 14; 23: 17).
O fungo da levedura, embora pequeno, aparentemente insignificante e dormente,
exerce um efeito poderoso quando usado para fazer pão.
“Três medidas.” Cerca de 39l. As três medidas de farinha eram a maior quantidade de massa que uma mulher conseguia sovar de uma vez. Essa quantidade era suficiente para alimentar cerca de 100 pessoas. Assim como na Parábola do grão de mostarda, o reino representado pelo fermento cresceria grandemente, embora pequeno a princípio e quase invisível.
"NT+ de 13: 44-46"
As Parábolas do tesouro oculto e da pérola de grande valor transmitem a ideia de que o Reino é tão valioso que o indivíduo deve estar preparado para fazer o que for necessário para conquista-lo. Com isso, entretanto, JESUS não ensina que a graça pode ser comprada ou merecida.
"NT+ de 13: 47-50"
A Parábola da Rede transmite a mesma lição que a do trigo e do joio (v. 24-30). Ambas ocorrem apenas em Mateus e ensinam o caráter misto da Igreja, enfatizando que é o SENHOR quem fará separação entre justos e injustos no fim do tempo. Não devemos nem podemos determinar quem será salvo.
“N7+” de
13: 42
“Ranger de dentes.” Esta expressão ocorre várias vezes em Mateus e em Lucas. Trata-se de uma metáfora para o castigo dos ímpios e ilustra a tragédia de ser lançado nas trevas ou no fogo (Sobre o INFERNO e o castigo dos ímpios, ver 10: 28; 25: 41, 46)
EVANGELHOS - "Segundo Mateus" (Introdução+)
EVANGELHOS - "A Genealogia de JESUS CRISTO" (Mateus 01/28)
EVANGELHOS - "Os Magos visitam JESUS" (Mateus 02/28)
EVANGELHOS - "O Batismo de JESUS CRISTO" (Mateus 03/28)
EVANGELHOS - "A Tentação de JESUS" (Mateus 04/28)
EVANGELHOS - "O Sermão do Monte" (Mateus 05/28)
EVANGELHOS - "PAI Nosso" (Mateus 06/28)
EVANGELHOS - "A Regra Áurea" (Mateus 07/28)
EVANGELHOS - "A Cura" (Mateus 08/28)
EVANGELHOS - "Levanta-te" (Mateus 09/28)
EVANGELHOS - "A Escolha dos Doze Apóstolos" (Mateus 10/28)
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)
* O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).