EVANGELHOS - "Tradição dos anciãos" (Marcos 07/16)

                                    É DESSE JEITO! 

                    Projeto: “Preceito por Preceito”  


                   Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 7" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                     "Assim Diz o SENHOR"

          

Jesus e a tradição dos anciãos.

O que contamina o homem

7 Ora, reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém. 2 E, vendo que alguns dos discípulos dele comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar 3 (pois os fariseus e todos os judeus, observando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar cuidadosamente as mãos; 4 quando voltam da praça, não comem sem se aspergirem; e há muitas outras coisas que receberam para observar, como a lavagem de copos, jarros e vasos de metal [e camas]), 5 interpelaram-no os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos de conformidade com a tradição dos anciãos, mas comem com as mãos por lavar? 6 Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. 7 E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. 8 Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens. 9 E disse-lhes ainda: Jeitosamente rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição. 10 Pois Moisés disse: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte. 11 Vós, porém, dizeis: Se um homem disser a seu pai ou a sua mãe: Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã, isto é, oferta para o Senhor, 12 então, o dispensais de fazer qualquer coisa em favor de seu pai ou de sua mãe, 13 invalidando a palavra de Deus pela vossa própria tradição, que vós mesmos transmitistes; e fazeis muitas outras coisas semelhantes.

   14 Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei. 15 Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina. 16 [Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.] 17 Quando entrou em casa, deixando a multidão, os seus discípulos o interrogaram acerca da parábola. 18 Então, lhes disse: Assim vós também não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, 19 porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E, assim, considerou ele puros todos os alimentos. 20 E dizia: O que sai do homem, isso é o que o contamina. 21 Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, 22 a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. 23 Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem.

 A mulher siro-fenícia

   24 Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro [e Sidom]. Tendo entrado numa casa, queria que ninguém o soubesse; no entanto, não pôde ocultar-se, 25 porque uma mulher, cuja filhinha estava possessa de espírito imundo, tendo ouvido a respeito dele, veio e prostrou-se lhe aos pés. 26 Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia, e rogava-lhe que expelisse de sua filha o demônio. 27 Mas Jesus lhe disse: Deixa primeiro que se fartem os filhos, porque não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 28 Ela, porém, lhe respondeu: Sim, Senhor; mas os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem das migalhas das crianças. 29 Então, lhe disse: Por causa desta palavra, podes ir; o demônio já saiu de tua filha. 30 Voltando ela para casa, achou a menina sobre a cama, pois o demônio a deixara. 

A cura de surdo e gago

   31 De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galileia, através do território de Decápolis. 32 Então, lhe trouxeram um surdo e gago e lhe suplicaram que impusesse as mãos sobre ele. 33 Jesus, tirando-o da multidão, à parte, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e lhe tocou a língua com saliva; 34 depois, erguendo os olhos ao céu, suspirou e disse: Efatá!, que quer dizer: Abre-te! 35 Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua, e falava desembaraçadamente. 36 Mas lhes ordenou que a ninguém o dissessem; contudo, quanto mais recomendava, tanto mais eles o divulgavam. 37 Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo: Tudo ele tem feito esplendidamente bem; não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos.

                            (Marcos 7/PALAVRA de DEUS)


                                É DESSE JEITO! "Áudio+"   


     




7: 1 (reuniram-se a Jesus os fariseus e alguns escribas, vindos de Jerusalém) CRUZ+ (Mateus 15: 1-20).

 

   7: 2 (as mãos impuras, isto é, por lavar) CRUZ+ (Mateus 15: 20).

 

   7: 3 (a tradição dos anciãos...) CRUZ+ (Marcos 7: 5, 8-9, 13; Gálatas 1: 14; 1 Pedro 1: 18).

 

   7: 5 (interpelaram-no os fariseus e os escribas...) CRUZ+ (Mateus 15: 2).

 

   7: 6 (hipócritas, como está escrito/ Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim) CRUZ+ (Mateus 23: 13-29/ Isaías 29: 13).

 

   7: 9 (rejeitais o preceito de Deus para guardardes a vossa própria tradição) CRUZ+ (Provérbios 1: 25; Isaías24: 5; Jeremias 7: 23-24).

 

   7: 10 (Honra a teu pai e a tua mãe/ Quem maldisser a seu pai ou a sua mãe seja punido de morte) CRUZ+ (Êxodo 20:12; Deuteronômio 5: 16; Mateus 15: 4/ Êxodo 21: 17; Levítico 20: 9; Provérbios20: 20).

 

   7: 11 (Aquilo que poderias aproveitar de mim é Corbã...) CRUZ+ (Mateus 15: 5; 23: 18).

 

   7: 14 (Convocando ele, de novo, a multidão.../ entendei) CRUZ+ (Mateus 15:10/ Mateus 16: 9, 11-12).

 

   7: 15 (o contamina) CRUZ+ (Isaías 59: 3).

 

   7: 16 (Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça) CRUZ+ (Mateus 11: 15).

 

   7: 17 (Quando entrou em casa, deixando a multidão...) CRUZ+ (Mateus 15: 15).

 

   7: 18 (Assim vós também não entendeis?...) CRUZ+ (Hebreus 5: 11-14).

 

   7: 20 (O que sai do homem, isso é o que o contamina) CRUZ+ (Salmos 39: 1).

 

   7: 21 (Porque de dentro, do coração dos homens.../ procedem os maus desígnios/ a prostituição, os furtos.../ os adultérios) CRUZ+ (Gênesis 6: 5; 8: 21/ Gálatas 5: 19-21/ 1Tessalonicenses 4: 3/ 2 Pedro 2: 14).

 

   7: 22 (a avareza, as malícias/ o dolo/ a lascívia/ a inveja/ a blasfêmia/ a soberba, a loucura) CRUZ+ (Lucas12: 15/ Romanos 1: 28-29/ 1 Pedro 4: 3/ Apocalipse 2: 9/ 1 João 2: 16).

 

   7: 24 (Levantando-se, partiu dali para as terras de Tiro [e Sidom]/ não pôde ocultar-se) CRUZ+ (Mateus 15: 21/ Marcos 2: 1-2).

 

   7: 25 (prostrou-se-lhe aos pés) CRUZ+ (Marcos 5: 22/ João 11: 32/ Apocalipse 1: 17).

 

   7: 31 (De novo, se retirou das terras de Tiro e foi por Sidom até ao mar da Galileia) CRUZ+ (Mateus 15: 29; Marcos 15: 37; Lucas 23: 46; 24: 46; Atos10: 40; 1 Coríntios 15: 4).

 

   7: 32 (lhe trouxeram um surdo e gago...) CRUZ+ (Mateus 9: 32; Lucas 11: 14).

 

  7: 33 (com saliva) CRUZ+ (Marcos8: 23; João 9: 6)

 

   7: 34 (erguendo os olhos ao céu/ suspirou e disse: Efatá!...) CRUZ+ (Marcos 6: 41; João 11: 41; 17: 1/ João11: 33, 38).

 

   7: 35 (Abriram-se-lhe os ouvidos, e logo se lhe soltou o empecilho da língua...) CRUZ+ (Isaías 35: 5-6).

 

   7: 36 (lhes ordenou que a ninguém o dissessem...) CRUZ+ (Marcos 5: 43).

 

   7: 37 (Maravilhavam-se sobremaneira, dizendo/ não somente faz ouvir os surdos, como falar os mudos  ...) CRUZ+ (Marcos 6: 51; 10: 26/ Mateus 12:22).

 


                                             NT+ de 7: 2 

   7: 2 mãos impuras. As tradições acerca de lavar as mãos não serviam a propósitos higiênicos; estavam ligadas à pureza cerimonial. Não havia ordem bíblica ligada a lavar as mãos antes de comer. Lavar as mãos, as vasilhas usadas para comer e os alimentos eram comportamentos de pureza desenvolvidos por judeus devotos, como uma cerca em volta da lei. Essas práticas tinham o objetivo de impedir a transgressão inadvertida de qualquer uma das 613 leis mosaicas prescritas.

 

                                             NT+ de 7: 4  

   7: 4 praça. Na praça pública, os judeus poderiam entrar em contato com gentios ritualmente impuros (e suas mercadorias), que não seguiam as leis cerimoniais ou as tradições desenvolvidas em torno delas. Tal contato exigia uma purificação simbólica por meio da lavagem das mãos e dos objetos, semelhante à exigência de Levítico 15: 11, que requeria a lavagem após qualquer fluxo corporal.

   Lavagem de copos, jarros e vasos de metal [camas]. Marcos dá uma explicação detalhada dos rituais porque, ao que tudo indica, estava escrevendo para um público não judeu, que não tinha familiaridade com as práticas mencionadas.

 

                                               NT+ de 7: 8  

   7: 8 Mandamento de DEUS. JESUS deixa claro estar de acordo com as leis de DEUS, ao mesmo tempo em que rejeitava os acréscimos impostos pelos escribas e fariseus. Essas adições orais (conhecidas como Halachah é a “tradição dos anciãos” nos Evangelhos) foram registradas 200 anos depois de CRISTO numa coleção de escritos chamada de Mishnah.

 

                                               NT+ de 7: 11  

   7: 11 Corbã. JESUS ilustra como os líderes religiosos haviam, na verdade, colocado os Dez Mandamentos abaixo das exigências das tradições. Ele usa o 5º Mandamento (Êxodo 20: 12) para exemplificar o argumento. Um filho podia fazer um juramento dedicando uma oferta a Deus, dando ao templo ou continuando a fazer uso para si mesmo dos recursos consagrados. Isso era chamado corbã.  Tais juramentos podiam ser feitos até mesmo para negar aos próprios pais seu devido apoio financeiro. Ao fazer isso, o Mandamento de Honrar Pai e Mãe era negligenciado. A tradição do corbã ficava acima dele. Esse voto também era feito para se evitar obedecer ao mandamento de tomar conta dos pobres e de pessoas em dificuldades (Levítico 25: 35-43).

 

                                            NT+ de 7: 15-23  

   7: 15-23 Nestes versículos, JESUS não declara que é permitido comer de tudo. Alguns alimentos e líquidos destroem a vida e outros são totalmente prejudiciais à saúde. Em Levítico 11:2-23, encontra-se uma lista de animais, aves, peixes e insetos que, além de cerimonialmente impuros, não são saudáveis para a fisiologia humana. O ataque de CRISTO é à crença dos judeus devotos de que a mera observação das leis cerimoniais de pureza levaria à limpeza moral. A contaminação ética provém de pensamentos maus demonstrados por meio de ações externas, que se originam no interior da pessoa (ver “NT+ de 15: 11 do EVANGELHO Segundo Mateus; sobre a questão dos alimentos puros e imundos no Novo Testamento, ver Atos 10: 9-16; 15: 19, 20).

 

                                            NT+ de 7: 26  

   7: 26 Esta mulher era grega, de origem siro-fenícia. Na mentalidade da Palestina do 1º século, esta mulher tinha uma série de inadequações. Era gentia, mulher e talvez mãe solteira. No entanto, nenhum desses fatores a impediu de pedir ajuda a JESUS ou de travar um diálogo desafiador com Ele.

 

                                              NT+ de 7: 27  

 

   7: 27 cachorrinhos. (Ver “NT+de 15: 26, 27 do Evangelho Segundo Mateus”).

 

                                              NT+ de 7: 34  

 

   7: 34 Efatá. Marcos usa diversas palavras aramaicas (ver “NT+ de 5: 41”).

 

                                                 NT+ de 7: 36  


   7: 36 a ninguém o dissessem. O “segredo messiânico” (ver Introdução+ “Mensagem”).





O EVANGELHO Segundo Mateus 












                                         igrejas.adventistas.org

                                                                         #NovoTempo       







  Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR"



Nenhum comentário:

Postar um comentário