EVANGELHOS - "Hosana nas Alturas! " (Marcos 11/16)

                                          É DESSE JEITO! 

                       Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 11" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                            "Assim Diz o SENHOR"   

                 

                     A Entrada Triunfal de JESUS em Jerusalém 

 11 Ora, quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos 2 e disse-lhes: Ide à aldeia que está defronte de vós; e logo que nela entrardes, encontrareis preso um jumentinho, em que ainda ninguém montou; desprendei-o e trazei-o. 3 E se alguém vos perguntar: Por que fazeis isso? respondei: O Senhor precisa dele, e logo tornará a enviá-lo para aqui. 4 Foram, pois, e acharam o jumentinho preso ao portão do lado de fora na rua, e o desprenderam. 5 E alguns dos que ali estavam lhes perguntaram: Que fazeis, desprendendo o jumentinho? 6 Responderam como Jesus lhes tinha mandado; e lho deixaram levar. 7 Então trouxeram a Jesus o jumentinho e lançaram sobre ele os seus mantos; e Jesus montou nele. 8 Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos. 9 E tanto os que o precediam como os que o seguiam, clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! 10 Bendito o reino que vem, o reino de nosso pai Davi! Hosana nas alturas! 11 Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo; e tendo observado tudo em redor, como já fosse tarde, saiu para Betânia com os doze.  

 A figueira sem fruto

 12 No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome, 13 e avistando de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se, porventura, acharia nela alguma coisa; e chegando a ela, nada achou senão folhas, porque não era tempo de figos. 14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E seus discípulos ouviram isso.  

 A purificação do templo

 15 Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam; e derribou as mesas dos cambistas, e as cadeiras dos que vendiam pombas; 16 e não consentia que ninguém atravessasse o templo levando qualquer utensílio; 17 e ensinava, dizendo-lhes: Não está escrito: A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações? Vós, porém, a tendes feito covil de salteadores. 18 Ora, os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar; pois o temiam, porque toda a multidão se maravilhava da sua doutrina. 19 Ao cair da tarde, saíam da cidade.  

 O poder da Fé

 20 Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes. 21 Então Pedro, lembrando-se, disse-lhe: Olha, Mestre, secou-se a figueira que amaldiçoaste. 22 Respondeu-lhes Jesus: Tende fé em Deus. 23 Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito. 24 Por isso vos digo que tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis. 25 Quando estiverdes orando, perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas. 26 [Mas, se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas.]  

 A autoridade de JESUS e o batismo de João

 27 Vieram de novo a Jerusalém. E andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos, 28 que lhe perguntaram: Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu autoridade para fazê-las? 29 Respondeu-lhes Jesus: Eu vos perguntarei uma coisa; respondei-me, pois, e eu vos direi com que autoridade faço estas coisas. 30 O batismo de João era do céu, ou dos homens? respondei-me. 31 Ao que eles arrazoavam entre si: Se dissermos: Do céu, ele dirá: Então por que não o crestes? 32 Mas diremos, porventura: Dos homens? - É que temiam o povo; porque todos verdadeiramente tinham a João como profeta. 33 Responderam, pois, a Jesus: Não sabemos. Replicou-lhes ele: Nem eu vos digo com que autoridade faço estas coisas.

                           (Marcos 11/PALAVRA de DEUS)

                                       É DESSE JEITO! "Áudio+"

                                        


      11: 1 (quando se aproximavam de Jerusalém, de Betfagé e de Betânia, junto do Monte das Oliveiras, enviou Jesus dois dos seus discípulos) CRUZ+ (Mateus 21: 1-9; Lucas 19: 29; João 2: 13).

   11: 8 (Muitos também estenderam pelo caminho os seus mantos, e outros, ramagens que tinham cortado nos campos) CRUZ+ (Mateus 21: 8).

   11: 9 (Bendito o que vem em nome do Senhor!) CRUZ+ (Salmos 118: 25-26; Mateus 21: 9).

   11: 10 (Hosana nas alturas!) CRUZ+ (Salmos 148: 1).

   11: 11 (Tendo Jesus entrado em Jerusalém, foi ao templo...) CRUZ+ (Mateus 21: 12).

   11: 12 (No dia seguinte, depois de saírem de Betânia teve fome) CRUZ+ (Mateus 21: 18-22).

   11: 13 (e avistando de longe uma figueira que tinha folhas) CRUZ+ (Mateus 21: 19).

   11: 15 (Chegaram, pois, a Jerusalém. E entrando ele no templo, começou a expulsar os que ali vendiam e compravam.../ pombas) CRUZ+ (Mateus 21: 12-16; Lucas 19: 45-47; João 2: 13-16/ Levítico 14: 22).

   11: 17 (A minha casa será chamada casa de oração para todas as nações?.../ covil de salteadores) CRUZ+ (Isaías 56: 7/ Jeremias 7: 11).

   11: 18 (os principais sacerdotes e os escribas ouviram isto, e procuravam um modo de o matar.../ toda a multidão se maravilhava da sua doutrina) CRUZ+ (Salmos 2: 2; Mateus 21: 45-46; Lucas 19: 47/ Mateus 7: 28; Marcos 1: 22; 6: 2; Lucas 4: 32).

   11: 20 (Quando passavam na manhã seguinte, viram que a figueira tinha secado desde as raízes) CRUZ+ (Mateus 21: 19-22).

   11: 23 (Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração...) CRUZ+ (Mateus 17: 20; 21: 21; Lucas 17: 6).

   11: 24 (tudo o que pedirdes em oração, crede que o recebereis, e tê-lo-eis) CRUZ+ (Mateus 7:7; Lucas 11: 9; João 14: 13; 15: 7; 16: 24; Tiago 1: 5-6).

   11: 25 (perdoai, se tendes alguma coisa contra alguém, para que também vosso Pai que está no céu, vos perdoe as vossas ofensas) CRUZ+ (Mateus 6: 14; 18: 23-35; Efésios 4:32; Colossenses 3: 13).

   11: 26 (se vós não perdoardes, também vosso Pai, que está no céu, não vos perdoará as vossas ofensas) CRUZ+ (Mateus 6: 15; 18: 35).

   11: 27 (E andando Jesus pelo templo, aproximaram-se dele os principais sacerdotes, os escribas e os anciãos) CRUZ+ (Mateus 21: 23-27; Lucas 20: 1-8).

   11: 28 (Com que autoridade fazes tu estas coisas? ou quem te deu autoridade para fazê-las?) CRUZ+ (João 5: 27).

   11: 30 (O batismo de João era do céu, ou dos homens?...) CRUZ+ (Marcos 1: 4-5, 8; Lucas7: 29-30).

   11: 32 (todos verdadeiramente tinham a João como profeta) CRUZ+ (Mateus 3: 5; 14: 5; Marcos 6: 20)

                                   


                  “NT+ de 11: 2” 

   11: 2 jumentinho. Uma personalidade política ou imperial no tempo de JESUS faria uma entrada como essa não em um jumento, mas em um cavalo de guerra, demonstrando grandeza, intimidação, domínio e poder. CRISTO montou jumento, um animal de carga, para demonstrar humildade, mansidão, bondade e paz (Mateus 18: 1-5; 20: 20-28; ver também Zacarias 9: 9).

                   “NT+ de 11: 9 

   11: 9 Hosana. O sentido original deste termo no hebraico era: “Concede-nos Salvação, oramos, ó SENHOR!”. Mas acabou se transformando numa exclamação de louvor.

                  “NT+ de 11: 14”

   11: 14 Nunca jamais coma alguém fruto de ti. JESUS não estava tendo um ataque de raiva por causa da ausência de figos. Em vez disso, o episódio foi uma demonstração simbólica de desprazer em relação ao templo e a sua liderança. Trata-se de uma Parábola de julgamento encenada sobre Jerusalém.

                 “NT+ de 11: 15”

   11: 15 vendiam e compravam. Estas atividades não ocorriam apenas para lucro pessoal, mas a fim de permitir que o adorador participasse do culto no templo. O mercado tomava o grande átrio exterior dos gentios. Lá os adoradores podiam comprar animais e pássaros para os sacrifícios e trocar moedas seculares pelo dinheiro aceito no templo. No entanto, isso era usado como oportunidade para se cobrar preços abusivos e oprimir os pobres.

                 “NT+ de 11: 24”

   11: 24 tudo quanto em oração pedirdes. Esta não é uma declaração universal de que DEUS nos dará qualquer coisa que pedirmos com fé. JESUS pediu para não passar pelo sofrimento da cruz, mas não era a vontade do SENHOR remover essa dor (13:36). O contexto da declaração de CRISTO sobre “Tudo quanto em oração pedirdes” é o episódio da figueira e a oposição dos líderes de Jerusalém (ver 11: 27-33). É possível que os comentários de JESUS, quando entendidos de forma apropriada, tenham significado fora de seu contexto imediato. Mas Ele estava, em primeiro plano, assegurando aos discípulos que, mesmo em meio à oposição, DEUS estaria ao lado deles, lhes dando êxito. 

                                



                                      


O EVANGELHO Segundo Mateus 









                                  

                                             igrejas.adventistas.org 

                                                               #NovoTempo 

                          

                      

                             

Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário