É DESSE JEITO!
Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos!
Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 8" do "EVANGELHO Segundo Marcos". Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":
1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.
2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.
3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.
4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.
5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.
6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito". São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".
7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.
"Assim Diz o SENHOR"
A Segunda
multiplicação de pães e peixes
8
Naqueles dias, quando outra vez se reuniu grande multidão, e não tendo eles o
que comer, chamou Jesus os discípulos e lhes disse: 2 Tenho compaixão desta
gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer. 3 Se eu
os despedir para suas casas, em jejum, desfalecerão pelo caminho; e alguns deles
vieram de longe. 4 Mas os seus discípulos lhe responderam: Donde poderá alguém fartá-los
de pão neste deserto? 5 E Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes? Responderam
eles: Sete. 6 Ordenou ao povo que se assentasse no chão. E, tomando os sete
pães, partiu-os, após ter dado graças, e os deu a seus discípulos, para que
estes os distribuíssem, repartindo entre o povo. 7 Tinham também alguns
peixinhos; e, abençoando-os, mandou que estes igualmente fossem distribuídos. 8
Comeram e se fartaram; e dos pedaços restantes recolheram sete cestos. 9 Eram
cerca de quatro mil homens. Então, Jesus os despediu. 10 Logo a seguir, tendo
embarcado juntamente com seus discípulos, partiu para as regiões de Dalmanuta.
Os
fariseus pedem um sinal do céu
11 E, saindo os fariseus, puseram-se a
discutir com ele; e, tentando-o, pediram-lhe um sinal do céu. 12 Jesus, porém,
arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e disse: Por que pede esta geração
um sinal? Em verdade vos digo que a esta geração não se lhe dará sinal algum. 13
E, deixando-os, tornou a embarcar e foi para o outro lado.
O
fermento dos fariseus e o de Herodes
14 Ora, aconteceu que eles se
esqueceram de levar pães e, no barco, não tinham consigo senão um só. 15
Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do fermento dos fariseus e do
fermento de Herodes. 16 E eles discorriam entre si: É que não temos pão. 17
Jesus, percebendo-o, lhes perguntou: Por que discorreis sobre o não terdes pão?
Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? 18 Tendo
olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19 de quando
parti os cinco pães para os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?
Responderam eles: Doze! 20 E de quando parti os sete pães para os quatro mil,
quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Responderam: Sete! 21 Ao que lhes
disse Jesus: Não compreendeis ainda?
A
cura de um cego em Betsaida
22 Então, chegaram a Betsaida; e
lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse. 23 Jesus, tomando o cego pela
mão, levou-o para fora da aldeia e, aplicando-lhe saliva aos olhos e
impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? 24 Este, recobrando a
vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. 25
Então, novamente lhe pôs as mãos nos olhos, e ele, passando a ver claramente,
ficou restabelecido; e tudo distinguia de modo perfeito. 26 E mandou-o Jesus
embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia.
A
confissão de Pedro
27 Então, Jesus e os seus discípulos
partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e, no caminho, perguntou-lhes:
Quem dizem os homens que sou eu? 28 E responderam: João Batista; outros: Elias;
mas outros: Algum dos profetas. 29 Então, lhes perguntou: Mas vós, quem dizeis
que eu sou? Respondendo, Pedro lhe disse: Tu és o Cristo. 30 Advertiu-os Jesus
de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito.
JESUS
prediz a sua morte e ressurreição
31 Então, começou ele a
ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas,
fosse rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas,
fosse morto e que, depois de três dias, ressuscitasse. 32 E isto ele expunha
claramente. Mas Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo. 33 Jesus,
porém, voltou-se e, fitando os seus discípulos, repreendeu a Pedro e disse:
Arreda, Satanás! Porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.
O
discípulo de JESUS deve levar a sua cruz
34 Então, convocando a multidão
e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si
mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. 35 Quem quiser, pois, salvar a sua
vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho
salvá-la-á. 36 Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua
alma? 37 Que daria um homem em troca de sua alma? 38 Porque qualquer que, nesta
geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras,
também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai
com os santos anjos.
(Marcos 8/PALAVRA de DEUS)
É DESSE JEITO! Áudio+"
8: 1
(reuniu
grande multidão, e não tendo eles o que comer, chamou Jesus os discípulos...) CRUZ+ (Mateus 15: 32-39; Marcos 6: 34-44;
Lucas 9: 12).
8: 2
(compaixão
desta gente, porque há três dias que permanecem comigo e não têm o que comer.)
CRUZ+ (Mateus 9: 36; 14: 14; Marcos 1: 41; 6: 34).
8: 5 (Jesus lhes perguntou: Quantos pães tendes?...) CRUZ+ (Mateus 15: 34; Marcos 6: 38; João 6:9).
8: 7 (abençoando-os, mandou que estes igualmente fossem
distribuídos) CRUZ+ (Mateus 14: 19; Marcos 6: 41).
8: 10 (Logo a seguir, tendo embarcado juntamente com seus
discípulos, partiu para as regiões de Dalmanuta) CRUZ+ (Mateus 15: 39).
8: 11 (E,
saindo os fariseus, puseram-se a discutir com ele; e, tentando-o, pediram-lhe
um sinal do céu) CRUZ+ (Mateus 12: 38; 16: 1; Lucas 11: 16; João 2: 18; 6: 30;
1 Coríntios 1: 22).
8: 12 (arrancou do íntimo do seu espírito um gemido e
disse: Por que pede esta geração um sinal?.../ a esta geração não se lhe dará
sinal algum) CRUZ+ (Marcos 7: 34/ Mateus 12: 39).
8: 14 (Ora,
aconteceu que eles se esqueceram de levar pães e, no barco, não tinham consigo
senão um só) CRUZ+ (Mateus 16: 5).
8: 15 (Preveniu-os Jesus, dizendo: Vede, guardai-vos do
fermento dos fariseus e do fermento de Herodes) CRUZ+ (Mateus 16: 6; Lucas 12:1).
8: 17 (Ainda não considerastes, nem compreendestes?
Tendes o coração endurecido?) CRUZ+ (Marcos 6: 52; 16: 14).
8: 19 (quando parti os cinco pães para os cinco mil,
quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?...) CRUZ+ (Mateus 14: 20; Marcos6: 43; Lucas 9: 17.; João 6: 13).
8: 20 (quando parti os sete pães para os quatro mil,
quantos cestos cheios de pedaços recolhestes?...) CRUZ+ (Mateus 15: 37).
8: 21 (Não compreendeis ainda?) CRUZ+ (Marcos 6: 52).
8: 22 (um cego, rogando-lhe/ o tocasse) CRUZ+ (Mateus 9:27; João 9: 1/ Lucas 18: 15).
8: 23 (aplicando-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as
mãos...) CRUZ+ (Marcos 7: 33).
8: 26 (Não entres na
aldeia) CRUZ+ (Mateus 8: 4; Marcos 5: 43; 7: 36).
8: 27 (Então, Jesus e os seus discípulos
partiram para as aldeias de Cesaréia de Filipe; e, no caminho, perguntou-lhes:
Quem dizem os homens que sou eu?) CRUZ+ (Mateus 16: 13-16; Lucas 9: 18-20).
8: 28 (João
Batista.../ Elias...) CRUZ+ (Mateus 14: 2/ Marcos 6: 14-15; Lucas 9: 7-8).
8: 29 (Tu és o
Cristo) CRUZ+ (João 1: 41; 4: 42; 6: 69; 11: 27).
8: 30 (Advertiu-os
Jesus de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito) CRUZ+ (Mateus 8: 4;
16: 20).
8: 31 (começou ele
a ensinar-lhes que era necessário que o Filho do Homem sofresse muitas coisas/ fosse
rejeitado pelos anciãos, pelos principais sacerdotes e pelos escribas/ fosse
morto e que, depois de três dias, ressuscitasse) CRUZ+ (Mateus 16: 21; 20: 19/
Marcos 10: 33/ Marcos 9: 31; 10: 34).
8: 33 (repreendeu
a Pedro...) CRUZ+ (Apocalipse 3: 19).
8: 34 (Se alguém
quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me) CRUZ+ (Lucas14: 27).
8: 35 (Quem
quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de
mim e do evangelho salvá-la-á) CRUZ+ (João 12: 25).
8: 38 (Porque
qualquer que, nesta geração adúltera e pecadora/ se envergonhar de mim e das
minhas palavras, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier na
glória de seu Pai com os santos anjos) CRUZ+ (Mateus 10: 33/ 2 Timóteo 1: 8-9;
2: 12).
NT+ de 8: 11
8:
11 tentando-o. (Ver “NT+ de 1: 13). A medida que JESUS se
aproximava da cruz, seu caminho cruzou com provas de satanás, dos fariseus e
dos herodianos – poderes humanos e sobrenaturais.
NT+ de
8: 15
8: 15 fermento. Com
exceção de Mateus 13: 33 (Ver “NT+”),
quando JESUS usa o fermento com conotação positiva, para se referir ao
crescimento de Seu Reino, em toda a BÍBLIA, o fermento é usado como símbolo de
pecado, corrupção e impureza (ver Êxodo12: 15-20; 23: 18; 34: 25; Levítico 2: 11; 6: 17; Mateus 16: 5-12; 1 Coríntios5: 6-8; Gálatas 5: 9).
NT+ de 8: 23
8: 23 aplicando-lhe saliva aos olhos. JESUS
usa primeiro um método comum no mundo antigo. O ato de colocar as mãos nos
olhos do homem sem referência à saliva, foi a segunda etapa do processo de cura
e salvação. Este relato de cura em duas etapas só ocorre em Marcos. O milagre é
um exemplo da combinação da medicação e dos recursos espirituais para se
efetuar a cura.
NT+ de 8: 26
8: 26 Não entres na aldeia. Para não
contar a ninguém (sobre o “Segredo Messiânico”, ver Introdução+, “Mensagem”).
NT+ de 8: 27
8: 27 Cessareia de Filipe. Cidade
predominantemente gentílica a nordeste da Galileia. Este episódio marca o ponto
de virada do Ministério de JESUS em Marcos, a transição entre a primeira e a
segunda parte do Evangelho.
NT+ de 8: 28
8: 28 João Batista [...] Elias.
Herodes e outros fizeram perguntas semelhantes sobre quem era JESUS (ver “NT+ de 6: 14, 15”).
NT+ de 8: 29
8: 29 CRISTO. Da
palavra hebraica para MESSIAS, o nome grego Christos significa “UNGIDO”. No Evangelho de Marcos, JESUS
raramente usa este título em referência a SI mesmo. Isso deve ocorrer porque os
judeus da época esperavam um Messias que exercesse o papel de líder político nacional
para livrar a nação do jugo romano. CRISTO não queria associar essa
interpretação do Messias com sua missão.
NT+
de 8: 31
8: 31 era necessário que [...] sofresse.
O verbo grego dei sugere necessidade. O Plano da Salvação tornava obrigatório
que CRISTO sofresse. Não era algo opcional, mas imprescindível em sua vinda
como Messias.
Filho do Homem. JESUS usa este título
em referência a Si mesmo mais do que qualquer outro.
Rejeitado
pelos anciãos, pelos sacerdotes e pelos escribas. Estes eram os membros do
sinédrio, a mais elevada comissão legal, religiosa e política do judaísmo. Os
anciãos eram leigos; os principais sacerdotes da época eram Caifás (o sumo
sacerdote), Anás (o sumo sacerdote anterior) e outros membros da família sumo
sacerdotal (todos saduceus). Os escribas eram os intérpretes legais da Torah e
das leis encontradas nos livros de Moisés, bem como das tradições orais
desenvolvidas durante o período entre o AT e o NT. Os escribas eram uma espécie
de advogados religiosos, e muitos deles se opunham a JESUS.
NT+ de 8: 32
8: 32 expunha claramente. Esta passagem
dá início à segunda metade do Evangelho de Marcos. CRISTO começa revelar Seu
Caráter Messiânico. Ele deixa de pedir às pessoas para não dizer quem ele é;
não há mais Segredo Messiânico daqui pra frente.
Pedro [...] começou reprová-lo.
Muito embora Pedro tenha sido o discípulo que reconheceu JESUS como o MESSIAS
(v.29), ele ainda tinha expectativas populares a respeito dessa figura: alguém
que viria como um rei semelhante a Davi e promoveria a redenção política ao
povo judeu. CRISTO rejeitou esse ponto de vista tradicional. De acordo com a
perspectiva de Pedro, um ensino tão inconcebível da parte de JESUS requeria
censura e repreensão.
NT+ de 8: 33
8: 33 Arreda, Satanás! Não
fica claro se JESUS estava metaforicamente identificando Pedro com Satanás ou
literalmente repreendendo o próprio diabo como fez na tentação (Mateus 4: 10).
A repreensão de CRISTO pode ter unido todas as forças humanas e não humanas que
se juntaram para tentá-lo e prová-lo, a fim de dissuadi-lo de sua missão. De uma só vez, ele as repreende por meio da censura a satanás,
o orquestrador de tudo.
NT+ de 8: 34
8: 34 a si mesmo se negue. Este não é
um chamado para ser asceta – pessoa que nega os bens materiais e leva uma vida
solitária. Nem um convite à abominação de si mesmo. Trata-se do chamado para deixar
de nos tornarmos centro das atenções.
Tome a sua cruz. A morte na cruz era o
método mais vergonhoso de execução no antigo mundo greco-romano. Para aumentar
ainda mais a vergonha, o prisioneiro era obrigado a carregar a própria cruz
para o local de execução. Este ato significa a submissão total do condenado ao
poder romano.
Siga-me. O chamado ao
discipulado exige submissão a ponto de carregar a própria cruz.
NT+ de 8: 36
8: 36 alma. Metáfora para a vida eterna
(ver “NT+ de Mateus 10: 28 Segundo Mateus). JESUS desafia o discípulo que deseja segui-lo a não se concentrar
na vida presente e nos sofrimentos que a acompanham. A perda da vida presente não
é nada comparada à perda da Vida Eterna.
EVANGELHOS - "Segundo Mateus" (Introdução+)
EVANGELHOS - "A Genealogia de JESUS CRISTO" (Mateus 01/28)
EVANGELHOS - "Os Magos visitam JESUS" (Mateus 02/28)
EVANGELHOS - "O Batismo de JESUS CRISTO" (Mateus 03/28)
EVANGELHOS - "A Tentação de JESUS" (Mateus 04/28)
EVANGELHOS - "O Sermão do Monte" (Mateus 05/28)
EVANGELHOS - "PAI Nosso" (Mateus 06/28)
EVANGELHOS - "A Regra Áurea" (Mateus 07/28)
EVANGELHOS - "A Cura" (Mateus 08/28)
EVANGELHOS - "Levanta-te" (Mateus 09/28)
EVANGELHOS - "A Escolha dos Doze Apóstolos" (Mateus 10/28)
Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:
"Assim Diz o SENHOR"
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