EVANGELHOS - "As Instruções para os Doze" (Marcos 6/16)

                                    É DESSE JEITO! 

                        Projeto: “Preceito por Preceito”  


                       Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 6" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                "Assim Diz o SENHOR"

                   

JESUS prega em Nazaré.

   É rejeitado pelos seus

   6 Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra, e os seus discípulos o acompanharam. 2 Chegando o sábado, passou a ensinar na sinagoga; e muitos, ouvindo-o, se maravilhavam, dizendo: Donde vêm a este estas coisas? Que sabedoria é esta que lhe foi dada? E como se fazem tais maravilhas por suas mãos? 3 Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. 4 Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa. 5 Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos. 6 Admirou-se da incredulidade deles. Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar.

   As Instruções para os Doze

   7 Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los de dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos. 8 Ordenou-lhes que nada levassem para o caminho, exceto um bordão; nem pão, nem alforje, nem dinheiro; 9 que fossem calçados de sandálias e não usassem duas túnicas. 10 E recomendou-lhes: Quando entrardes nalguma casa, permanecei aí até vos retirardes do lugar. 11 Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao sairdes dali, sacudi o pó dos pés, em testemunho contra eles. 12 Então, saindo eles, pregavam ao povo que se arrependesse; 13 expeliam muitos demônios e curavam numerosos enfermos, ungindo-os com óleo.

   A morte de João Batista

   14 Chegou isto aos ouvidos do rei Herodes, porque o nome de Jesus já se tornara notório; e alguns diziam: João Batista ressuscitou dentre os mortos, e, por isso, nele operam forças miraculosas. 15 Outros diziam: É Elias; ainda outros: É profeta como um dos profetas. 16 Herodes, porém, ouvindo isto, disse: É João, a quem eu mandei decapitar, que ressurgiu. 17 Porque o mesmo Herodes, por causa de Herodias, mulher de seu irmão Filipe (porquanto Herodes se casara com ela), mandara prender a João e atá-lo no cárcere. 18 Pois João lhe dizia: Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão. 19 E Herodias o odiava, querendo matá-lo, e não podia. 20 Porque Herodes temia a João, sabendo que era homem justo e santo, e o tinha em segurança. E, quando o ouvia, ficava perplexo, escutando-o de boa mente. 21 E, chegando um dia favorável, em que Herodes no seu aniversário natalício dera um banquete aos seus dignitários, aos oficiais militares e aos principais da Galileia, 22 entrou a filha de Herodias e, dançando, agradou a Herodes e aos seus convivas. Então, disse o rei à jovem: Pede-me o que quiseres, e eu to darei. 23 E jurou-lhe: Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei. 24 Saindo ela, perguntou à sua mãe: Que pedirei? Esta respondeu: A cabeça de João Batista. 25 No mesmo instante, voltando apressadamente para junto do rei, disse: Quero que, sem demora, me dês num prato a cabeça de João Batista. 26 Entristeceu-se profundamente o rei; mas, por causa do juramento e dos que estavam com ele à mesa, não lha quis negar. 27 E, enviando logo o executor, mandou que lhe trouxessem a cabeça de João. Ele foi, e o decapitou no cárcere, 28 e, trazendo a cabeça num prato, a entregou à jovem, e esta, por sua vez, a sua mãe. 29 Os discípulos de João, logo que souberam disto, vieram, levaram-lhe o corpo e o depositaram no túmulo.

   A Primeira Multiplicação de pães e peixes

   30 Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. 31 E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. 32 Então, foram sós no barco para um lugar solitário. 33 Muitos, porém, os viram partir e, reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades, e chegaram antes deles. 34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas. 35 Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram: É deserto este lugar, e já avançada a hora; 36 despede-os para que, passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer. 37 Porém ele lhes respondeu: Dai-lhes vós mesmos de comer. Disseram-lhe: Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer? 38 E ele lhes disse: Quantos pães tendes? Ide ver! E, sabendo-o eles, responderam: Cinco pães e dois peixes. 39 Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde. 40 E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinquenta em cinquenta. 41 Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes. 42 Todos comeram e se fartaram; 43 e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços de pão e de peixe. 44 Os que comeram dos pães eram cinco mil homens.

   JESUS anda por sobre o mar

   45 Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado, a Betsaida, enquanto ele despedia a multidão. 46 E, tendo-os despedido, subiu ao monte para orar. 47 Ao cair da tarde, estava o barco no meio do mar, e ele, sozinho em terra. 48 E, vendo-os em dificuldade a remar, porque o vento lhes era contrário, por volta da quarta vigília da noite, veio ter com eles, andando por sobre o mar; e queria tomar-lhes a dianteira. 49 Eles, porém, vendo-o andar sobre o mar, pensaram tratar-se de um fantasma e gritaram. 50 Pois todos ficaram aterrados à vista dele. Mas logo lhes falou e disse: Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais! 51 E subiu para o barco para estar com eles, e o vento cessou. Ficaram entre si atônitos, 52 porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido.

   JESUS em Genesaré

   53 Estando já no outro lado, chegaram a terra, em Genesaré, onde aportaram. 54 Saindo eles do barco, logo o povo reconheceu Jesus; 55 e, percorrendo toda aquela região, traziam em leitos os enfermos, para onde ouviam que ele estava. 56 Onde quer que ele entrasse nas aldeias, cidades ou campos, punham os enfermos nas praças, rogando-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da sua veste; e quantos a tocavam saíam curados.

        (Marcos 6/PALAVRA de DEUS) 


                                          É DESSE JEITO! "Áudio+" 

          


  6: 1 (Tendo Jesus partido dali, foi para a sua terra...) CRUZ+ (Mateus 13: 54; Lucas 4:16).

   6: 2 (se maravilhavam, dizendo/ Donde vêm a este estas coisas?) CRUZ+ (Mateus 7: 28/ João 6: 42).

   6: 3 (irmão de Tiago, José, Judas e Simão?/ escandalizavam-se nele) CRUZ+ (Mateus 12: 46/Mateus 11: 6).

   6: 4 (Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa) CRUZ+ (João 4: 44).

   6: 5 (Não pôde fazer ali nenhum milagre...) CRUZ+ (Gênesis 19: 22; 32: 25).  

   6: 6 (Admirou-se da incredulidade deles/ Contudo, percorria as aldeias circunvizinhas, a ensinar) CRUZ+ (Isaías 59: 16/ Mateus 9: 35).

   6: 7 (Chamou Jesus os doze e passou a enviá-los/ dois a dois, dando-lhes autoridade sobre os espíritos imundos) CRUZ+ (Marcos 3: 13-14/ Eclesiastes 4: 9-10).

   6: 9 (fossem calçados de sandálias e não usassem duas túnicas) CRUZ+ (Efésios 6: 15).

   6: 10 (E recomendou-lhes: Quando entrardes nalguma casa, permanecei aí até vos retirardes do lugar) CRUZ+ (Mateus 10: 11).

   6: 11 (Se nalgum lugar não vos receberem nem vos ouvirem, ao sairdes dali/  sacudi o pó dos pés, em testemunho contra eles) CRUZ+ (Mateus 10: 14/ Atos 13: 51; 18: 6).

   6: 13 (ungindo-os com óleo) CRUZ+ (Tiago 5: 14).

   6: 14 (Chegou isto aos ouvidos do rei Herodes, porque o nome de Jesus já se tornara notório.../ nele operam forças miraculosas) CRUZ+ (Lucas 9: 7-9/ Lucas 19: 37).

   6: 15 (Outros diziam: É Elias; ainda outros: É profeta/ como um dos profetas) CRUZ+ (Marcos 8: 28/ Mateus 21: 11).

   6: 16 (Herodes) CRUZ+ (Lucas 3: 19).

   6: 18 (Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão) CRUZ+ (Levítico 18: 16; 20: 21).

   6: 20 (temia a João) CRUZ+ (Mateus 14: 5; 21: 26).

   6: 21 (E, chegando um dia favorável, em que Herodes/ no seu aniversário natalício...) CRUZ+ (Mateus 14: 6/ Gênesis 40: 20).

   6: 23 (Se pedires mesmo que seja a metade do meu reino, eu ta darei,,,) CRUZ+ (Ester 5:3, 6; 7: 2).

   6: 26 (Entristeceu-se profundamente o rei...) CRUZ+ (Mateus 14: 9).

   6: 29 (levaram-lhe o corpo e o depositaram no túmulo) CRUZ+ (1 Reis 13: 29-30; Mateus 27: 58-61;Atos 8: 2).

   6: 30 (Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado) CRUZ+ (Lucas 9: 10).

   6: 31 (E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto.../ serem numerosos os que iam e vinham) CRUZ+ (Mateus 14: 13/ Marcos 3: 20).

   6: 32 (32 Então, foram sós no barco para um lugar solitário) CRUZ+ (Mateus 14: 13-21; Lucas 9:10-17; João 6: 5-13).

   6: 33 (reconhecendo-os, correram para lá, a pé, de todas as cidades...) CRUZ+ (Colossenses 1: 6).

   6: 34 (34 Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles.../ ovelhas que não tem pastor/ E passou a ensinar-lhes muitas coisas ) CRUZ+ (Mateus 9:36; 14: 14; Hebreus 5: 12/ Números 27: 17; 1 Reis 22: 17; 2 Crônicas 18: 16; Zacarias 10: 2/ Isaías 48: 17; 61: 1-3; Lucas 9: 11).

   6: 35 (Em declinando a tarde, vieram os discípulos a Jesus e lhe disseram...) CRUZ+ (Mateus 14: 15; Lucas 9: 12).

   6: 37 (Iremos comprar duzentos denários de pão para lhes dar de comer?) CRUZ+ (Números 11:13, 22; 2 Reis 4: 43).

  6: 38 (Cinco pães e dois peixes) CRUZ+ (Mateus 14: 17; Lucas 9: 13; João 6: 9).

   6: 39 (Jesus lhes ordenou que todos se assentassem...) CRUZ+ (Mateus 15: 35; Marcos 8: 6).

   6: 41 (erguendo os olhos ao céu/ os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem...) CRUZ+ (João 11: 41-42/ 1 Samuel 9: 13; Mateus 15: 36; 26: 26; Marcos 8: 7; Lucas 24: 30).

   6: 45 (Logo a seguir, compeliu Jesus os seus discípulos a embarcar e passar adiante para o outro lado...) CRUZ+ (Mateus 14:22-32; João 6: 15-21).

   6: 46 (subiu ao monte para orar) CRUZ+ (Marcos 1: 35; Lucas 5: 16).

   6: 48 (queria tomar-lhes a dianteira) CRUZ+ (Lucas 24: 28).

   6: 49 (um fantasma e gritaram) CRUZ+ (Mateus 14: 26; Lucas 24: 37).

   6: 50 (Tende bom ânimo! Sou eu/ Não temais!) CRUZ+ (Mateus 9: 2; João 16: 33/ Isaías 41: 10).

   6: 51 (cessou/ atônitos) CRUZ+ (Salmos 107: 29/ Marcos 1: 27; 2: 12; 5: 42; 7: 37).

   6: 52 (não haviam compreendido o milagre dos pães/ o seu coração estava endurecido) CRUZ+ (Mateus 16: 9-11; Marcos 8: 17-18/ Isaías 63: 17; Marcos 3: 5; 16: 14).

   6: 53 (Estando já no outro lado, chegaram a terra, em Genesaré...) CRUZ|+ (Mateus 14: 34-36; João 6: 24-25).

   6: 56 (os deixasse tocar/ na orla da sua veste...) CRUZ+ (Mateus 9: 20; Marcos 5: 27-28;Atos 19: 12/ Números 15: 38-39).



            “NT+ de 6: 3” 

 6: 3 carpinteiro. Somente nesta passagem das Escrituras JESUS é identificado como carpinteiro. A palavra grega não se aplica apenas ao marceneiro em sua acepção moderna, mas também a pedreiro, ferreiro e construtor de modo geral. Uma vez que, na Palestina, grande parte das construções era feita com pedras, é possível que JESUS não trabalhasse somente com madeira.

   Irmão de [...] suas irmãs. Ao longo dos séculos, tem-se debatido se estes irmãos de JESUS eram filhos de José antes do casamento com Maria, ou irmãos e irmãs de JESUS mais novos, de mesmo pai e mesma mãe. A BÍBLIA não nos responde.


            “NT+ de 6: 7” 

   6: 7 dois a dois. Foram enviados em duplas para dar apoio mútuo na iniciativa missionária.

 

              “NT+ de 6; 8”

   6: 8 nada levassem. Deveriam depender totalmente de DEUS para o sustento.

 

              “NT+ de 6: 11”

   6: 11 sacudi o pó. Ato simbólico de censura a quem demonstrasse falta de hospitalidade; uma vergonha nas sociedades orientais. Era também algo que os judeus devotos faziam ao sair e uma cidade gentílica a fim de demonstrar sua separação daquele lugar cerimonialmente impuro. Aqui, JESUS não faz discriminação entre gentios e judeus. Se os discípulos não fossem bem recebidos ou se suas palavras sofressem rejeição, deveriam simplesmente fazer o sinal de censura e prosseguir. Um princípio desta passagem para os dias de hoje é que não somos responsáveis por aqueles que rejeitam a JESUS e Sua Mensagem. Nosso dever é convidar, proclamar, demonstrar amor e anunciar o poder de CRISTO em Curar e Salvar. Não somos responsáveis pelos resultados.


                   “NT+ de 6: 13”

   6: 13 curavam. Nas sociedades orientais, o azeite era muito usado para fins medicinais, mas também havia uma dimensão espiritual na cura. Aqueles povos não faziam a distinção que fazemos no Ocidente entre o físico e o espiritual. O óleo de unção operava tanto no âmbito físico quanto no espiritual (ver Tiago 5: 14).

   ungindo-o com óleo. A palavra grega sozo” significa ao mesmo tempo “Curar” e “Salvar”.

 

                     “NT+ de 6: 14-16”

   6: 14-16 As opiniões variadas sobre quem era JESUS, conforme alistadas nesta passagem, chegam a um clímax quando Pedro afirma a identidade do MESTRE (8:27-30).

                     “NT+ de 6: 14”

   6: 14 Herodes (ver “NT+ de 14: 1” Segundo Mateus).

 

                      “NT+ de 6: 30”

   6: 30 apóstolos. Da palavra grega que significa “aquele que é enviado”. É possível que este seja o único uso do termo por Marcos, embora alguns manuscritos gregos também o reproduzam em 3: 14. Após a ressurreição os discípulos ficaram conhecidos como apóstolos. Mas o foco de Marcos é no discipulado, e ele só usa a palavra “apóstolo” no contexto de envio a uma jornada missionária.

 

                       “NT+ e 6: 37”

   6: 37 Dai-lhes vós mesmos de comer. JESUS demonstrou que o Evangelho não consistia apenas de proclamação, mas também de ação social. Não se deve ministrar somente à “alma”, mas também ao “corpo” (Tiago 2: 14-17). As duas coisas são inseparáveis.

   Duzentos denários. Um denário equivalia ao salário de um dia do trabalhador comum, portanto, o total mencionado seria cerca de 200 dias de trabalho.

 

                      “NT+ de 6: 38”

   6: 38 Cinco pães e dois peixes. Pães de cevada e peixes eram os alimentos básicos dos pobres. Os pães eram pequenos e achatados, e os peixes, do tamanho de sardinhas. O normal era uma pessoa comer vários a fim de se saciar.

              “NT+ de 6: 40”

   6: 40 grupos de cem e de cinquenta em cinquenta. Semelhantemente à ordem aos israelitas no deserto (Êxodo 18: 21). A palavra traduzida por “grupos” tem o sentido de “canteiro de jardim”. Segundo Marcos, a multidão se encontra sentada em grupos como canteiros de jardim organizados na grama verde (ver Marcos 6: 39). Além de demonstrar que JESUS é Mestre na Ordem, o leitor deve perceber que o autor deseja destacar a ideia de o deserto se transformar num jardim vistoso, no qual o pastor alimenta seu rebanho.

 

                “NT+ de 6: 48”

   6: 48 quarta vigília (ver “NT+ de Mateus 14: 25).

           

                “NT+ de 6: 50”

   6: 50 Sou Eu. Literalmente, “Eu Sou”. Este foi o nome de DEUS revelado a Moisés na sarça ardente (Êxodo 3:14). A transliteração em português do verbo hebraico se aproxima de “Yahweh” (SENHOR). Quando JESUS diz “Sou Eu” ou “Eu Sou” (João 8: 24, 28, 58; 13: 19; 18: 4-6), está se identificando como o Yahweh no AT. Isso explica porque os judeus quiseram apedrejá-lo quando disse: “Antes que Abraão existisse, Eu Sou” (João 8: 58)


  

         EVANGELHOS - "A CURA" (Marcos 05 /16 )





O EVANGELHO Segundo Mateus 











                                             igrejas.adventistas.org

                                                                   #NovoTempo       






Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                     "Assim Diz o SENHOR"


Nenhum comentário:

Postar um comentário