O Livro de Daniel: "Impérios" (Estudo 02/12)






                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em algum título: NT+ ou N7+, vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.


É DESSE JEITO!
       
                                               "Assim Diz o SENHOR"

                                                * Daniel (Estudo 2/ 12)   
                                No segundo ano do reinado de Nabucodonosor, teve este um sonho, o seu espírito se perturbou, e passou-se-lhe o sono. 2 Então, o rei mandou chamar os magos, os encantadores, os feiticeiros, e os caldeus, para que declarassem ao rei quais lhe foram os sonhos; eles vieram e se apresentaram diante do rei.3 Disse-lhes o rei: Tive um sonho, e para sabê-lo está perturbado o meu espírito.4 Os caldeus disseram ao rei em aramaico: Ó rei, vive eternamente! Dize o sonho a teus servos, e daremos a interpretação.5 Respondeu o rei e disse aos caldeus:Uma coisa é certa: se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas monturo;6 mas, se me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim dádivas, prêmios e grandes honras; portanto, declarei-me o sonho e a sua interpretação.7 Responderam segunda vez e disseram: Diga o rei o sonho a seus servos, e lhe daremos a interpretação.8 Tornou o rei e disse: Bem percebo que quereis ganhar tempo, porque vedes que o que eu disse está resolvido,9 isto é: se não me fazeis saber o sonho, uma só sentença será a vossa; pois combinastes palavras mentirosas e perversas para as proferirdes na minha presença, até que se mude a situação; portanto, dizei-me o sonho, e saberei que me podeis dar-lhe a interpretação.10 Responderam os caldeus na presença do rei e disseram: Não há mortal sobre a terra que possa revelar o que o rei exige; pois jamais houve rei, por grande e poderoso que tivesse sido, que exigisse semelhante coisa de algum mago, encantador ou caldeu.11 A coisa que o rei exige é difícil, e ninguém há que possa revelar diante do rei, senão os deuses, e estes não moram com os homens.
                               12 Então, o rei muito se irou e enfureceu; e ordenou que matassem a todos os sábios da Babilônia.13 Saiu o decreto, segundo o qual deviam ser mortos os sábios; e buscaram a Daniel e aos seus companheiros, para que fossem mortos.14 Então, Daniel falou, avisada e prudentemente, a Arioque, chefe da guarda do rei, que tinha saído para matar os sábios da Babilônia.15 E disse a Arioque, encarregado do rei: Por que é tão severo o mandado do rei? Então, Arioque explicou o caso a Daniel.16 Foi Daniel ter com o rei e lhe pediu designasse o tempo, e ele revelaria ao rei a interpretação.
                               17 Então, Daniel foi para casa e fez saber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seus companheiros,18 para que pedissem misericórdia ao DEUS do céu sobre este mistério, a fim de que Daniel e seus companheiros não perecessem com o resto dos sábios da Babilônia.19 Então, foi revelado o mistério a Daniel numa visão de noite; Daniel bendisse o DEUS do céu.20 Disse Daniel: Seja bendito o nome de DEUS, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder;21 é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.22 Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.23 A ti, ó DEUS de meus pais, eu te rendo graças e te louvo, porque me deste sabedoria e poder; e, agora, me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este caso do rei.
                              24 Por isso, Daniel foi ter com Arioque, ao qual o rei tinha constituído para exterminar os sábios da Babilônia; entrou e lhe disse: Não mates os sábios da Babilônia; introduze-me na presença do rei, e revelarei ao rei a interpretação.25 Então, Arioque depressa introduziu Daniel na presença do rei e lhe disse: Achei um dentre os filhos cativos de Judá, o qual revelará ao rei a interpretação.26 Respondeu o rei e disse a Daniel,cujo o nome era Beltessazar: Podes tu fazer-me saber o que vi no sonho e a sua interpretação?27 Respondeu Daniel na presença do rei e disse: O mistério que o rei exige, nem encantadores, nem magos nem astrólogos o podem revelar ao rei; 28 mas há um DEUS no céu, o qual revela os mistérios, pois fez saber ao rei Nabucodonosor o que há de ser nos últimos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça, quando estavas no teu leito, são estas:29 Estando tu, ó rei, no teu leito, surgiram-te pensamentos a respeito do que há de ser depois disto. Aquele, pois, que revela mistérios te revelou o que há de ser.30 E a mim me foi revelado este mistério, não porque haja em mim mais sabedoria do que em todos os viventes, mas para que a interpretação se fizesse saber ao rei, e para que entendesses as cogitações da tua mente.
                               31 Tu, ó rei, estavas vendo, e eis aqui uma grande estátua; esta, que era imensa e de extraordinário esplendor, estava em pé diante de ti; e a sua aparência era terrível.32 A cabeça era de fino ouro, o peito e os braços, de prata, o ventre e os quadris, de bronze;33 as pernas, de ferro, em parte, de barro.34 Quando estavas olhando, uma pedra foi cortada sem auxílio de mãos, feriu a estátua nos pés de ferro e de barro e os esmiuçou.35 Então, foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a palha das eiras no estio, e o vento os levou, e deles não se viram mais vestígios. Mas a pedra que feriu a estátua se tornou em grande montanha, que encheu toda a terra.
                                36 Este é o sonho; e também a sua interpretação diremos ao rei.37 Tu, ó rei, rei de reis, a quem o DEUS do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória;38 a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro.39 Depois de ti, se levantará outro reino, inferior ao teu; e um terceiro reino, de bronze, o qual terá domínio sobre toda a terra.40 O quarto reino será forte como ferro; pois o ferro a tudo quebra e esmiúça; como o ferro quebra todas as coisas, assim ele fará em pedaços e esmiuçará.41 Quanto ao que viste dos pés e dos artelhos, em parte, de barro de oleiro e, em parte, de ferro, será esse um reino dividido; contudo, haverá nele alguma coisa da firmeza do ferro, pois que viste o ferro misturado com barro de lodo.42 Como os artelhos dos pés eram, em parte, de ferro e, em parte, de barro, assim, por uma parte, o reino será forte e, por outra, será frágil.43 Quanto ao que viste do ferro misturado com barro de lodo, misturar-se-ão mediante casamento, mas não se ligarão um ao outro, assim como o ferro não se mistura com o barro.44 Mas, nos dias destes reis, o DEUS do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, mas ele mesmo subsistirá para sempre,45 como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande DEUS fez saber ao rei o que há de ser futuramente. Certo é o sonho, e fiel, a sua interpretação.
                                   46 Então, o rei Nabucodonosor se inclinou, e se prostrou rosto em terra perante Daniel, e ordenou que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes.47 Disse o rei a Daniel: Certamente, o vosso DEUS é o DEUS dos deuses, e o SENHOR dos reis, e o revelador de mistérios, pois pudeste revelar este mistério.48 Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia.49 A pedido de Daniel, constituiu o rei a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sobre os negócios da província da Babilônia; Daniel, porém, permaneceu na corte do rei.

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                                                             É DESSE JEITO!
                                         "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"

                        2: 1 (o seu espírito se perturbou/ passou-se-lhe o sono)) Cruz+ (Gênesis 40: 5-8; 41: 1/ Ester 6: 1).

                       2: 2 (Então, o rei mandou chamar os magos, ...) Cruz+ ( Êxodo 7: 11).

                       2: 4 (ó rei, vive eternamente!) Cruz+ (1 Reis 1: 31; Daniel 3: 9; 5: 10; 6: 6, 21).

                       2: 5 (despedaçados, e suas casa serão feitas monturo) Cruz+ (2 Reis 10: 27; Esdras 6: 11; Daniel 3: 29).

                        2: 6 (mas, se me declarardes o sonho e a sua interpretação, ...) Cruz+ (Daniel 5: 16).

                        2: 11 (senão os deuses, ...) Cruz+ (Gênesis 41: 39; Dn 5: 11).

                        2: 13 (Daniel e aos seus companheiros) Cruz+ (Daniel 1: 19-20).

                        2: 18 (para que pedissem misericórdia ao DEUS do céu sobre este mistério, ...) Cruz+ (Daniel 9: 9; Mt 18: 19).

                        2: 19 (numa visão de noite) Cruz+ (Números 12: 6; Jó 33: 15; Provérbios 3: 32; Amós 3: 7).
                       
                        2: 20 (Seja Bendito o Nome de DEUS, .../ porque DELE é a sabedoria e o poder) Cruz+ (Salmos 113: 2/ 1 Crônicas 29: 11-12; Jó 12: 13; Salmos 147: 5; Jeremias 32: 19; Mateus 6: 13; Romanos 11; 33).

                        2: 21 (o tempo e as estações/ remove reis e estabelece reis/ ELE dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes) Cruz+ (Salmos 31: 15; Ester 1: 13; Daniel 2: 9; 7: 25/ Jó 12: 18; Salmos 75: 6-7; Jeremias 27: 5; Daniel 4: 35/ 1 Reis 3: 9-10; 4: 29; Tiago 1: 5).

                        2: 22 ( ELE revela o profundo e o escondido/ Conhece o que está em trevas/ Com ELE mora a Luz) Cruz+ (Jó 12: 22; Salmos 25: 14/ Jó 26: 6; Salmos 139: 12/ Salmos 136: 9).

                        2: 23 (pedimos ...) Cruz+ (Salmos 21: 2, 4; Daniel 2: 18, 29-30).

                         2: 28 (mas há um DEUS no céu, o qual revela .../ o que há de ser nos últimos dias) Cruz + Gênesis 40: 8; Amós 4: 13/ Gênesis 49: 1; Isaías 2: 2; Daniel 10: 14; Miquéias 4: 1).

                         2: 29 (Aquele, pois, que revela mistérios, ...) Cruz+ (Daniel 2: 22, 28).

                         2: 30 (E a mim me foi revelado este mistério/, .../ e para que entendesses as ...) Cruz+ (Atos 3: 12/ Daniel 2: 47).

                         2: 32 (A cabeça era de fino ouro, ...) Cruz+ ( Daniel 2: 38, 45).

                         2: 34 (sem auxílio de mãos) Cruz+ (Zacarias 4: 6).

                         2: 35 (Então, foi juntamente esmiuçado o .../ como a palha das .../ e deles não se viram mais vestígios/ tornou em grande montanha/ que encheu toda a terra) Cruz+ (Apocalipse 16: 14/ Oséias 13: 3/ Salmos 37: 10, 36/Isaías 2: 2-3/ Salmos 80: 9).

                         2: 37 (Tu, ó rei, rei de reis/ a quem o DEUS do céu conferiu ...) Cruz+ (Jeremias 27 6-7/ Esdras 1: 2).

                          2: 38 (onde quer que eles habitem, e .../ tu és a cabeça de ouro) Cruz+ (Daniel  4: 21-22/ Daniel 2: 32).

                          2: 39 (outro reino/ inferior ao teu, ...) Cruz+ (Daniel 5: 28, 31/ Daniel 2: 32).

                          2: 40 (o quarto reino será forte como o ferro) Cruz+ (Daniel 7: 7, 23).

                          2: 42 (assim, por uma parte, será forte e, por outra , será frágil) Cruz+ (Daniel 7: 24).

                         2: 44 ( o DEUS do céu suscitará um Reino/ que não será jamais destruído/ esmiuçará e consumirá todos estes reinos, ...) Cruz+ (Daniel 2: 28, 37/ Lucas 1: 32-33/ Isaías 60:12).

                      2: 45 ( Como viste que do monte foi cortada uma pedra, ...) Cruz+ (Daniel 2: 35).

                      2: 46 (Então, o rei Nabucodonosor se inclinou, .../e suaves perfumes) Cruz+ (Atos 10: 25; 14:13/ Esdras 6:10).

                     2: 47 (vosso DEUS é o DEUS/ deuses) Cruz+ (Daniel 3: 28-29; 4: 34-37/ Deuteronômio 10: 17).

                     2: 48 (Então, o rei engrandeceu a Daniel/ e lhe deu muitos e grandes presentes/ Chefe Supremo de todos os Sábios.../) Cruz+ (Provérbios 14: 35; 21: 1/ Daniel 2: 6/ Daniel 4: 9; 5: 11).

                   2: 49 (Constituiu o rei a Sadraque, Mesaque e Abede-Nego sobre .../ permaneceu na corte do rei) Cruz+ ( Daniel 1: 7; 3:12/ Ester 2: 19, 21; 3: 2).

                         

                                                              É DESSE JEITO!
                                   "Sistema de Nota+ de Estudo {NT+}"

                                                                     "{NT+} de 2: 1"

                                 2: 1 segundo ano do reinado de Nabucodonosor. Isto pode ter acontecido depois de Daniel e seus amigos terminarem os três anos de instrução (1: 5, 18). Esta teria começado antes do primeiro ano oficial do reinado de Nabucodonosor, na primavera de 604 a.C.

                                                                   "{NT+} de 2: 4"

                                2: 4 Neste ponto, a língua original muda do hebraico para o aramaico.

                                                                   "{NT+} de 2: 28"

                                 2: 28 o que há de ser nos últimos dias. Comparar com Nm 24: 14; Ez 38: 16. O sonho de Nabucodonosor avança até o momento em que o Próprio DEUS estabelecerá seu reino na terra (Dn 2: 37-44).

                                                                  "{NT+} de 2: 31"

                                 2: 31 uma grande estátua. Imagem apropriada para representar uma sucessão de governos humanos temporários.

                                                                    "{NT+} de 2: 38"

                                2: 38 tu és a cabeça de ouro. O fato de Daniel haver identificado o primeiro segmento da imagem como o reino neobabilônico de Nabucodonosor (605-539 a.C) nos proporciona um ponto de partida na história para identificar os reinos seguintes (Comparar com 8: 20, 21).

                                                     
                                                                      "{NT+} de 2: 39"

                                  2: 39 Depois de ti, se levantará outro reino. Um reino sucedeu o que foi representado pela cabeça de ouro, a qual incluía Nabucodonosor (605-562 a.C) e vários outros governantes neobabilônicos de menor importância histórica depois dele (562-539 a.C). inferior ao teu. Esta inferioridade representada pelo valor decrescente dos metais, não poderia se referir à extensão geográfica, ao poder militar (observe a dureza crescente dos materiais; comparar com v. 40; 7: 7) nem à riqueza geral, que aumentou de um império para outro. Contudo, pode ser uma alusão à glória da capital (Babilônia teve beleza lendária), à cultura e, sobretudo, ao valor moral, pois os governantes humanos se tornaram cada vez mais corruptos, arrogantes e rebeldes contra DEUS. um terceiro reino, de bronze. Alexandre, o grande (336-323 a.C), conquistou a Medo-Pérsia e inaugurou o império grego/macedônico (330-30 a.C; ver 8: 20-22). o qual terá domínio sobre toda a terra. O império de Alexandre se destacou por sua vasta extensão. No entanto, a expressão "toda a terra" não se refere literalmente à totalidade do planeta. Nem significa "o mundo conhecido na época". Tanto este quanto os outros impérios tinham fronteiras, e as pessoas que faziam parte dele conheciam os outros povos, com quem guerreavam ou faziam negócios. Havia grandes impérios em outros lugares, como o império chinês, rival do império romano em extensão e poder.Todavia, os impérios mencionados em Dn 2 são aqueles que controlavam a terra de Israel.

                                                                  "{NT+} de 2: 40"

                                     2: 40 O quarto reino será forte como o ferro. Entre 168 e 30 a.C., Roma conquistou os reinos gregos nos quais o império de Alexandre se dividira (Comparar com 8: 8, 22). Roma foi o reino mais forte e o que durou mais tempo dentre os representados pela imagem de Daniel.

                                                                  "{NT+} de 2: 41"

                                     2: 41 será esse um reino dividido. O imperador romano Constantino dividiu o império nas partes ocidental e oriental (326 d.C). A parte ocidental foi dominada pelos povos bárbaros e se dividiu em vários países europeus, que têm força variada. A parte oriental do império romano continuou como o império bizantino, conquistado pelos muçulmanos em 1453 d.C.

                                                                 "{NT+} de 2: 43"

                                    2: 43 não se ligarão um ao outro. Os países remanescentes do império romano nunca se uniram com sucesso, a despeito de grandes esforços ao longo dos séculos, por meio de guerras e casamentos políticos.

                                                                  "{NT+} de 2: 44"

                                    2: 44 nos dias destes reis, o DEUS do céu. Em algum momento durante o período atual de poderes divididos, DEUS intervirá repentinamente (como representa a pedra que esmiúça a estátua; v. 34, 35, 45) e estabelecerá seu Reino Eterno. O NT identifica a Segunda Vinda de CRISTO como a causa desse fim súbito e repentino da civilização humana como a conhecemos (Mt 24: 23-51; Ap 19: 11-21).

                                                                   "{NT+} de 2: 46"

                                     2: 46 que lhe fizessem oferta de manjares e suaves perfumes. Parece que Daniel foi tratado pelo rei como se fosse divino (comparar com At 14: 11-18), embora o monarca tenha enaltecido o DEUS do jovem hebreu (Dn 2: 47). Sem dúvida, Daniel orientou Nabucodonosor a Adorar ao SENHOR (comparar com v. 28-30, 45).
                       

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                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 2/ 12 )





                                         

O Livro de Daniel: "Capítulo 1" (Estudo 01/12)







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                                               "Assim Diz o SENHOR"

                                                          * Daniel (Estudo 1/12)


                                      * A Educação de Daniel e de Seus Companheiros

                              1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.2 O SENHOR lhe entregou nas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e alguns dos utensílios da Casa de DEUS; a estes, levou-os para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e os pôs na casa do tesouro do seu deus.3 Disse o rei a Aspenaz, chefe dos eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, 4 jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus.5 Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei.6 Entre eles, se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.7 O chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar; a Hananias, o de Sadraque; a Misael, o de Mesaque; e a Azarias, o de Abede-Nego.
                             8 Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.9 Ora, DEUS concedeu a Daniel Misericórdia e Compreensão da parte do chefe dos eunucos.10 Disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que, pois, veria ele o vosso rosto mais abatido do que o dos outros jovens da vossa idade? Assim, poríeis em perigo a minha cabeça para com o rei.11 Então, disse Daniel ao cozinheiro-chefe, a quem o chefe dos eunucos havia encarregado de cuidar de Daniel, Hananias, Misael e Azarias:12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias; e que se nos deem legumes a comer e água a beber.13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a dos jovens que comem das finas iguarias do rei; e, segundo vires, age com os teus servos.14 Ele atendeu e os experimentou dez dias.15 No fim dos dez dias, a sua aparência era melhor; estavam eles mais robustos do que todos os jovens que comiam das finas iguarias do rei.16 Com isto, o cozinheiro-chefe tirou deles as finas iguarias e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.
                               17 Ora, a estes quatro jovens DEUS deu o conhecimento e a inteligência em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as visões e sonhos.18 Vencido o tempo determinado pelo rei para que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe à presença de Nabucodonosor.19 Então, o rei falou com eles; e, entre todos, não foram achados outros como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, passaram a assistir diante do rei. 20 Em toda matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.21 Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro.

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                                              "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"

                               1: 1 (Jeoaquim) Cruz+ (2 Reis 24: 1-2).


                               1: 2 (Alguns dos utensílios da Casa de DEUS/ levou-os para a terra de Sinar/ e os pôs na casa do tesouro do seu deus) Cruz+ (Jeremias 27: 19-20/ Zacarias 5: 11/ 2 Crônicas 36: 7).


                               1: 3 (alguns dos filhos de Israel) Cruz+ ( Isaías 39: 7).


                               1: 4 ( sem nenhum defeito/ e lhes ensinassem a cultura e a língua dos caldeus) Cruz+ (Levíticos 24: 19-20/ Atos 7: 22).


                               1: 5 (assistiriam diante do rei) Cruz+ (Daniel 1: 19).


                               1: 7 (o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes/ a Daniel ...) Cruz+ (2 Reis 24: 17/ Daniel 2: 26; 4: 8; 5: 12).


                              1: 8 (com as finas iguarias do rei ...) Cruz+ (Oséias 9: 3).


                              1: 9 (DEUS concedeu ...) Cruz+ (Gênesis 39: 21).


                              1: 17 (DEUS deu/ Conhecimento e a Inteligência/ Inteligência de Todas as visões e sonhos) Cruz+ (Tiago 1: 5-7/ Atos 7: 22/ 2 Crônicas 26: 5).


                             1: 19 (Passaram a assistir diante do rei) Cruz+ (Gênesis 41: 46).


                              1: 20 (Em toda matéria de Sabedoria e de Inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas ...) Cruz+ (1 Reis 10: 1).

                              1: 21 (Daniel continuou até ao primeiro ano do rei Ciro) Cruz+ ( Daniel 6: 28; 10: 1).

                                                                   É DESSE JEITO !
                                                  "Sistema de  Nota+ de Estudo {NT+}"

                                                             "{NT+} de 1: 1-6: 28"

                                    Interação entre Daniel e seus amigos. Por meio delas, DEUS demonstra para monarcas orgulhosos que ELE Governa o mundo e Livra SEU povo.

                                                             "{NT+} de 1: 1"

                                    1: 1 ano terceiro do reinado de Jeoaquim. 605 a.C. Nabucodonosor, rei da Babilônia. O pai de Nabucodonosor, Nabopolassar, morreu em julho ou no início ou no de agosto de 605 a.C. Portanto Daniel provavelmente foi levado cativo quando Nabucodonosor ainda era príncipe regente. Seu primeiro ano oficial de reinado começou na primavera de 604 a.C., no quarto ano de Jeoaquim (comparar com Jr 25: 1; acerca dos acontecimentos desta época, ver 2 Rs 23: 36-24: 6; 2 Cr 36: 5-8).

                                                               "{NT+} de 1: 2"

                                   1: 2 alguns dos utensílios da Casa de DEUS. O templo permaneceu de pé até 586 a.C. Entretanto, Nabucodonosor tomou alguns itens de valor e os depositou nos tesouros de sua divindade. Este fato introduz o conflito entre o Verdadeiro DEUS do Céu e o poder humano.

                                                               "{NT+} de 1: 7"

                                   1: 7 lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel, o de Beltessazar. Nabucodonosor tinha a intenção de assimilar os jovens à sua cultura, dando-lhes uma identidade babilônica.

                                                               "{NT+} de 1: 8"

                                   1: 8 não contaminar-se. Daniel havia se decidido a permanecer Leal ao SENHOR. Por isso, não podia se misturar à cultura babilônica naquilo que conflitasse com a Santidade ao SENHOR. Um exemplo disso era a recusa em comer carne de espécies animais consideradas "imundas" (Lv 11; Dt 14; comparar com Gn 7: 2, 8, 9). É provável que houvesse outros problemas com a alimentação babilônica: possivelmente os animais fossem abatidos sem o sangue ser drenado de maneira apropriada (Gn 9: 4; Lv 17: 10-12; comparar com At 15: 20, 29) e, além disso, as comidas e bebidas podiam ser oferecidas a ídolos (comparar com Nm 25: 2; At 15: 20, 29).

                                                                "{NT+} de 1: 12"

                                  1: 12 legumes [...] água. A alimentação vegetariana evitaria todos os problemas religiosos (ver nota sobre V. 8). Também seria perceptivelmente mais saudável. Por isso, Daniel e seus amigos receberam permissão para dar continuidade a seu programa alimentar (V. 15).

                                                                  "{NT+} de 1: 17"

                                  1: 17 a Daniel deu inteligência de todos as visões e sonhos. Daniel foi recompensado por sua fidelidade a um estilo de vida santo, recebendo acesso Especial ao Conhecimento que vem de DEUS.

                                                                  "{NT+} de 1: 20" 

                                  1: 20 dez vezes mais. Expressão que significa "muito melhor". do que todos os magos e encantadores. Daniel e seus amigos foram educados para ser conselheiros reais sábios e eruditos, junto de vários tipos de especialistas no uso de forças sobrenaturais, as quais, segundo se acreditava, afetavam os seres humanos.

                                                                   
                                                     É DESSE JEITO ! "Presente+"                                                                  


   #NovoTempo              

                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 2/ 12 )




                            

O Livro de Daniel: "Para Nossa Geração" (Introdução+)






* Bizu É DESSE JEITO !   +Bíblia Fácil



Preceito por Preceito (Livro de Daniel)
   
                                      [É DESSE JEITO! Introdução+]      

                                                                     * Autor


                              O Nome Daniel significa "DEUS é meu Juiz". Esse é também um Tema Importante do Livro. Ainda jovem, ele foi levado cativo para a Babilônia em 605 a.C., quando este reino dominou a nação de Judá. Leais a DEUS, Daniel e seus amigos judeus foram abençoados com Sabedoria Especial para que ocupassem posições elevadas no governo babilônico. Ele continuou a ser um grande administrador no início do domínio medo-persa, depois da conquista de Babilônia em 539 a.C.

                           
                             Diversas vezes, Daniel refere-se a si mesmo na primeira pessoa. Isso indica que ele registrou as próprias experiências (7: 15; 8: 15, 27; 9: 2; 10: 2, 7; 12: 5). É provável que tenha terminado a obra na década de 530 a.C., durante o reinado de Ciro (Comparar com 1: 21; 10: 1; ver mas detalhes a seguir no tópico "Data"). JESUS se Refere a Daniel como o Autor do Livro (Mateus 24: 15, em referência a Daniel 9: 27; comparar com 11: 31; 12: 11).

                                          * Conteúdo, Temas e Estrutura Literária


                              O SENHOR usou Daniel, seus amigos e os milagres a eles associados para impressionar vários reis com o fato de que ele sempre está no controle, e os soberanos lhe devem prestar contas. Um Tema Central do Livro é a Soberania Divina sobre as nações, mesmo quando seu povo é oprimido. Por fim, ELE sempre livra aqueles que lhe são leais. Este Tema é Apresentado de modo muito claro em 2: 20-23 e enfatizado nos capítulos 4 e 5 por meio da repetição do seguinte conceito: "O ALTÍSSIMO tem o Domínio sobre o reino dos homens" (4: 17; comparar com os V. 25, 32; 5: 21). Os Cap. 4 e 5 formam o centro de uma Estrutura Simétrica (quiástica):

                                        A. Problema: O Templo de DEUS e o povo são conquistados (Cap. 1).
                                         B.Nabucodonosor sonha com quatro reinos (Cap. 2).
                                          C. Os amigos de Daniel são livrados da fornalha ardente (Cap. 3).
                                           D.Nabucodonosor é humilhado por uma Sentença Divina; Belsazar é humilhado por uma Sentença Divina (Cap. 4 e 5).
                                         C'. Daniel é livrado da cova dos leões (Cap. 6).
                                        B'. Daniel tem uma visão de quatro reinos (Cap. 7).
                                       A'. Solução: O Templo de DEUS é Restaurado, e o povo, Livrado (Cap. 8-12).

                               Os Capítulos 1: 1-2: 4a  e 8-12 foram escritos em hebraico. Entretanto, os Capítulos 2: 4b -7: 28 estão em aramaico, usado desde o momento em que se diz: "Os caldeus disseram ao rei em aramaico" (2: 4). Nabucodonosor pertencia ao povo caldeu, do sul da Mesopotâmia (Atual Iraque), que havia conquistado Babilônia. O aramaico havia se tornado um idioma internacional. Ao usá-lo, Daniel revela que a Mensagem de 2: 4-7: 28 se dirigia tanto aos gentios quanto aos judeus (Comparar com Jeremias 10: 11, único versículo de outro Profeta também em aramaico).


                                De outro ângulo, o Livro de Daniel pode ser dividido em duas partes: Narrativas (Cap. 1-6) e Visões (Cap. 7-12). A Estrutura vista anteriormente mostra que existe uma forte relação temática entre as partes: ambas demonstram a Soberania do SENHOR, exercida em favor de SEU Povo Fiel e contra os opressores. Assim como DEUS humilhou governantes e Livrou Daniel e seus amigos na Babilônia antiga (Narrativas), ELE humilhará os poderes humanos e Livrará SEU povo futuramente na História (Visões). Essa Mensagem é um Incentivo Maravilhoso para as pessoas Leais a DEUS quando enfrentam dificuldades.

                                As Narrativas e Visões de Daniel também se unificam pelo seguinte fato: o sonho de Nabucodonosor e sua Interpretação Profética por Daniel, na Narrativa do Cap. 2, estabelecem as bases para suas visões. Nabucodonosor teve um vislumbre do futuro desde seus dias até a Segunda Vinda de CRISTO. As Visões de Daniel e suas interpretações nos Cap. 7, 8-9 e 10-12 abrangem repetidas vezes o mesmo escopo temporal (embora os Cap. 8 e 10 comecem com a Medo-Pérsia), a fim de acrescentar progressivamente informações adicionais.
                               As Narrativas dos seis primeiros Capítulos fornecem muitas informações contextuais para as Visões: Daniel, muitos de seu povo e até mesmo os utensílios do templo de Jerusalém haviam sido levados para a Babilônia. DEUS Abençoara Daniel e seus amigos. Salvara a vida deles. Mesmo assim, eles ainda precisavam de libertação de Babilônia, e o templo necessitava ser restaurado. Portanto, as narrativas oferecem um panorama da situação de vida da época, revelando problemas para os quais as visões apresentam soluções de longo prazo.
                               Outros Profetas, como Isaías, Jeremias, Ezequiel e Zacarias também transmitiram Mensagens de DEUS, enxergaram além de seu contexto imediato no tempo e no espaço, predisseram o destino de nações e receberam algumas visões simbólicas que exigiam interpretação. No entanto, Daniel viu sistemas elaborados de símbolos que retratavam a sucessão dos poderes humanos desde seus dias, passando pela Primeira Vinda de CRISTO até chegar à Segunda Vinda, quando o Reino Eterno de DEUS será estabelecido sobre a Terra. Ele também teve visões de grandes períodos de tempo envolvidos na História da Salvação, inclusive a data precisa do Ministério Terreno de CRISTO. A Estrutura Narrativa analisada anteriormente e a necessidade de seres celestiais explicarem a Daniel suas visões salientam os contrastes entre o que acontece aqui e agora e aquilo que ainda ocorrerá. Seu Livro predizia acontecimentos em um futuro tão distante que suas Profecias só Seriam Compreendidas de Maneira Adequada muito tempo depois, Confirmando que DEUS Conhece o Futuro e Controla o Destino da humanidade.
                                 Uma visão abrangente da História Futura até a Restauração Mundial que será Realizada por CRISTO no Fim dos Tempos caracteriza de modo similar um Livro bastante simbólico do NT: o Apocalipse. Esse nome é extraído da palavra grega apokalupsis (Ap 1: 1), que significa "Revelação". O Livro de Daniel, assim como o de Apocalipse, é Caracterizado pelos eruditos como "apocalíptico", ou seja, Apresenta Revelações Divinas. Na Bíblia hebraica, Daniel não fica junto dos outros Livros Proféticos. Em vez disso, é situado na seção de Escritos, ao lado dos Livros de Sabedoria e História a respeito da época do exílio babilônico e do período posterior. É provável que essa organização resulte da natureza incomum do Livro de Daniel e do contexto de sua narrativa: Daniel era um sábio em Babilônia durante o exílio (Dn 2: 48).

                                                              * Data

                                    Muitos eruditos supõem que o Livro foi escrito em nome de Daniel por alguém que viveu muito tempo depois. Pensam que a obra foi composta no 2° século a.C. em resposta à perseguição dos judeus pelo rei selêucida (grego) Antíoco IV Epifânio, que reinou de 175 a.C a 164 a.C. Esses eruditos consideram o símbolo do "chifre pequeno" de Daniel 7 e 8 uma referência a Antíoco. Tal ideia já havia sido sugerida pelo livro apócrifo de 1 macabeus, que usa o vocabulário de Daniel, predizendo um ato do "chifre pequeno" (Dn 9: 27; 11: 31; 12: 11), para descrever o que Antíoco fez ( 1 macabeus 1: 54). Aqueles que aceitam a autoria tardia de Daniel creem que as predições precisas no Livro eram, na verdade, eventos históricos narrados depois de acontecidos como se fossem profecias, a fim de que os judeus do 2° século a.C, cressem que o autor havia recebido as mensagens de DEUS. Dessa forma, os eruditos tentam evitar o Ensino BÍBLICO de que o SENHOR Conhece o Futuro distante e o Revelou para os seres humanos nas ESCRITURAS. Também evitam Identificar o poder maligno do "chifre pequeno" com Roma, que veio após o império grego/macedônico, o qual sucedeu a Medo-Pérsia, precedida, por sua vez, por Babilônia (Ver Notas sobre Dn 2: 7-8).
                                   Essa teoria influente coloca em cheque a credibilidade do Livro de Daniel como um Relato Autêntico e Preciso de Revelações Divinas. Todavia, as Evidências a Seguir Apoiam a Datação Anterior de Daniel e Mostram que a teoria do 2° século está equivocada.

                                   Em Daniel 7, o "chifre pequeno" surge de um quarto grande império, que Deve Ser Identificado como Roma. Antíoco governou uma parte do império grego (um terço) antes de Roma assumir o controle. Portanto, ele não poderia ser o "chifre pequeno". A fim de superar essa dificuldade, os eruditos afirmam que os quatro impérios de Daniel 2 e 7 são Babilônia, Média, Pérsia e Grécia/Macedônica. Entretanto, Ciro já havia unido a Média e a Pérsia na época em que conquistara Babilônia. Isso Explica por que Daniel se refere a um só reino medo-persa (Dn 5: 28; 6: 8, 12, 15; 8: 20; comparar com Et 1: 3, 14, 18, 19; 10: 2). De maneira semelhante, o documento babilônico conhecido como "Profecia Dinástica" lista o domínio de Babilônia por Elão (isto é, Pérsia), mas não cita o governo da Média em separado. Os quatro impérios de Daniel só podem ser Babilônia, Medo-Pérsia, Grécia/Macedônia e Roma.


                                  Os 1080 dias da perseguição de Antíoco e da profanação do Templo de Jerusalém, seguidos da dedicação do templo pelos judeus, pouco depois, não se encaixam em nenhum dos períodos de Tempo Profético Apresentados por Daniel. Os eruditos tentam adequar a Mensagem, dizendo que os 2.300 dias (literalmente "tarde manhã") de Daniel 8: 14 se referem a 1.150 dias literais, durante os quais 2.300 holocaustos seriam normalmente oferecidos pela manhã e pela tarde. No entanto, mesmo se o número 2.300 se referisse a holocaustos oferecidos no Templo de Jerusalém, o que não é o caso (ver nota sobre Dn 8: 14 --- 2.300 dias completos, não metade de dias), esses sacrifícios eram oferecidos pela manhã e pela tarde (Êx 29: 38-42; Nm 28: 1-8), não de tarde e depois de manhã.
                                 Os livros de macabeus exaltam os macabeus, que lideraram os judeus na vitória sobre Antíoco e deram início a uma linhagem de governantes. Pegar emprestada a linguagem usada por Daniel a respeito do "chifre pequeno" para descrever o que Antíoco fizera no altar do templo de Jerusalém (Instituiu a "Abominação da Desolação";  1 macabeus 1: 54; comparar com Dn 9: 27; 11: 31; 12: 11) era uma forma inteligente de exaltar os macabeus ao fazer o inimigo derrotado parecer muito maior do que realmente era. Isso não quer dizer que Antíoco foi de fato o cumprimento do símbolo do "chifre pequeno".

                                Mesmo se o Livro de Daniel tivesse sido escrito no 2° século a.C, ainda continuaria predizendo com exatidão acontecimentos muito posteriores a essa época, Inclusive a Data Precisa da Vinda do MESSIAS (JESUS; ver notas sobre Dn 9: 25-27). Isso reforça o fato de que DEUS é Capaz de Ver o Futuro distante e Revelar o que irá ocorrer.


                                O aramaico de Daniel 2: 4 -7: 28 pertence à fase imperial do idioma, quando era o meio de comunicação oficial de todo o império medo-persa. Na época de Antíoco, durante o período grego, já haviam acontecidos mudanças perceptíveis no aramaico.

                                Textos cuneiformes descobertos por arqueólogos revelaram que Belsazar governou junto do pai, Nabonido, na fase final do império babilônico. Isso confirma a Veracidade de Daniel 5, que aponta Belsazar como último rei de Babilônia. Os historiadores gregos registram apenas o reinado de Nabonido, sem mencionar o papel de Belsazar. Portanto, Daniel parece haver preservado o conhecimento de uma informação que pode ter se perdido na história posterior e que um escritor do 2° século a.C. talvez não tivesse (sobre uma compreensão das várias formas que os estudiosos das ESCRITURAS compreendem as Profecias Bíblicas, ver a Introdução a Apocalipse, "Abordagens de Interpretação").

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                  * Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO !  (Preceito por Preceito/Especial: O Livro de Daniel 1/ 12 )