É DESSE JEITO!
PROJETO TEOLOGANDO:
Aprendendo TEOLOGIA Estudando!
DEUS concedeu
aos Profetas uma revelação de Sua Pessoa e Vontade em declarações específicas
da Verdade, depois inspirou os Escritores Bíblicos, por meio do SEU ESPÍRITO, a
transmitir a Revelação Divina como a fidedigna e autorizada PALAVRA de DEUS. O
ESPÍRITO também ilumina a mente daqueles que procuram entender e interpretar a
Revelação Divina.
Interpretar a
ESCRITURA é necessário não somente por causa da finitude da mente humana em contraste
com a infinitude de DEUS que Se revela, mas também por causa do obscurecimento
da mente humana pelo pecado. O processo interpretativo também se faz necessário
devido ao nosso distanciamento dos Autógrafos Bíblicos nos aspectos de tempo,
espaço, língua e cultura.
O estudo dos
princípios e procedimentos básicos para interpretar a BÍBLIA de maneira fiel e
precisa chama-se Hermenêutica Bíblica. A tarefa dessa disciplina é compreender
o que pretenderam comunicar os escritores humanos e o Autor Divino da
ESCRITURA, bem como a maneira correta de aplicar a Mensagem Bíblica à
humanidade de nosso tempo.
O objetivo principal
de quem interpreta a BÍBLIA é fazer a aplicação prática de cada passagem à sua
própria vida. O intérprete tem de se preocupar em descobrir como fazer a
aplicação pessoal de cada passagem. Enfim, as ESCRITURAS devem ser vistas e
aceitas como se estivessem sendo dirigidas pessoalmente ao intérprete. Elas são
a Viva e Ativa PALAVRA de DEUS falando à alma.
Esta Temporada trata primeiro dos princípios fundamentais e das diretrizes necessárias ao entendimento da ESCRITURA, seguidos de um breve histórico da Hermenêutica Bíblica.
Interpretando a PALAVRA de DEUS
A. Revelação-Inspiração-Iluminação
A Doutrina da Revelação-Inspiração é fundamental para todo o empreendimento da interpretação
bíblica (ver Revelação/Inspiração, especialmente IV e V). De acordo com o
registro bíblico, Deus concedeu aos profetas uma revelação de Sua pessoa e
vontade em declarações específicas da verdade (Hebreus 1:1). Pela inspiração do
Espírito, capacitou Seus profetas a comunicar a revelação divina como a
fidedigna e autorizada Palavra de Deus (2Timóteo 3:15, 16; 2 Pedro 1:19-21).
O mesmo Espírito que inspirou os profetas foi prometido
para iluminar a mente daqueles que procuram entender o significado da revelação
divina (João 14:26; 1 Coríntios 2:10-14).
B. A
Necessidade de Interpretação
A Mensagem da
BÍBLIA não é secreta nem obscura, a ponto de exigir alguma chave esotérica
externa para desvendar-lhe os mistérios. A ESCRITURA foi dada por DEUS como uma
revelação para toda a humanidade.
Seres humanos finitos, porém, são incapazes, por sua
própria conta, de compreender a mente do Ser Infinito (Jó 11:7-9, Isaías 55:8, 9,
Eclesiastes 3:11, Romanos 11:33, 34). Além disso, o pecado endureceu o entendimento da mente
e do coração dos seres humanos (Romanos 1:21; Efésios 4:18; João 9:39-41), de modo que são
incapazes de, por iniciativa própria, interpretar corretamente a PALAVRA de
DEUS. Por causa desse problema humano de compreensão, DEUS forneceu na própria
ESCRITURA as chaves que explicam seu significado, bem como o ESPÍRITO SANTO para guiar o estudante da Verdade Bíblica (João 16:13).
Depois da ressurreição, o próprio JESUS, na estrada para
Emaús, “expunha-lhes (diermēneuō, interpretava)” o que a Seu respeito constava
de todas as ESCRITURAS” (Lucas 24:27).
Já nos tempos do Antigo Testamento, os sacerdotes e
levitas tinham a responsabilidade de ensinar a PALAVRA de DEUS ao povo (Levítico 10:11; Deuteronômio 33:10; Malaquias 2:7) e interpretar a Lei do SENHOR em diferentes situações
(Deuteronômio 17:8-11; Ezequiel 44:23, 24). Nos dias de Esdras e Neemias, os levitas “leram no
livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, e entenderam o sentido
daquilo que se lia” (Neemias 8:8). Isso significava traduzir do hebraico para o
aramaico, língua mais familiar, e explicar o significado das palavras e leis
herdadas do exílio.
É bastante claro e evidente no NT que interpretar a
ESCRITURA é tarefa de todos os crentes, e muitos deles são chamados de mestres
(ver Atos 17:11; Efésios 3:18, 19; 5:10, 17). Filipe interpreta o significado de
Isaías 53 para o eunuco etíope (Atos 8:30, 31). O apóstolo Paulo instrui Timóteo
a se certificar de que “manuseia bem” (orthotomeō, “cortar corretamente”) ou
“manuseia corretamente” (NASB) a Palavra de Deus (2 Timóteo 2:15).
Em 2 Coríntios 2:17, Paulo afirma não ser igual a muitos
que “falsificam” (ARC) a PALAVRA de DEUS. A palavra grega usada aqui é
kapeleuō, “mascatear”, em alusão aos mascates, que se utilizavam de truques tão
enganosos que o termo veio a significar “falsificar”, em algumas versões. A
existência desses falsificadores e corruptores da PALAVRA aponta para a
necessidade de interpretação cuidadosa.
Interpretar as ESCRITURAS atualmente tornou-se uma
necessidade devido à nossa distância cultural em relação ao tempo em que a
BÍBLIA foi escrita. O texto Bíblico se encerrou há quase 2 mil anos. Muitos de
nós vivemos geograficamente muito distantes do lugar em que a BÍBLIA foi
escrita. Mesmo os habitantes atuais do Oriente Médio têm uma nova cultura muito
diferente daquela dos tempos Bíblicos.
Línguas diferentes — como hebraico, aramaico e grego bíblicos — exigem tradução e interpretação. Diferentes costumes sociais; diferentes estruturas civis, militares e políticas; diferentes condições econômicas e tecnológicas; diferentes padrões de pensamento — todas essas coisas requerem um processo hermenêutico.
C. Hermenêutica: Definição e Abrangência
O termo grego
traduzido por “expor”, em Lucas 24:27, diermēneuō (dia + hermeneuō),
relacionado com a palavra portuguesa “hermenêutica”. Hermenêutica significa a
ciência da interpretação. A hermenêutica bíblica é o estudo dos princípios e
procedimentos usados para descobrir o significado da PALAVRA de DEUS.
A partir de
dados Bíblicos, podemos deduzir três tarefas principais da hermenêutica Bíblica:
(1) entender o que os autores humanos da ESCRITURA pretendiam transmitir a seus ouvintes ou leitores (ver Atos 2:25-31);
(2) compreender o que o AUTOR DIVINO pretende comunicar através das PALAVRAS da ESCRITURA, o que nem sempre é inteiramente compreendido pelo escritor humano ou por seus contemporâneos (1 Pedro 1:10-12);
(3) aprender como comunicar e aplicar aos seres humanos de hoje tanto a forma como o conteúdo da Mensagem Bíblica (ver Mateus 5:17- 48; 1 Pedro 1:15, 16)
TEOLOGIA - A Forma Humana da ESCRITURA (Estudo 011/ 2ª Temporada)
TEOLOGIA - "O Caráter Divinamente Inspirado da
ESCRITURA Parte ½" (Estudo 012/ 2ª Temporada)
TEOLOGIA - "A Viva Voz de DEUS" (Estudo 014/ 2ª Temporada)
"Assim Diz o SENHOR"
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