GÊNESIS 3: "O Não de DEUS" (Preceito por Preceito)

                                                     É DESSE JEITO !  

       Feliz Sábado Amados Irmãos, que a Paz do SENHOR DEUS esteja convosco. Hoje é dia do Estudo Especial do Projeto "Preceito por Preceito" de Capítulo a Capítulo da PALAVRA de DEUS, onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre o Capítulo 3 de Gênesis .  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada Estudo Detalhado deste Projeto: 

                      
                        1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

                        2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. O número dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

                       3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+" Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.

            

                       4) É DESSE JEITO ! "VÍDEO+"  do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.


                      5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico sistema de referências cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

                      6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo" deste Projeto. São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS.
                                      Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".


                      7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado. A (N7+) também incluirá Referências-Chaves (RC+) a outra Passagens das ESCRITURAS que falam do mesmo Tema.

                     * E Agora com nossas BÍBLIAS SAGRADAS em mãos e joelhos no chão, Oremos:


                            Grandioso PAI ETERNO, SENHOR DEUS TODO-PODEROSO, CRIADOR dos céus e da terra, e de tudo em que neles existe. (Louvado Seja o TEU Nome DEUS JEOVÁ).
                                   Obrigado PAI pelo privilégio que o SENHOR nos Concede de nesse Santo Dia podermos abrir a TUA PALAVRA e Aprendermos da TUA Vontade para nossas vidas.
                            Amado PAI que a Presença do TEU ESPÍRITO SANTO, (Louvado Seja TEU Nome SENHOR ESPÍRITO SANTO), nos instrua em todo esse estudo, e ensine-nos a colocarmos os esses ensinamentos em prática em nossas vidas. Para que pela TUA MISERICÓRDIA, possamos ter nossos passos redirecionados no Caminho da VERDADE e da Vida Eterna; Para TUA Honra e Glória, é o que TE pedimos SENHOR DEUS PAI, em Nome do TEU FILHO, nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO. (Louvado Seja TEU Nome DEUS EMANUEL).

                                                                  AMÉM !!!
                                                 
O Não de DEUS

"Assim Diz o SENHOR"

Gênesis 3 - (Estudo 3/ 50)


* A Queda do homem

                       3 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR DEUS tinha feito, disse à mulher: É assim que DEUS disse: Não comereis de toda árvore do jardim? 2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer, 3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, Disse DEUS: Dele Não comereis, Nem tocareis nele, para que Não morrais. 4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis. 5 Porque DEUS sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como DEUS, sereis conhecedores do bem e do mal. 6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável ao olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. 7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira cintas para si.
                     8. Quando ouviram a Voz do SENHOR DEUS, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da Presença do SENHOR DEUS, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. 9 E Chamou o SENHOR DEUS ao homem e lhe perguntou: Onde estás? 10 Ele respondeu: Ouvi a TUA Voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.11 Perguntou-lhe DEUS: Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore de que te Ordenei que Não comesses? 12 Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. 13 Disse o SENHOR DEUS à mulher. Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. 14 Então, o SENHOR DEUS Disse à serpente: Visto que isso fizeste, maldita és entre todos os animais domésticos e o és entre todos os animais selváticos; rastejarás sobre o teu ventre e comerás pó todos os dias da tua vida. 15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. 16 E à mulher Disse: Multiplicarei sobremodo os sofrimentos da tua gravidez; em meio de dores darás à Luz filhos; o teu desejo será para o teu marido, e ele te governará. 17 E a Adão Disse: Visto que atendeste a voz de tua mulher e comeste da árvore que eu te Ordenara Não comesses, maldita é a Terra por tua causa; em fadigas obterás dela o sustento durante os dias de tua vida. 18 Ela produzirá também cardos e abrolhos, e tu comerás a erva do campo. 19 No suor do rosto comerás o teu pão, até que tornes à terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e ao pó tornarás.
20 E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por ser a mãe de todos os seres humanos. 21 Fez o SENHOR DEUS vestimenta de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.
22 Então, disse o SENHOR DEUS: Eis que o homem se tornou como Um de Nós, conhecedor do bem e do mal; assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.
23 O SENHOR DEUS, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado. 24 E, expulso o homem, colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da árvore da vida.
(ESCRITURAS SAGRADAS)


É DESSE JEITO ! "Vídeo+"

              

                         

                                                           É DESSE JEITO !
Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)

Capítulo 3 - Versículos

             3: 1 (a serpente; mais sagaz)/Cruz+ (1 Crônicas 21: 1; 2 Coríntios 11: 3)

3: 2 (fruto)/ Cruz + (Gênesis 2: 16-17)

3: 3 (tocareis)/ Cruz+ (Êxodo 19: 12-13)

3: 4 (Então, a serpente disse)/ Cruz+ (2 Coríntios 11: 3)

3: 6 (Vendo a mulher que ..., e comeu )/ Cruz+ (1 João 2: 16; 1 Timóteo 2: 14)

3: 7 (percebendo que estavam nus ...)/ Cruz+ (Gênesis 2: 25)

3. 8 (a Voz do SENHOR DEUS; esconderam da Presença do SENHOR)/ Cruz+ (Jó 31: 1; Jó 31; 33)

3: 10 (tive medo)/ Cruz+ (Gênesis 2: 25)

3: 12 (a mulher que me deste ...)/ Cruz+ (Provérbios 28: 13)

3: 13 (a serpente me enganou)/ Cruz+ (Gênesis 3: 4; 2 Coríntios 11: 3; 1 Timóteo 2: 14)

3: 14 (comerás pó; )/ Cruz+ (Deuteronômio 28: 15-20; Isaías 65: 25; Miquéias 7: 17)

3: 15 (Porei inimizade entre ti e a mulher ...; o SEU Descendente; Este te ferirá a cabeça ...; ) Cruz+ (João 8: 44; Atos 13: 10; 1 João 3: 8/  Isaías 7: 14; Lucas 1: 31, 34-35; Gálatas 4: 4/ Romanos 16: 20; Apocalipse 12: 7, 17)

3: 16 (em meio de dores dará à luz ...; o teu desejo ...; governará)/ Cruz + (Isaías 13: 8; João 16: 21/ Gênesis 4: 7/ 1 Coríntios 11: 3; Efésios 5: 22; 1 Timóteo 2: 12, 15)

3: 17 (Visto que atendeste a voz de tua mulher ...; que EU Ordenara que Não ...; maldita é a Terra; em fadiga obterás dela o sustento ...)/ Cruz+ (1 Samuel 15: 23/ Gênesis 2: 17/ Gênesis 5: 29; Romanos 8: 20-22; Hebreus 6: 8/ Jó 5: 7; 14: 1; Eclesiastes 2: 23)

3: 18 (tu comerás a erva do campo)/ Cruz+(Salmos 104: 14)

3: 19 (No suor do teu rosto comerás o teu pão ...; porque tu és pó; ao pó tornarás)/ Cruz+ (2 Tessalonicenses 3: 10/ Gênesis 2: 7; 5: 5/ Jó 21: 26; Eclesiastes 3: 20)

3: 20 (Eva)/ Cruz+ (2 Coríntios 11: 3; 1 Timóteo 2: 13)

3: 23 ( a fim de lavrar a terra)/ Cruz+ (Gênesis 4: 2; 9: 20)

3: 24 (expulso; Querubins; ao Oriente; Vida)/ Cruz+ (Ezequiel 31: 3, 11/ Salmos 104:  4; Gênesis 2: 8/ Gênesis 2: 9).



Estes Versículos falam da origem do pecado na Terra; os V. 8-14, 16-19 narram seus resultados; o V. 15 menciona o remédio. Todavia, o pecado em si remonta à rebelião no Céu (Sobre a Origem do PECADO no Céu, Ver Is 14: 12-14; Ez 28: 15-17; Ap 12: 7-9; confira em 1 Jo 3: 4 mais sobre a natureza essencial do PECADO; quanto aos resultados universais do PECADO sobre a natureza humana, Ver Gn 8: 21; Sl 51: 5; Jr 17: 9; Mc 7: 21; Rm 3: 23, 5: 10; 6: 16, 23; Ef 2: 3; Tg 4: 1, 2; 1 Pe 5: 8).




Mas. Liga a história da queda ao relato da criação. A conjunção "mas" é usada para destacar a importante conexão. Depois de uma criação perfeita, o leitor ingênuo esperaria outra "boa história", que ilustrasse o maravilhoso plano de DEUS para humanidade. sagaz. O termo pode  ser tanto negativo quanto positivo e é usado com frequência na literatura de Sabedoria ( a mesma palavra hebraica é traduzida por "prudente", em Pv 12: 16, 23; 13: 16). No contexto mais amplo, o uso em comparação sugere uma conotação negativa de harmonia perfeita, levando-os a uma sensação de vergonha, ao reconhecer a própria nudez (Gn 3: 10, 11). O ardil da serpente é ressaltado por sua habilidade de falar e pelo vocabulário da pergunta. Não foi um ataque direto, mas uma abordagem mais sutil, tendo em vista semear dúvida. Na mitologia da época, era comum encontrar serpentes que se opunham à divindade-criadora. Jó 26: 12-14 descreve a criatura que DEUS derrotou na criação. (Ap 12: 9 e 20: 2 identificam a serpente com Satanás, aquele que desafiou a DEUS no contexto do Grande Conflito. Não comereis de toda. A serpente modificou sutilmente a ordem original e Positiva Divina (Gn  2: 16), ao torná-la negativa e colocar a ordem no plural. Parece semelhante, mas o significado fora alterado por completo.


O primeiro erro de Eva foi começar um diálogo com a serpente "sagaz". Ela não era capaz de enfrentá-la e, imediatamente, assumiu uma posição defensiva. O caráter vacilante de Eva é destacado pelas últimas palavras do V. 3 ("para que não morrais"), que não refletem a Clara Ordem Divina em 2: 17 ("certamente morrerás"). Adão e Eva não morreram de imediato, mas, por não terem mais acesso à Árvore da Vida (3: 22-24), o corpo deles começou a se enfraquecer até que morreram (5: 5).


O ousado desafio da serpente à Ordem Divina foi disfarçado com a insinuação de segundas intenções da parte de DEUS.
Eva continuava a ouvir. A promessa de conhecimento ("se vos abrirão os olhos") foi sedutora. Nas ESCRITURAS, DEUS abre os olhos (Gn 21: 19; 2 Rs 6: 17, 20) para que as pessoas vejam o real equilíbrio de poder no Conflito Cósmico.


A primeira expressão do V. 6 imita o Cap. 1, no qual DEUS "via" que a criação era "boa". Isso sugere que Eva havia usurpado o papel do CRIADOR de determinar aquilo que era "bom". A atração sobre Eva afetou três áreas: paladar, visão e intelecto. Tg 1: 14, 15, descreve a sequência da tentação que acaba levando à morte. desejável. Mesmo termo hebraico usado nos DEZ MANDAMENTOS para descrever a cobiça (Êx 20: 17). Depois de comer, Eva deu do fruto a Adão. Ao passo que Eva foi enganada (1 Tm 2: 14), Adão escolheu comer conscientemente para participar das consequências da queda de Eva. percebendo. O resultado da abertura dos olhos foi o que Adão e Eva perceberam, ou conheceram, ecoando o nome da árvore. Infelizmente, eles só conheceram a vergonha e, ao perceber sua nudez fizeram roupas para si.


O pecado mudou para sempre o relacionamento entre DEUS e a humanidade e também entre o homem e a mulher. Eva apontou para a serpente como a causa de seu engano. De maneira indireta, tanto Adão quanto Eva insinuaram que DEUS seria o responsável pelo pecado ("a mulher que me deste").


O pronunciamento do Juízo Divino seguiu esta linha de ação: primeiro contra a serpente (V. 14, 15), depois contra Eva (V. 16) e, por fim, contra Adão (V. 17-19).


Este Versículo é conhecido como a Primeira Promessa do EVANGELHO e tem sido interpretado como a Primeira Profecia Messiânica. A inimizade entre a serpente e a descendência de Eva levaria a um Conflito até a morte, no qual o Descendente da mulher esmagaria a cabeça da serpente, mas sofreria uma ferida no calcanhar. O descendente da mulher está no singular. O termo ocorre várias vezes no contexto de genealogias, levando o leitor a se perguntar quando "o descendente" finalmente chegaria.


DEUS cobriu a nudez de Adão e Eva. A linguagem usada para descrever as roupas lembram as vestes dos sacerdotes no tabernáculo. É interessante notar que, antes de iniciar seu ofício, os sacerdotes também precisavam passar pelo estado de nudez e receber roupas novas (Êx 29: 4, 5). A morte sacrificial de animais fica subentendida quando DEUS vestiu seus filhos desobedientes, cobrindo assim sua vergonha.


Expulsão do jardim. DEUS "lançou" fora o primeiro casal (semelhantemente a Abraão, que despediu Ismael 21: 14) e o expulsou, usando o mesmo termo forte que se aplica ao exílio permanente de Caim (4. 14) e a rejeição de Agar (21: 10). O termo também é usado como referência técnica ao divórcio (Lv 21: 7, 14).


É DESSE JEITO ! "Vídeo+"


                               

                                                                        #Compartilhe7

                                     É DESSE JEITO! "Recapitulação+"   

                   * Gênesis - "Introdução+" (Preceito por Preceito).          

                  * Gênesis - "Capítulo 01/50" (Preceito por Preceito). 

                   * Gênesis - "Capítulo 02/50" (Preceito por Preceito).

                                      É DESSE JEITO! "Presente+"

  "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                     (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você não fez ainda o "Estudo+" BÍBLICO das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       

















Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                   É DESSE JEITO !  "Criançada+"

                                                        "Assim Diz o SENHOR"
                                   "Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
                                               (Provérbios 22: 6/PALAVRA DE DEUS)

                                 É Só Clicar !!!

http://novotempo.com/ntkids/



* Feliz Sábado, fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário