EVANGELHOS - "A CURA" (Marcos 05 /16 )

                                     É DESSE JEITO! 

                      Projeto: “Preceito por Preceito”  


                       Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 5" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                             "Assim Diz o SENHOR"

                   

A cura do endemoninhado geraseno

5 Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. 2 Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, 3 o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; 4 porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. 5 Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras.6 Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, 7 exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes! 8 Porque Jesus lhe dissera: Espírito imundo, sai desse homem! 9 E perguntou-lhe: Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. 10 E rogou-lhe encarecidamente que os não mandasse para fora do país. 11 Ora, pastava ali pelo monte uma grande manada de porcos. 12 E os espíritos imundos rogaram a Jesus, dizendo: Manda-nos para os porcos, para que entremos neles. 13 Jesus o permitiu. Então, saindo os espíritos imundos, entraram nos porcos; e a manada, que era cerca de dois mil, precipitou-se despenhadeiro abaixo, para dentro do mar, onde se afogaram. 14 Os porqueiros fugiram e o anunciaram na cidade e pelos campos.

Os gerasenos rejeitam a JESUS

 Então, saiu o povo para ver o que sucedera. 15 Indo ter com Jesus, viram o endemoninhado, o que tivera a legião, assentado, vestido, em perfeito juízo; e temeram. 16 Os que haviam presenciado os fatos contaram-lhes o que acontecera ao endemoninhado e acerca dos porcos. 17 E entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles. 18 Ao entrar Jesus no barco, suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele. 19 Jesus, porém, não lho permitiu, mas ordenou-lhe: Vai para tua casa, para os teus. Anuncia-lhes tudo o que o Senhor te fez e como teve compaixão de ti. 20 Então, ele foi e começou a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera; e todos se admiravam.

O pedido de Jairo

21 Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado, afluiu para ele grande multidão; e ele estava junto do mar. 22 Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés 23 e insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá. 24 Jesus foi com ele. Grande multidão o seguia, comprimindo-o.

A cura de uma mulher enferma

25 Aconteceu que certa mulher, que, havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia 26 e muito padecera à mão de vários médicos, tendo despendido tudo quanto possuía, sem, contudo, nada aproveitar, antes, pelo contrário, indo a pior, 27 tendo ouvido a fama de Jesus, vindo por trás dele, por entre a multidão, tocou-lhe a veste. 28 Porque, dizia: Se eu apenas lhe tocar as vestes, ficarei curada. 29 E logo se lhe estancou a hemorragia, e sentiu no corpo estar curada do seu flagelo. 30 Jesus, reconhecendo imediatamente que dele saíra poder, virando-se no meio da multidão, perguntou: Quem me tocou nas vestes? 31 Responderam-lhe seus discípulos: Vês que a multidão te aperta e dizes: Quem me tocou? 32 Ele, porém, olhava ao redor para ver quem fizera isto. 33 Então, a mulher, atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara, veio, prostrou-se diante dele e declarou-lhe toda a verdade. 34 E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.

A ressurreição da filha de Jairo

35 Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre? 36 Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. 37 Contudo, não permitiu que alguém o acompanhasse, senão Pedro e os irmãos Tiago e João. 38 Chegando à casa do chefe da sinagoga, viu Jesus o alvoroço, os que choravam e os que pranteavam muito. 39 Ao entrar, lhes disse: Por que estais em alvoroço e chorais? A criança não está morta, mas dorme. 40 E riam-se dele. Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava. 41 Tomando-a pela mão, disse: Talitá cumi!, que quer dizer: Menina, eu te mando, levanta-te! 42 Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. 43 Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.

                         (Marcos 5/PALAVRA de DEUS)


                             É DESSE JEITO! "Áudio+" 

   

                  

5: 1 (chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos) CRUZ+ (Mateus 8: 28-34; Lucas 8:26-37)

5: 2  (espírito imundo) CRUZ+ (Marcos 1: 23; 7: 25;Apocalipse 16: 13-14)

5: 7  (Conjuro-te por Deus que não me atormentes!) CRUZ+ (Mateus 26: 63; Marcos 1: 24; Atos 19: 13).

5: 8 (Espírito imundo, sai desse homem!) CRUZ+ (Marcos 1:25; 9: 25; Atos 16: 18).

5: 11 (porcos) CRUZ+ (Levítico 11: 7-8; Deuteronômio 14:8; Lucas 15: 15-16)

5: 15 (o endemoninhado, o que tivera a legião / assentado / vestido, em perfeito juízo; e temeram) CRUZ+ (Mateus 4: 24; 8: 16; Marcos 1:32/ Lucas 10: 39/ Isaías 61: 10).

5: 17 (entraram a rogar-lhe que se retirasse da terra deles) CRUZ+ (Mateus 8: 34; Atos 16: 39).

5: 18 (suplicava-lhe o que fora endemoninhado que o deixasse estar com ele) CRUZ+ (Lucas 8: 38-39).

5: 20 (a proclamar em Decápolis tudo o que Jesus lhe fizera/  se admiravam) CRUZ+ (Êxodo 15:2; Salmos 66: 16/ Mateus 9: 8, 32; João 5: 20; 7: 21; Atos 3: 12; 4: 13).

5: 21 (Tendo Jesus voltado no barco, para o outro lado...) CRUZ+ (Mateus 9: 1; Lucas 8: 40).

5: 22 (Eis que se chegou a ele um dos principais da sinagoga, chamado Jairo, e, vendo-o, prostrou-se a seus pés) CRUZ+ (Mateus 9:18-26; Lucas 8: 41-56; Atos 13: 15).

5: 23 (impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá) CRUZ+ (Mateus 8: 15; Marcos 6: 5; 7: 32; 8: 23, 25; 16: 18; Lucas 4:40; Atos 9: 17; 28: 8).

5: 25 (havia doze anos, vinha sofrendo de uma hemorragia) CRUZ+ (Levítico 15: 19, 25; Mateus 9: 20).

5: 27 (tocou-lhe a veste) CRUZ+ (Mateus 14: 35-36; Marcos3: 10; 6: 56)

5: 30 (dele saíra poder...) CRUZ+ (Lucas 6: 19; 8: 46).

5: 33 (atemorizada e tremendo, cônscia do que nela se operara...) CRUZ+ (Salmos 89: 7).

5: 34 (a tua fé te salvou/ vai-te em paz e fica livre do teu mal) CRUZ+ (Mateus 9: 22; Marcos 10: 52; Atos 14: 9/ 1 Samuel 1: 17; 20:42; 2 Reis 5: 19; Lucas 7: 50; 8: 48; Atos 16: 36; Tiago 2: 16).

5: 35 (Falava ele ainda, quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga, a quem disseram: Tua filha já morreu; por que ainda incomodas o Mestre?) CRUZ+ (Lucas 8: 49).

5: 36 (crê somente) CRUZ+ (Marcos 9: 23; João 11: 40).

5: 38 (choravam e os que pranteavam muito) CRUZ+ (Marcos16: 10; Atos 9: 39).

5: 39 (dorme) CRUZ+ (João 11: 4, 11).

5: 40 (Tendo ele, porém, mandado sair a todos, tomou o pai e a mãe da criança e os que vieram com ele e entrou onde ela estava) CRUZ+ (Atos 9: 40).

5: 42 (sobremaneira admirados) CRUZ+ (Marcos 1: 27; 7:37).

5: 43 (Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina) CRUZ+ (Mateus 8: 34; 12:16-19; 17: 9; Marcos 3: 12).

                 

                  “NT+ de 5: 2” 

 

   5: 2 sepulcros. A maioria dos sepulcros ficava nas cavernas. Às vezes, os pobres e desabrigados, bem como, os dementes, usavam esses locais de sepultamento como lar e abrigo.

 

                  “NT+ de 5: 9”

 

   5: 9 Legião é o meu nome. Uma legião era a maior unidade do exército romano e consistia de 6 mil homens. É possível que esta tenha sido a maior força demoníaca que JESUS enfrentou e sobre a qual exerceu autoridade. Os próprios demônios admitiram a Divindade de CRISTO quando reconheceram que ele é o “FILHO do DEUS ALTÍSSIMO” (v. 7). Esta parece ser a ênfase de Marcos, pois ele dedica bastante espaço ao relato, muito embora a primeira metade de seu Evangelho seja marcada pela brevidade.

 

                  “NT+ de 5: 11”

 

   5: 11 porcos. Lv11: 7 alista os porcos entre os animais imundos que não devem ser consumidos nem tocados. A região dos gadarenos, onde ocorreu este incidente, era gentílica e ficava no extremo sudeste do mar da Galileia.

 

                   “NT+ de 5: 19”

 

   5: 19 Vai [...] Anuncia-lhes. Em contrapartida ao “Segredo Messiânico” (ver “Introdução+, Mensagem”), JESUS Ordena a este novo discípulo que não mantenha em segredo o que Ele havia feito. As ordens anteriores de não contar quem CRISTO era e o que havia feito (ver 1:44; 3: 12; 5: 43) se destinavam a judeus e regiões judaicas, onde havia uma compreensão sobre quem era o MESSIAS e qual Sua Missão. Este endemoniado foi enviado para dez cidades gentílicas (Decápolis), onde não existiam esses conceitos errôneos.

 

                    “NT+ de 5: 22”

 

   5: 22 um dos principais da sinagoga. Um leigo (não necessariamente um levita) que ficava encarregado da administração da sinagoga e supervisionava as reuniões e outras atividades realizadas ali.

 

                     “NT+ de 5: 25” 

 

   5: 25 hemorragia. As mulheres nesta condição eram consideradas imundas e proibidas de entrar no templo ou ter contato com pessoas e objetos. Qualquer coisa que tocassem, ficava imunda (Lv 15: 19-30; ver também Lv 12). Esta mulher pertencia a mesma categoria dos leprosos. O fato de ter se embrenhado pela multidão, contaminando a muitos e intencionalmente tocado JESUS mostra seu desespero, sua esperança e sua fé.

 

                   “NT+ de 5: 26”

 

   5: 26 médicos. O Talmude judaico registra tratamentos e remédios prescritos para tais situações.

 

                    “NT+ de 5: 28, 29”

 

   5: 28, 29 ficarei curada [...] estar curada. A palavra grega traduzida por “curada” também significa “salva”. Os Milagres de Cura de JESUS eram terapêuticos tanto na esfera física quanto na espiritual.

 

                    “NT+ de 5: 38”

 

   5: 38 os que choravam e os que pranteavam muito. Não se trata de membros da família ou amigos, mas provavelmente de pranteadores profissionais, um costume do Oriente.

 

                         “NT+ de 5: 39”

 

   5: 39 não está morta, mas dorme. As ESCRITURAS ensinam que à morte é um “sono” (João 11: 11-14; 1Coríntios 15: 6; 1Tessalonicenses 4: 13-18). O conceito filosófico grego de que, na morte, o corpo permanece na sepultura e a alma vai para o mundo espiritual não recebe apoio Bíblico. A morte não passa de um sono, até o Doador da Vida ressuscitar o ser completo, assim como JESUS ressuscitou a filha de Jairo.

 

                       “NT+ de 5: 41”

 

   5: 41 Talitá cumi. Marcos inclui as palavras originais em aramaico. Este era o idioma comum falado na Palestina no tempo de JESUS e também o que ele usava. O fato de Marcos dar a tradução indica que seus leitores não eram da Palestina.

 

                    “NT+ de 5: 43” 

 

   5: 43 ninguém o soubesse. O “Segredo Messiânico” (ver “Introdução+, Mensagem”).





  

     EVANGELHOS - "Parábolas de CRISTO" (Marcos 04 /16 )


O EVANGELHO Segundo Mateus 









                                           
                                        igrejas.adventistas.org

                                                                  #NovoTempo  





    Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                   "Assim Diz o SENHOR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário