Especial para Crianças - "Descobrindo Tesouros" (Grátis)

                                           É DESSE JEITO!  

   Embarque em uma aventura cheia de descobertas com o arqueólogo Rodrigo Silva e seus amigos! Na revista “Descobrindo Tesouros”, você vai explorar lugares históricos, encontrar artefatos incríveis e conhecer mais sobre as histórias da Bíblia de um jeito divertido e fascinante. Solicite já a sua!

  Clique na Imagem da Revista e você será redirecionado (a) à página de preenchimento de seus dados, para receber esta incrível VIAGEM BÍBLICA, TOTALMENTE GRÁTIS,  pelos Correios, no conforto do seu lar ou, se preferir também poderá Baixar em PDF. Bons Estudos!

                    

  

                                                   


                                    igrejas.adventistas.org 

                                                              #NovoTempo    
                                            
                                                

        Blog É DESSE JEITO!        

                                             


       Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                     "Assim Diz o SENHOR"  

TEOLOGIA - "Interpretando a PALAVRA de DEUS" (Estudo 01/ 3ª Temporada)

                                            É DESSE JEITO! 


                                    PROJETO TEOLOGANDO:   

                       Aprendendo TEOLOGIA Estudando!     

       

                                             Introdução 

   DEUS concedeu aos Profetas uma revelação de Sua Pessoa e Vontade em declarações específicas da Verdade, depois inspirou os Escritores Bíblicos, por meio do SEU ESPÍRITO, a transmitir a Revelação Divina como a fidedigna e autorizada PALAVRA de DEUS. O ESPÍRITO também ilumina a mente daqueles que procuram entender e interpretar a Revelação Divina.

   Interpretar a ESCRITURA é necessário não somente por causa da finitude da mente humana em contraste com a infinitude de DEUS que Se revela, mas também por causa do obscurecimento da mente humana pelo pecado. O processo interpretativo também se faz necessário devido ao nosso distanciamento dos Autógrafos Bíblicos nos aspectos de tempo, espaço, língua e cultura.

   O estudo dos princípios e procedimentos básicos para interpretar a BÍBLIA de maneira fiel e precisa chama-se Hermenêutica Bíblica. A tarefa dessa disciplina é compreender o que pretenderam comunicar os escritores humanos e o Autor Divino da ESCRITURA, bem como a maneira correta de aplicar a Mensagem Bíblica à humanidade de nosso tempo.

   O objetivo principal de quem interpreta a BÍBLIA é fazer a aplicação prática de cada passagem à sua própria vida. O intérprete tem de se preocupar em descobrir como fazer a aplicação pessoal de cada passagem. Enfim, as ESCRITURAS devem ser vistas e aceitas como se estivessem sendo dirigidas pessoalmente ao intérprete. Elas são a Viva e Ativa PALAVRA de DEUS falando à alma.

   Esta Temporada trata primeiro dos princípios fundamentais e das diretrizes necessárias ao entendimento da ESCRITURA, seguidos de um breve histórico da Hermenêutica Bíblica.    

                         

                       Interpretando a PALAVRA de DEUS 

    A.  Revelação-Inspiração-Iluminação

    A Doutrina da Revelação-Inspiração é fundamental para todo o empreendimento da interpretação bíblica (ver Revelação/Inspiração, especialmente IV e V). De acordo com o registro bíblico, Deus concedeu aos profetas uma revelação de Sua pessoa e vontade em declarações específicas da verdade (Hebreus 1:1). Pela inspiração do Espírito, capacitou Seus profetas a comunicar a revelação divina como a fidedigna e autorizada Palavra de Deus (2Timóteo 3:15, 16; 2 Pedro 1:19-21).

  O mesmo Espírito que inspirou os profetas foi prometido para iluminar a mente daqueles que procuram entender o significado da revelação divina (João 14:26; 1 Coríntios 2:10-14).

    B.  A Necessidade de Interpretação

    A Mensagem da BÍBLIA não é secreta nem obscura, a ponto de exigir alguma chave esotérica externa para desvendar-lhe os mistérios. A ESCRITURA foi dada por DEUS como uma revelação para toda a humanidade.

   Seres humanos finitos, porém, são incapazes, por sua própria conta, de compreender a mente do Ser Infinito (Jó 11:7-9, Isaías 55:8, 9, Eclesiastes 3:11, Romanos 11:33, 34). Além disso, o pecado endureceu o entendimento da mente e do coração dos seres humanos (Romanos 1:21; Efésios 4:18; João 9:39-41), de modo que são incapazes de, por iniciativa própria, interpretar corretamente a PALAVRA de DEUS. Por causa desse problema humano de compreensão, DEUS forneceu na própria ESCRITURA as chaves que explicam seu significado, bem como o ESPÍRITO SANTO para guiar o estudante da Verdade Bíblica (João 16:13).

   Depois da ressurreição, o próprio JESUS, na estrada para Emaús, “expunha-lhes (diermēneuō, interpretava)” o que a Seu respeito constava de todas as ESCRITURAS” (Lucas 24:27).

   Já nos tempos do Antigo Testamento, os sacerdotes e levitas tinham a responsabilidade de ensinar a PALAVRA de DEUS ao povo (Levítico 10:11; Deuteronômio 33:10; Malaquias 2:7) e interpretar a Lei do SENHOR em diferentes situações (Deuteronômio 17:8-11; Ezequiel 44:23, 24). Nos dias de Esdras e Neemias, os levitas “leram no livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, e entenderam o sentido daquilo que se lia” (Neemias 8:8). Isso significava traduzir do hebraico para o aramaico, língua mais familiar, e explicar o significado das palavras e leis herdadas do exílio.

   É bastante claro e evidente no NT que interpretar a ESCRITURA é tarefa de todos os crentes, e muitos deles são chamados de mestres (ver Atos 17:11; Efésios 3:18, 19; 5:10, 17). Filipe interpreta o significado de Isaías 53 para o eunuco etíope (Atos 8:30, 31). O apóstolo Paulo instrui Timóteo a se certificar de que “manuseia bem” (orthotomeō, “cortar corretamente”) ou “manuseia corretamente” (NASB) a Palavra de Deus (2 Timóteo 2:15).

   Em 2 Coríntios 2:17, Paulo afirma não ser igual a muitos que “falsificam” (ARC) a PALAVRA de DEUS. A palavra grega usada aqui é kapeleuō, “mascatear”, em alusão aos mascates, que se utilizavam de truques tão enganosos que o termo veio a significar “falsificar”, em algumas versões. A existência desses falsificadores e corruptores da PALAVRA aponta para a necessidade de interpretação cuidadosa.

   Interpretar as ESCRITURAS atualmente tornou-se uma necessidade devido à nossa distância cultural em relação ao tempo em que a BÍBLIA foi escrita. O texto Bíblico se encerrou há quase 2 mil anos. Muitos de nós vivemos geograficamente muito distantes do lugar em que a BÍBLIA foi escrita. Mesmo os habitantes atuais do Oriente Médio têm uma nova cultura muito diferente daquela dos tempos Bíblicos.

   Línguas diferentes — como hebraico, aramaico e grego bíblicos — exigem tradução e interpretação. Diferentes costumes sociais; diferentes estruturas civis, militares e políticas; diferentes condições econômicas e tecnológicas; diferentes padrões de pensamento — todas essas coisas requerem um processo hermenêutico.

    C. Hermenêutica: Definição e Abrangência

   O termo grego traduzido por “expor”, em Lucas 24:27, diermēneuō (dia + hermeneuō), relacionado com a palavra portuguesa “hermenêutica”. Hermenêutica significa a ciência da interpretação. A hermenêutica bíblica é o estudo dos princípios e procedimentos usados para descobrir o significado da PALAVRA de DEUS.

   A partir de dados Bíblicos, podemos deduzir três tarefas principais da hermenêutica Bíblica:

   (1) entender o que os autores humanos da ESCRITURA pretendiam transmitir a seus ouvintes ou leitores (ver Atos 2:25-31);

   (2) compreender o que o AUTOR DIVINO pretende comunicar através das PALAVRAS da ESCRITURA, o que nem sempre é inteiramente compreendido pelo escritor humano ou por seus contemporâneos (1 Pedro 1:10-12)

  (3) aprender como comunicar e aplicar aos seres humanos de hoje tanto a forma como o conteúdo da Mensagem Bíblica (ver Mateus 5:17- 48; 1 Pedro 1:15, 16)


            

   Se você perdeu algum dos Estudos da 2ª Temporada segue abaixo os links, Bons Estudos!











TEOLOGIA - A Forma Humana da ESCRITURA (Estudo 011/ 2ª Temporada)


TEOLOGIA - "O Caráter Divinamente Inspirado da

ESCRITURA Parte ½" (Estudo 012/ 2ª Temporada)


TEOLOGIA - "A Viva Voz de DEUS" (Estudo 014/ 2ª Temporada)





                           

                                  igrejas.adventistas.org 

                                                             #NovoTempo    

                                              

                          Blog É DESSE JEITO!        


   
                                    
                Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                       "Assim Diz o SENHOR"