EVANGELHOS - "A Vinda do Filho do Homem" (Marcos 13/16)

                                          É DESSE JEITO! 


                    Feliz Sábado. Graça e Paz à Todos! 

        Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 13" do "EVANGELHO Segundo Marcos".  Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":

      1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" - Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.

     2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos- O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.

   3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.          

   4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.

   5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"- Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.

  6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito"São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".                                                                                                        

     7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito" é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA  a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.

                                           "Assim Diz o SENHOR"     

  O sermão profético 

  A destruição do templo

   13 Quando saía do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre olha que pedras e que edifícios! 2 Ao que Jesus lhe disse: Vês estes grandes edifícios? Não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.

   O princípio das dores

    3 Depois estando ele sentado no Monte das Oliveiras, defronte do templo, Pedro, Tiago, João e André perguntaram-lhe em particular: 4 Dize-nos, quando sucederão essas coisas, e que sinal haverá quando todas elas estiverem para se cumprir? 5 Então Jesus começou a dizer-lhes: Acautelai-vos; ninguém vos engane; 6 muitos virão em meu nome, dizendo: Sou eu; e a muitos enganarão. 7 Quando, porém, ouvirdes falar em guerras e rumores de guerras, não vos perturbeis; forçoso é que assim aconteça: mas ainda não é o fim. 8 Pois se levantará nação contra nação, e reino contra reino; e haverá terremotos em diversos lugares, e haverá fomes. Isso será o princípio das dores.

   9 Mas olhai por vós mesmos; pois por minha causa vos hão de entregar aos sinédrios e às sinagogas, e sereis açoitados; também sereis levados perante governadores e reis, para lhes servir de testemunho. 10 Mas importa que primeiro o evangelho seja pregado entre todas as nações. 11 Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer; mas, o que vos for dado naquela hora, isso falai; porque não sois vós que falais, mas sim o Espírito Santo. 12 Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão. 13 E sereis odiados de todos por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo.

   A grande tribulação

   14 Ora, quando vós virdes a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; 15 quem estiver no eirado não desça, nem entre para tirar alguma coisa da sua casa; 16 e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa. 17 Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias! 18 Orai, pois, para que isto não suceda no inverno; 19 porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. 20 Se o Senhor não abreviasse aqueles dias, ninguém se salvaria, mas ele, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. 21 Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis. 22 Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos. 23 Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo.           

   A vinda do Filho do Homem

   24 Mas naqueles dias, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz; 25 as estrelas cairão do céu, e os poderes que estão nos céus, serão abalados. 26 Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória. 27 E logo enviará os seus anjos, e ajuntará os seus eleitos, desde os quatro ventos, desde a extremidade da terra até a extremidade do céu.

 A parábola da figueira.

 Exortação à vigilância

  28 Da figueira, pois, aprendei a parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão. 29 Assim também vós, quando virdes sucederem essas coisas, sabei que ele está próximo, mesmo às portas. 30 Em verdade vos digo que não passará esta geração, até que todas essas coisas aconteçam. 31 Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão. 32 Quanto, porém, ao dia e à hora, ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho, senão o Pai.

  33 Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo. 34 É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa, desse autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse. 35 Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; 36 para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. 37 O que vos digo a vós, a todos o digo: Vigiai.

                        (Marcos 13/PALAVRA de DEUS)

                               

                                     É DESSE JEITO! "Áudio+"                 

      

           

    13: 1 (Quando saía do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre olha que pedras e que edifícios!) CRUZ+ (Mateus 24:1; Lucas 21: 5-36).

   13: 2 (Não se deixará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada) CRUZ+ (Lucas 19: 44).

13: 3 (Pedro/ Tiago/ João/ André perguntaram-lhe em particular) CRUZ+ (Mateus 16: 18/ Marcos 1: 19/ Marcos1: 19/ João 1: 40).

 13: 4 (Dize-nos, quando sucederão essas coisas...) CRUZ+ (Mateus 24: 3).

 13: 5 (Acautelai-vos; ninguém vos engane) CRUZ+ (Efésios 5: 6).

 13: 8 (reino contra reino/ Isso será o princípio das dores) CRUZ+ (Ageu 2: 22/ Mateus 24: 8).

  13: 9 (Mas olhai por vós mesmos; pois por minha causa vos hão de entregar aos sinédrios e às sinagogas, e sereis açoitados; também sereis levados perante governadores e reis, para lhes servir de testemunho) CRUZ+ (Mateus 10: 17-18; 24: 9).

  13: 10 (importa que primeiro o evangelho seja pregado entre todas as nações) CRUZ+ (Mateus 24: 14).

   13: 11 (Quando, pois, vos conduzirem para vos entregar, não vos preocupeis com o que haveis de dizer.../ mas sim o Espírito Santo) CRUZ+ (Lucas 12: 11; 21: 12-17/ Atos 2: 4; 4: 8, 31).

  13: 12 (Um irmão entregará à morte a seu irmão, e um pai a seu filho; e filhos se levantarão contra os pais e os matarão) CRUZ+ (Miquéias 7: 6).

  13: 13 (sereis odiados de todos por causa do meu nome/ mas aquele que perseverar até o fim, esse será salvo) CRUZ+ (Lucas 21: 17/ Mateus 10: 22; 24: 13).

  13: 14 (quando vós virdes/ a abominação da desolação estar onde não deve estar (quem lê, entenda)/ os que estiverem na Judéia fujam para os montes) CRUZ+ (Mateus 24: 15/ Daniel 9: 27; 11: 31; 12:11/ Lucas 21: 21).

  13: 17 (Mas ai das que estiverem grávidas, e das que amamentarem naqueles dias!) CRUZ+ (Lucas 21: 23).

  13: 19 (porque naqueles dias haverá uma tribulação tal, qual nunca houve desde o princípio da criação...) CRUZ+ (Daniel 9: 26; 12: 1).

  13: 21 (Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis) CRUZ+ (Lucas 17: 23; 21: 8).

  13: 22 (prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos) CRUZ+ (Apocalipse 13: 13-14).

  13: 23 (Ficai vós, pois, de sobreaviso; eis que de antemão vos tenho dito tudo) CRUZ+ (2 Pedro 3: 17).

  13: 24 (Mas naqueles dias, depois daquela tribulação, o sol escurecerá, e a lua não dará a sua luz) CRUZ+ (Sofonias 1:15).

  13: 25 (abalados) CRUZ+ (Isaías 13: 10; 34: 4).

  13: 26 (Então verão vir o Filho do homem nas nuvens, com grande poder e glória) CRUZ+ (Daniel 7: 13-14).

  13: 28 (Da figueira, pois, aprendei a parábola: Quando já o seu ramo se torna tenro e brota folhas, sabeis que está próximo o verão) CRUZ+ (Lucas 21: 29).

  13: 31 (as minhas palavras não passarão) CRUZ+ (Isaías 40: 8).

  13: 32 (ninguém sabe, nem os anjos no céu nem o Filho.../ o Pai) CRUZ+ (Mateus 25: 13/ Atos 1: 7).

  13: 33 (Olhai! vigiai! porque não sabeis quando chegará o tempo) CRUZ+ (1 Tessalonicenses 5: 6).

  13: 34 (É como se um homem, devendo viajar, ao deixar a sua casa/ autoridade aos seus servos, a cada um o seu trabalho, e ordenasse também ao porteiro que vigiasse) CRUZ+ (Mateus 24: 45; 25: 14).

  13: 35 (Vigiai, pois; porque não sabeis quando virá o senhor da casa...) CRUZ+ (Mateus 24: 42, 44).   

                         


               “NT+ de 13: 4”

   13: 4 que sinal haverá. (ver “NT+ de 24: 3” Segundo Mateus). JESUS deixa claro que guerras e desastres não são os “sinais” indicadores de quando Ele voltará. Esses acontecimentos não dizem quando CRISTO voltará, mas, sim, que Ele virá. Os cristãos devem tomar cuidado com a ideia de que tais acontecimentos revelam quando o fim está próximo. JESUS disse que, quando tudo isso ocorresse, “ainda não [seria] o fim” (Marcos 13: 7).

 

                             “NT+ de 13: 5”

   13: 5 Vede. Vigiem! Fiquem Alerta! Coloquem-se a postos! Este é o grande foco deste capítulo. Existe o perigo do engano, mas também, da condescendência.


                             “NT+ de 13: 10”

   13: 10 primeiro o evangelho seja pregado a todas as nações. Tumultos e desastres ocorrerão até JESUS voltar, mas isso não é um indicativo de que ele esteja prestes a vir. O único sinal desse tipo é o Evangelho pregado a todas as nações. No entanto, somente DEUS saberá quando isso se cumprirá. Seguir a JESUS significa pregar o Evangelho mesmo sem saber quando a tarefa será finalizada.


                              “NT+ de 13: 14” 

   13: 14 a abominável da desolação (ver “NT+ de 24: 15” Segundo Mateus).

 

                              “NT+ de 13: 19” 

   13: 19 tamanha tribulação. Este versículo e os anteriores se referem à queda de Jerusalém em 70 d.C. Contudo, a perseguição ao povo de DEUS continua na tribulação durante os 1.260 anos (Apocalipse 12:13, 14) até a segunda vinda (Marcos 13: 24-27). Pouco antes da chegada de CRISTO, o mal será predominante, como nos dias de Noé (Gênesis 6: 1-7).


                             “NT+ de 13: 24” 

   13: 24 após a referida tribulação (ver “NT+ de 24: 29” segundo Mateus).

 

                             “NT+ de 13: 26” 

   13: 26 verão o Filho do Homem vir. Este é o sinal do retorno de JESUS. Em Mateus 24: 30 utiliza-se a frase: “Aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem.”

 

                             “NT+ de 13: 30” 

   13: 30 não passará esta geração (ver “NT+ de 24: 4” segundo Mateus).

 

                             “NT+ de 13: 32” 

   13: 32 a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe [...] senão o PAI. As tentativas para se determinar a data do retorno de CRISTO são inúteis, pois nem mesmos Seres Celestiais e sem pecado fazem ideia de quando será. O próprio JESUS, em sua condição humana, se incluiu nessa afirmação. 

                               


                                       “N7+ de 13: 1-37”

   13: 1-37 Este capítulo, assim como os textos paralelos (Mateus 24; Lucas 21), tem desafiado os intérpretes ao longo dos séculos. Estava JESUS se referindo à queda de Jerusalém em 70 d.C., aos acontecimentos que precederão a Segunda Vinda ou a uma combinação de ambos? Muitos estudiosos acreditam que a passagem trata dos dois. Os eventos relativos à queda de Jerusalém seriam uma prefiguração do que acontecerá por ocasião do retorno de CRISTO (sobre a SEGUNDA VINDA DE JESUS, ver Mateus 24-25; Lucas 21:5-36; João 14: 1-3; Atos 1: 6-11; 1 Tessalonicenses 4: 13-18; 2 Pedro 3: 10-13)

                                        



                                                              


O EVANGELHO Segundo Mateus 








                                       


                                              igrejas.adventistas.org 

                                                                  #NovoTempo  

                                  




     Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                       "Assim Diz o SENHOR"