Projeto: "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali" (Estudo 02/366)


É DESSE JEITO!

                               “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”

                                                 Feliz Sábado Irmãos.
        A Leitura da BÍBLIA traz “+” Benefícios e Satisfação quando há um “Plano de Estudos+” a ser seguido. Existem muitos tipos de planos de leitura. Alguns são bem detalhados, enquanto outros são mais gerais, permitindo certa flexibilidade.
       Qual é a melhor maneira de Estudar a BÍBLIA? Abordaremos esta pergunta respondendo a outras duas (1) Que Técnicas de Estudo da PALAVRA podem me orientar(2) De que Recursos precisamos? 

     - O Primeiro Método que você tem é a Própria BÍBLIA. Como vocês estão lendo este artigo em nosso Blog É DESSE JEITO! , presumo que este seja o canal da BÍBLIA que irão usar (Sejam Bem-Vindos Irmãozinhos). Por isso, fazemos algumas referências às Características Específicas dos “Planos de Estudos+” ("Preceito por Preceito"; "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali" e em breve "Os Grandes Temas da BÍBLIA"...) do nosso Blog É DESSE JEITO!:

      A BÍBLIA é uma coleção de 66 Livros (39 do AT e 27 NT). Uma “Técnica+” Especial para o Estudo da BÍBLIA disponível em nossos “Estudos+” é a “Introdução+” ao Livro que você irá ler, veja os exemplos a seguir:



        Cada Livro+ Estudado em nosso Blog É DESSE JEITO! Contém uma “Introdução+”cuidadosamente preparada, que se encontra antes dos Textos Bíblicos de cada Livro. Cada “Introdução+” nos fala sobre: o Autor do Livro; a Data provável em que foi escrito,...

       Outra “Técnica+” Especial que vocês só encontrarão em nossos “Estudos+”, é o “CRUZ+” (Sistema de Referências Cruzadas) do nosso Blog É DESSE JEITO!
   Muitos versículos estão ligados a outras passagens das ESCRITURAS que trazem informações relevantes, usam palavras semelhantes, abordam o mesmo assunto ou nos mostram como fontes do AT (Antigo Testamento) são usadas em citações do NT (Novo Testamento)“Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”.

       Outra “Técnica+” Especial e Super Útil dos “Estudos+” de nosso Blog É DESSE JEITO! É o “NT+” (Sistema de Notas+ de Estudo). As “NT+” contêm Grandes Riquezas de Informações sobre o Sentido do Texto e sugerem outras passagens que abordam o mesmo Tema.

       E também somente nos “Estudos+” do nosso Blog É DESSE JEITO! OS Irmãozinhos (as) encontrarão marcados os Grandes Temas BÍBLICOS, através de nossa “Técnica+”Especial, o "N7+"Sistema de Referências Conectadas, que são Notas de Estudo Especiais.

       Uma vez cientes das “Técnicas+” especiais dos “Estudos+” de nosso Blog É DESSE JEITO! , precisamos tomar conhecimento dos “Recursos+” que podem tornar “+++” proveitoso os “Estudos+” das SAGRADAS ESCRITURAS. Esses especiais“Recursos+” serão ensinados durante os “366 Estudos+”, do Projeto: “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”.  E são eles:

    1)      {Sg+} “Significado+” – Ensinar os Leitores do nosso Blog É DESSE JEITO! o significado das Palavras, pois é, de Importância Fundamental ‘ENTENDER’ o que Significam as palavras de determinadas Passagens das ESCRITURAS.
   2)      {CL+} “Contexto Literário+”- Ensinar os Leitores do nosso BLOG É DESSE JEITO! A “Conhecer o Contexto”, pois, não se deve ler apenas  textos isolados das ESCRITURAS. Eles devem ser lidos em seu “Contexto Literário”. Nenhuma Passagem BÍBLICA existe de maneira isolada.
   3)      {CH+} “Contexto Histórico+”- Ensinar os Leitores do nosso Blog É DESSE JEITO! A Conhecer o “Contexto Histórico”, porque ele é Importante por dois motivos: (1) A BÍBLIA foi escrita milhares de anos atrás, em uma cultura diferente da nossa. Portanto, certa compreensão da localização de um Livro das ESCRITURAS no fluxo da história nos ajuda a entender melhor seu significado. (2) Cada Livro da BÍBLIA foi escrito para atender alguma necessidade específica do povo de DEUSem um tempo e lugar únicos. Por exemplo, dar orientação a um grupo de ex-escravos que haviam acabado de sair do Egito ou enfrentar um problema nas congregações locais de Tessalônica. As Mensagens se aplicam a nós hoje, porém, são “+” Bem Compreendidas se entendermos plenamente o que acontecia quando elas foram transmitidas da primeira vez.
   4)      {PP+} “Passagens Paralelas+”- Há partes da BÍBLIA em que o conteúdo é bem semelhante ao apresentado em outro Trecho ou Livro. Essas Passagens são chamadas Paralelas“PP+”. Por exemplo, a BÍBLIA Identifica que Lucas 6: 20-26 é uma {PP+} a Mateus 5: 1-10 (Textos conhecidos como as Bem-Aventuranças). Embora os Textos sejam semelhantes, há algumas diferenças que podem ser reveladoras. Em geral, as ESCRITURAS falam do mesmo assunto mais de uma vez, mas com Palavras e Insights diferentes, porque o Material é Apresentado por diferentes Autores Inspirados. A Leitura de uma Passagem ajuda a esclarecer outras que abordam o mesmo Tema.
         O que o Blog É DESSE JEITO! espera com o Projeto “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”?

       Que nossos Leitores (Irmãos) aprendam a Estudar Toda Informação disponível na BÍBLIA SAGRADA (PALAVRA de DEUS) sobre determinado assunto. É muito fácil reivindicar a “VERDADE” com base em um versículo favorito ou uma curta passagem da BÍBLIA. Se lermos Todos os Textos relevantes –os paralelos e outros que não são exatamente paralelos, mas que abordam o mesmo assunto – chegaremos a uma Compreensão “+” Ampla e Precisa do que as ESCRITURAS têm a dizer a respeito daquele ponto, do Claro:“Assim Diz o SENHOR”.

      Enfim, Irmãos, continuem conectados ao nosso Blog É DESSE JEITO! em “+” esse Projeto: “Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali”,  bem como, "Preceito por Preceito", e “Aprendam +++” sobre o nosso “Método+” de Ensino das SAGRADAS ESCRITURAS, que consiste em: “ESTUDAR+”, “EXPERIMENTAR+” e “APLICAR+” a BÍBLIA. E esperamos que ao final deste Projeto, vocês não estejam dominando a BÍBLIA, mas a BÍBLIA esteja dominando a cada um de vocês, pois, na VERDADE, não somos nós que estudamos a BÍBLIA; é a BÍBLIA que nos Estuda e nos Prova. Fiquem com DEUS!!!


É DESSE JEITO! "Dica+"

"Assim Diz o SENHOR"
                                                  (ESCRITURAS SAGRADAS)

      Imagem de um quebra-cabeça montado, simbolizando o início do Projeto "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali"

                         
                                       "Um Pouco Aqui + Um Pouco Ali" (Estudo 02/366)
                                       
                                                          Graça e Paz Irmãos.
                "Depois de Oração ao nosso DEUS PAI Todo-Poderoso, pedindo-LHE pela direção do ESPÍRITO SANTO (DEUS CONSOLADOR Todo-Poderoso), para mais um "Estudo+" de SUAS SAGRADAS ESCRITURAS, em nome do nosso SENHOR e SALVADOR JESUS CRISTO (DEUS FILHO Todo-Poderoso)". É DESSE JEITO!!!
                                                        

                                                  "Um Pouco Aqui"

                                                         Etapa 1: "Leitura+"

                                                   "Assim Diz o SENHOR"

                     A Visita dos Magos
             2 Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém.2 E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo.3 Tendo ouvido isso, alarmou-se o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém;4 então, convocando todos os principais sacerdotes e escribas do povo, indagava deles onde o Cristo deveria nascer.5 Em Belém da Judeia, responderam eles, porque assim está escrito por intermédio do profeta:6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as principais de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar a meu povo, Israel.7 Com isto, Herodes, tendo chamado secretamente os magos, inquiriu deles com precisão quanto ao tempo em que a estrela aparecera.8 E, enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide informar-vos cuidadosamente a respeito do menino; e, quando o tiverdes encontrado, avisai-me, para eu também ir adorá-lo.9 Depois de ouvirem o rei, partiram; e eis que a estrela que viram no Oriente os precedia, até que, chegando, parou sobre onde estava o menino.10 E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo.11 Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.12 Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra.
                       13 Tendo eles partido, eis que apareceu um anjo do Senhor a José, em sonho, e disse: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe, foge para o Egito e permanece lá até que eu te avise; porque Herodes há de procurar o menino para o matar.14 Dispondo-se ele, tomou de noite o menino e sua mãe e partiu para o Egito;15 e lá ficou até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor, por intermédio do profeta: Do Egito chamei o meu Filho.
                 
  
A matança dos inocentes

                   16 Vendo-se iludido pelos magos, enfureceu-se Herodes grandemente e mandou matar todos os meninos de Belém e de todos os seus arredores, de dois anos para baixo, conforme o tempo do qual com precisão se informara dos magos.17 Então, se cumpriu o que fora dito por intermédio do profeta Jeremias:18 Ouviu-se um clamor em Ramá, pranto, [choro] e grande lamento; era Raquel chorando por seus filhos e inconsolável porque não mais existem.
                 A Volta do Egito
                                                 (Mateus 2/PALAVRA de DEUS)

                                                                                     
                                     Etapa 2: "Significados+"
       
        Belém da Judeia {Sig+} Havia dois lugares chamados Belém na Palestina. O mencionado neste versículo é uma vila 8,5 Km ao sul de Jerusalém. O Outro era a cidade de Belém, 11 Km a noroeste de Nazaré, na Galileia”.
 
        Rei dos judeus – {Sig+} Significa que os magos eram gentios e de que Mateus desejava tornar Inclusivos o Evangelho e a Adoração”.

     Ouro, Incenso e Mirra – {Sig+} Alguns dos presentes portáteis mais valiosos da época. Sem dúvida, seriam essenciais para o sustento financeiro da família de José na viagem para o Egito. O incenso era um perfume muito usado em ritos religiosos (Êxodo 30: 34); e a “mirra”, a seiva de uma árvore nativa do nordeste da África, era um unguento popular empregado na preparação para o sepultamento, bem como o ingrediente principal do óleo de unção (Êxodo 30:23-30).

                                               
                          Etapa 3:Contexto Literário+ "{CL+}"

                                                    
                                                         Mateus 02      


             
                          Etapa 4: Contexto Histórico+ "{CH+}"

          {CH+} – “O EVANGELHO de Mateus não provê muitas evidências para identificar sua data de composição. Muitos estudiosos da BÍBLIA defendem que o Livro foi escrito na Palestina, antes da queda de Jerusalém em 70 d.C”.
            Além de ser um judeu abraâmico, JESUS era também o REI Messiânico prometido, da linhagem de Davi. Na genealogia de 1: 1-17, Mateus divide as gerações em três grupos de 14, uma forma criativa de apresentar a linhagem, uma vez que o total numérico do nome de Davi em hebraico é 14. Ao longo de todo o EVANGELHO, Mateus deseja que o público pense em termos de reinado e reino.


          Agora acessem aqui: "EVANGELHOS- O Livro de Mateus/02 (Preceito por Preceito)", e façam um "Estudo+", de forma detalhada sobre este capítulo das SAGRADAS ESCRITURAS, indo primeiramente para o "Áudio+", em seguida fazendo os "Estudo+" completos através do: "CRUZ+" (Sistema de Referências Cruzadas), "NT+" (Sistema de Notas+ de Estudo) e finalizando com as especiais "N7+" (Sistema de Referências Conectadas).

                                                                    
Um Sinal de Adição "+" indicando o início da Fase: "Um Pouco Ali"


                                   "Um Pouco Ali"

                                          Etapa 1: "Leitura+"

                                     "Assim Diz o SENHOR"

                      * Abel e Caim

                4 Coabitou o homem com Eva, sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim; então disse: Adquiri um varão com o auxílio do SENHOR. 2 Depois, deu à luz a Abel, seu irmão. Abel foi pastor de ovelhas, e Caim, lavrador. 3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4 Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-SE o SENHOR de Abel e de sua oferta; 5 ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descai-lhe o semblante. 6 Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? 7 Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.


         * O Primeiro homicídio

             8 Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. 9 Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu Irmão? 10 E Disse DEUS: Que fizeste? A voz do sangue de teu irmão clama da terra a MIM.11 És agora, pois, maldito por sobre a terra, cuja boca se abriu para receber de tuas mãos o sangue de teu irmão. 12 Quando lavrares o solo, não te dará ele a sua força; serás fugitivo e errante pela terra. 13 Então, disse Caim ao SENHOR: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. 14 Eis que hoje me lanças da face da terra, e da TUA presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará. 15 O SENHOR, porém, lhe disse: Assim, qualquer que matar a Caim será vingado sete vezes. E pôs o SENHOR um sinal em Caim para que o não ferisse de morte quem quer que o encontrasse. 16 Retirou-se Caim da presença do SENHOR e habitou na terra de Node, ao oriente do Éden.

          * Descendentes de Caim 
        17 E coabitou Caim com sua mulher; ela concebeu e deu à luz a Enoque. Caim edificou uma cidade e lhe chamou Enoque, o nome de seu filho. 18 A Enoque nasceu-lhe Irade; Irade gerou a Meujael, Meujael a Metusael, e Metusael, a Lameque. 19 Lameque tomou para si duas esposas: o nome de uma era Ada, a outra se chamava Zilá. 20 Ada deu à luz a Jabal; este foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado. 21 O nome de irmão era Jubal; este foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta. 22 Zilá, por sua vez, deu à luz a Tubalcaim, artífice de todo instrumento cortante, de bronze e de ferro; a irmã de Tubalcaim foi Naamá.
           23 E disse Lameque, às suas esposas; Adá e Zilá, ouvi-me; escutai o que passo a dizer-vos; Matei um homem porque ele me feriu; e um rapaz porque me pisou.
          24 Sete vezes se tornará vingança de Caim, de Lameque, porém setenta vezes sete.
         25 Tornou Adão a coabitar com sua mulher; e ela deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Sete; porque, disse ela, DEUS me concebeu outro descendente em lugar de Abel, que Caim matou. 26 A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do SENHOR.

                    * Descendentes de Adão

                  {PP+} - 1 Crônicas 1: 1-4          

                    5  Este é o Livro da genealogia de Adão.No dia em que DEUS criou o homem, à semelhança de DEUS o fez; 2 homem e mulher os criou, e os abençoou, e lhes chamou pelo nome de Adão, no dia em que foram criados. 3 Viveu Adão cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança; conforme a sua imagem, e lhe chamou Sete. 4 Depois que gerou a Sete, viveu Adão oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 5 Os dias todos da vida de Adão foram novecentos e trinta anos; e morreu.
                  Sete viveu cento e cinco anos e gerou a Enos. 7 Depois que gerou a Enos, viveu Sete oitocentos e sete anos; e teve filhos e filhas. 8 Todos os dias de Sete foram novecentos e doze anos e morreu.
                  9 Enos viveu noventa anos e gerou a Cainã. 10 Depois que gerou a Cainã, viveu Enos oitocentos e quinze anos; e teve filhos e filhas. 11 Todos os dias de Enos foram novecentos e cinco anos; e morreu.
               12 Cainã viveu setenta anos e gerou a Maalalel. 13 Depois que gerou a Maalalel, viveu Cainã oitocentos e quarenta anos; e teve filhos e filhas. 14 Todos os dias de Cainã foram novecentos e dez anos; e morreu.
              15 Maalalel viveu sessenta e cinco anos e gerou a Jarede. 16 Depois que gerou a Jarede, viveu Maalalel oitocentos e trinta anos; e teve filhos e filhas. 17 Todos os dias de Maalalel foram oitocentos e noventa e cinco anos; e morreu.
               18 Jarede viveu cento e sessenta e dois anos e gerou a Enoque. 19 Depois que gerou a Enoque, viveu Jarede oitocentos anos; e teve filhos e filhas. 20 Todos os dias de Jarede foram novecentos e sessenta e dois anos; e morreu.
               21 Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. 22 Andou Enoque com DEUS; e, depois que gerou Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enooque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com DEUS e já não era, porque DEUS o tomou para SI.
              25 Metusalém viveu cento e oitenta e sete anos e gerou a Lameque. 26 Depois que gerou a Lameque, viveu Metusalém setecentos e oitenta e dois anos; e teve filhos e filhas. 27 Todos os dias de Metusalém foram novecentos e sessenta e nove anos; e morreu.
              28 Lameque viveu cento e oitenta e dois anos e gerou um filho; 29 pôs-lhe o nome de Noé, dizendo: Este nos consolará dos nossos trabalhos e das fadigas de nossas mãos, nesta terra que o SENHOR amaldiçoou. 30 Depois que gerou a Noé, viveu Lameque quinhentos e noventa e cinco anos; e teve filhos e filhas. 31 Todos os dias de Lameque foram setecentos e setenta e sete anos; e morreu.
                                32 Era Noé da idade de quinhentos anos e gerou a Sem, Cam e Jafé.

                                * A Corrupção do gênero humano

                 6 Como se foram multiplicando os homens na terra, e lhes nasceram filhas, vendo os filhos de DEUS que as filhas dos homens eram formosas, tomaram para si mulheres, as que, entre todas, mais lhes agradaram. 3 Então, Disse o SENHOR: o MEU ESPÍRITO não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos. Ora, naquele tempo havia gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de DEUS possuíram as filhas dos homens, as quais lhes deram filhos; estes foram valentes, varões de renome, na antiguidade.

                  5 Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração; 6 então, se arrependeu o SENHOR de ter feito o homem na terra, e isso lhe pesou no coração. 7 Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que Criei, o homem e o animal, os répteis e as aves dos céus; porque me arrependo de os haver feito. 8 Porém Noé achou graça diante do SENHOR.
                  9 Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com DEUS. 10 Gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé.

              DEUS Anuncia o Dilúvio

               11 A terra estava corrompida à vista de DEUS e cheia de violência. 12 Viu DEUS a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. 13 Então, Disse DEUS a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia de violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. 14 Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. 15 Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta. 16 Farás ao seu redor uma abertura de um côvado de altura; a porta da arca colocarás lateralmente; farás pavimentos na arca: um em baixo, um segundo e um terceiro. 17 Porque estou a derramar águas em dilúvio sobre a terra para consumir toda carne em que há fôlego  de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra perecerá. 18 Contigo, porém, estabelecerei a minha aliança; entrarás na arca, tu e teus filhos, e a tua mulher, e as mulheres de teus filhos. 19 De tudo o que vive, de toda carne, dois de cada espécie, macho e fêmea, farás entrar na arca, para os conservares vivos contigo. 20 Das aves segundo as suas espécies, do gado segundo as suas espécies, de todo réptil da terra segundo as suas espécies, dois de cada espécie virão a ti, para os conservares em vida. 21 Leva contigo de tudo o que se come, ajunta-o contigo; ser-te-á para alimento, a ti e a eles. 22 Assim fez Noé, consoante a tudo o que DEUS lhe ordenara.

                                           (Gênesis 4; 5; 6/PALAVRA de DEUS)

                                          Etapa 2 - "Significados+"

                Coabitou {Sig+} “Significa o íntimo relacionamento criativo que a sexualidade humana envolve. A alegria criativa deste versículo contrasta com a dura realidade da morte que o pecado (Cap. 3) introduziu na esfera humana”.


             Genealogia – {Sig+} “Sobre o termo genealogia (toledoth). Diferentemente de outras seções de toledoth, esta inclui uma referência a um livro e, portanto, a uma fonte escrita. Vários temas lembram o leitor do relato da criação da humanidade (1: 26-28); os seres humanos foram criados à imagem de DEUS, como homem e mulher; e o SENHOR os abençoou e escolheu o nome deles. A referência à imagem de DEUS é significativa, em especial ao se levar em conta a linhagem de Caim (4: 17-22), cujos descendentes não pareciam refletir tal imagem. A descendência de Sete corresponde à linhagem daqueles que adoravam a DEUS.

             
               Viu o SENHOR – {Sig+} “Quando DEUS Vê, ELE Age (Gn 6: 29: 31; Dt 32: 19; Is 59: 15) como JUIZ ou como SALVADOR. então, se arrependeu o SENHOR [...] lhe pesou no coração. O pesar divino leva ao juízo (1 Sm 15: 11) ou à Salvação (Êx 32: 14; Am 7: 3, 6). Muito embora DEUS não seja instável (Nm 23: 19; 1 Sm 15: 29), sua "mudança de ação" é uma resposta à mudança no coração humano. Farei desaparecer. Outra tradução seria "limparia", como alguém limpa um prato (2 Rs 21: 13; Êx 17: 14). A destruição completa da humanidade está em jogo aqui, incluindo toda criatura viva. Por ser o CRIADOR, DEUS tem o direito de ser Juiz. Há, porém, um raio de luz. Noé achou graça diante dos olhos do SENHOR (comparar com Êx 33: 12, 13, 15, 16; 34: 9; Jr 31: 2)”.

           MINHA Aliança.{Sig+} “ Esta é a primeira vez que esse termo tão importante é usado nas ESCRITURAS. A Aliança de DEUS com a humanidade é unilateral, ELE toma a iniciativa. Há condições e exigências, mas a Graça Divina é a Base da Aliança, e a humanidade responde por meio da fé e da obediência (Sobre ALIANÇA, ver 9: 8-17; 12: 1-3; 15: 18-20; 17: 1-7; Êx 19: 5-8; 24: 3-8)”.
           
                                  Etapa 3 - "Contexto Literário"

                                                           Gênesis 4-6

           Acesse Aqui!"Introdução+" - E aprenda tudo sobre:Autor; Público-Alvo; Data e Local de Escrita; Mensagem; Esboço...

                                   Etapa 4 - "Contexto Histórico"
        Há narrativas de dilúvio conhecidas em diferentes culturas ao redor do mundo. De interesse especial são os relatos mesopotâmicos de dilúvio, que apresentam semelhança mais próxima à narrativa Bíblica. Tanto a epopeia de Gilgamés quanto a de Atrahasis são conhecidas por meio de fontes do segundo milênio e revelam tanto semelhanças quanto diferenças em relação ao Texto Bíblico. Duas características importantes distinguem o relato Bíblico dos demais: (1) DEUS é retratado como o Soberano que move as águas, enquanto nas versões babilônicas os deuses se acovardam de medo diante das águas em ascensão; e (2) na história Bíblica, o dilúvio se deve à maldade humana, ao passo que, nas versões mesopotâmicas, a divindade decide, sem motivo algum, destruir os seres humanos porque o barulho destes estava incomodando os deuses. É provável que o autor de Gênesis conhecesse essas outras histórias e, por isso, escreveu de uma forma que mostrasse o contraste claro entre DEUS e os outros deuses, os quais não tinham princípios nem integridade e usavam a humanidade para benefício próprio. Diferentemente desses deuses, o DEUS da BÍBLIA se preocupa com a raça humana e é seu SALVADOR.

                 Agora acessem aqui: "Gênesis - Capítulo 04 (Preceito por Preceito)"; "Gênesis -Capítulo 05 (Preceito por Preceito)"; "Gênesis - Capítulo 06 (Preceito por Preceito)".   E Façam um "Estudo+", de forma detalhada sobre cada um destes capítulos das SAGRADAS ESCRITURAS, indo primeiramente para o "Áudio+", em seguida fazendo os "Estudo+" completos através do: "CRUZ+" (Sistema de Referências Cruzadas), "NT+" (Sistema de Notas+ de Estudo) e finalizando com as especiais "N7+" (Sistema de Referências Conectadas). 

                                             É DESSE JEITO! "Conclusão+"

      "Nada temos que recear quanto ao futuro, a menos que esqueçamos a Maneira em que o SENHOR nos tem Guiado e os Ensinos que nos Ministrou no passado"
                                                           (Ellen G+)

                                                   


                 "Nesse Tempo, SE Levantará MIGUEL, o Grande PRÍNCIPE, o DEFENSOR do TEU Povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até Àquele Tempo; Mas, Naquele Tempo, Será Salvo o TEU Povo, Todo Aquele que for Achado Inscrito no Livro. Muitos dos que dormem nó pó da terra ressuscitarão, uns para a Vida Eterna, e outros para vergonha e horror eterno. Os que forem Sábios, pois Resplandecerão como o Fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzem à Justiça, como as estrelas, sempre e eternamente. Tu, porém, Daniel, encerra as PALAVRAS e Sela o Livro, Até o Tempo do Fim; Muitos Esquadrinharão, e o Saber se Multiplicará.
                       Porque Estas PALAVRAS estão Encerradas e Seladas até o Tempo do Fim. Muitos serão Purificados, Embranquecidos e Provados; Mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, Mas os Sábios Entenderão."
                                       (Daniel 12: 1-4, 9-10/PALAVRA DE DEUS)
         "Há necessidade de Mais Íntimo Estudo da PALAVRA de DEUS; Especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a Atenção como nunca antes na história de nossa obra. ...A Luz que Daniel Recebeu de DEUS Foi Dada Especialmente para estes Últimos Dias.
                   Leiamos e Estudemos o Capítulo 12 de Daniel. Ele é uma Advertência que Todos nós precisamos Compreender antes do tempo de angústia.
                 O Último dos Escritos do Novo Testamento (O Livro do Apocalipse), está Cheio de VERDADES cuja Compreensão nos é necessária".
              Se você ainda não fez os "Estudos+" BÍBLICOS, das Profecias de Daniel e Apocalipse (Preceito por Preceito), não perca mais tempo e faça já, aqui no nosso Blog É DESSE JEITO! Abaixo os links de Capítulo à Capítulo (Preceito por Preceito), é só Clicar:

                                   *  O Livro de Daniel - "Introdução+"












                       
                                 * O Livro do Apocalipse -"Introdução+"

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 1/22" (Preceito por Preceito).

                    * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 2/22" (Preceito por Preceito)

                      * O Livro do Apocalipse - "Capítulo 3/ 22" (Preceito por Preceito).
  














Imagem tridimensional do nome do nosso Blog É DESSE JEITO!

             Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num claro: 

                                                      https://igrejas.adventistas.org/

                                                                                             Novo Tempo                                                                                                 

* Fiquem com DEUS e se ELE permitir no Próximo Santo Dia, têm +É DESSE JEITO ! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário