Porquanto o que de Deus se pode conhecer é
manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos
invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria
divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo
percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso,
indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como
Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios
raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por
sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança
da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
Embora, na maioria das vezes, se empregue a linguagem
revelacional com relação a pessoas, a BÍBLIA também se serve dessa linguagem
com referência a fenômenos do mundo natural. Frases como “os céus proclamam a
glória de DEUS”(Salmos 19: 1) mostram que DEUS Se revela através das obras
criadas. Diferentes termos têm sido usados para designar esse conceito; porém,
o mais comum deles talvez seja “Revelação Geral”.
A BÍBLIA não
somente fala sobre uma revelação por meio da natureza (Salmos 19: 1-4; Romanos1: 19-23), como também chama a atenção para uma percepção interna de DEUS na
consciência humana. O autor de Eclesiastes afirma que DEUS “pôs a eternidade no
coração do homem” (Eclesiastes 3: 11), enquanto o Apóstolo Paulo fala de
gentios que “mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes
também a consciência” (Romanos 2: 15). A responsabilidade moral, ou seja, a
percepção universal do bem e do mal, do certo e do errado, tem sido vista como
uma manifestação de DEUS na consciência humana.
Podemos definir
Revelação Geral como a Revelação Divina de caráter universal, acessível a todos
os seres humanos em todos os lugares, pela qual eles entendem que DEUS é
CRIADOR, MANTENEDOR e SENHOR de todo o Universo. No que diz respeito à
humanidade, essa Revelação Geral é tanto externa quanto interna. É também
inescapável. Não importa aonde possamos ir, somos sempre confrontados com as
obras das Mãos de DEUS e, em última análise, com a Presença de DEUS, pois, conforme
Paulo proclamou aos filósofos atenienses: “NELE vivemos, e nos movemos, e
existimos”(Atos 17: 28/PALAVRA de DEUS).
Diversas
questões têm sido levantadas a respeito da Revelação Geral. Uma, que é crucial,
é se a Revelação Geral fornece os elementos necessários para um conhecimento
racional de DEUS, uma teologia natural. Que conceito de DEUS se deduz a partir
da universal presença do mal, do sofrimento, da deterioração, da destruição e
da morte? Outra questão vital, especialmente no contexto de um crescente e
articulado pluralismo religioso, é se a Revelação Geral provê um conhecimento
salvífico de DEUS. Podem seguidores de qualquer religião ou visão de mundo
chegar ao Conhecimento de DEUS, fora da tradição judaico-cristã? Se for assim,
são necessárias as missões? Revelou-Se DEUS universalmente, assim que cada
religião conduz ao Conhecimento Divino necessário à Salvação?
Para tratar dessas questões, é preciso
reconhecer a situação na qual se encontra a família humana. De acordo com a
BÍBLIA, no fim da Criação, “viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que era muito
bom” (Gênesis 1: 31). Esse “Muito Bom” incluía o primeiro casal humano, a quem
DEUS havia criado à Sua Própria Imagem e Semelhança. Neles não havia
imperfeição – espiritual, moral ou física. Nas Palavras de Eclesiastes 7: 29: “DEUS
fez o homem reto.” Essa perfeição, infelizmente, não demorou muito. Conforme
Gênesis 3, Adão e Eva duvidaram e desobedeceram. Terríveis foram as
consequências. A vergonha e o medo tomaram o lugar do Amor e do Respeito.
Esmagado pelo senso de culpa, o casal se escondeu, evitando a companhia do
CRIADOR. Desde então, o mal, o sofrimento e a morte entre os seres humanos são
a dura realidade, a qual não se pode negar e da qual não se pode fugir. O mundo
não é mais “Muito Bom”. Para Paulo, “toda a Criação, a um só tempo, geme”
(Romanos 8: 22). Os seres humanos estão “sujeitos à escravidão por toda a vida”
(Hebreus 2: 15). Alienadas de DEUS, as pessoas sentem dificuldade em receber e
interpretar a Revelação Divina. Acham mais difícil ainda reagir com Amor e Fé a
essa Revelação.
Este Glossário não pretende
fornecer informações novas ou mais preciosas. Visto que, em sua maior parte, os
termos são explicados no próprio texto, o objetivo principal do
"GLOSSÁRIO+" é servir de comodidade para o nosso leitor e lembrete
para a memória. As definições refletem os significados desses termos conforme
empregados nos artigos deste Blog!
(1)
Critica da Forma – Método de Estudo da BÍBLIA empregado para descobrir a
elaboração pré-literária (oral) por trás das diversas formas literárias dos
Estudos Bíblicos.
(2) Crítica
histórica– Tentativa de verificar a veracidade da ESCRITURA e compreender
seu significado com base nos princípios e procedimentos da ciência histórica
secular.
Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 1" do "EVANGELHO Segundo Marcos". Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":
1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" -Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.
2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos-O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.
3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.
4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.
5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"-Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.
6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito". São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".
7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito"é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.
“Assim Diz o
SENHOR"
1
Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
João Batista
2 Conforme está escrito na profecia de
Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o
teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor,
endireitai as suas veredas; 4apareceu João Batista no deserto, pregando
batismo de arrependimento para remissão de pecados. 5 Saíam a ter com ele toda
a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os
seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 6 As vestes de João eram
feitas de pelos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de
gafanhotos e mel silvestre.
João dá Testemunho de JESUS
7 E pregava, dizendo: Após mim vem
aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me,
desatar-lhe as correias das sandálias. 8 Eu vos tenho batizado com água; ele,
porém, vos batizará com o Espírito Santo.
O Batismo de JESUS
9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré
da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão. 10 Logo ao sair da água, viu
os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então, foi
ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
A tentação de JESUS
12 E logo o Espírito o impeliu para o
deserto, 13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava
com as feras, mas os anjos o serviam.
JESUS volta para a Galileia
14 Depois de João ter sido preso,
foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo
está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no
evangelho.
A vocação de discípulos
16 Caminhando junto ao mar da Galileia,
viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram
pescadores. 17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de
homens. 18 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 19 Pouco
mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no
barco consertando as redes. 20 E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu
pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.
A Cura de um endemoninhado em Cafarnaum
21 Depois, entraram em Cafarnaum, e,
logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. 22 Maravilhavam-se da sua
doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
23 Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo,
o qual bradou: 24 Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para
perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo:
Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o
violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto
de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade
ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 Então, correu célere
a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galileia.
A Cura da sogra de Pedro
29 E, saindo eles da sinagoga, foram,
com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão
achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então,
aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.
Muitas outras Curas
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a
Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à
porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também
expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem
ele era.
JESUS se retira para orar
35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu,
foi para um lugar deserto e ali orava. 36 Procuravam-no diligentemente Simão e
os que com ele estavam. 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam.
38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a
fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por
toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.
A Cura de um leproso
40 Aproximou-se dele um leproso
rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus,
profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica
limpo! 42 No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 43
Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu 44 e lhe disse: Olha,
não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua
purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. 45 Mas,
tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a
ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas
permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele.
1: 2 (Eis aí
envio diante da tua face o meu mensageiro...) CRUZ+ (Malaquias 3: 1).
1: 3 (voz que
clama no deserto...) CRUZ+ (Isaías 40: 3).
1: 4 (apareceu
João Batista no deserto...) CRUZ+ (Mateus 3: 1).
1: 5 (Saíam a
ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém...)
CRUZ+ (Mateus 3: 5).
1: 6 (As vestes
de João eram feitas de pelos de camelo...) CRUZ+ (Mateus 3: 4).
1: 7 (Após mim
vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de,
curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias) CRUZ+ (João 1: 27).
1: 1
Evangelho. Literalmente, “Boas-Novas”, normalmente em referência ao
relato oral de notícias positivas. Séculos mais tarde, tornou-se a designação
dos escritos que se concentram na história da vida e do ministério de JESUS.
Marcos usa o termo como uma declaração de que o conteúdo de seu livro era uma
boa notícia.
CRISTO. Da
palavra hebraica traduzida por “Messias” e do termo grego Christos, ambos com o
sentido de “o Ungido”.
Filho de DEUS. Marcos vai contra a
expectativa judaica de que o Messias seria um salvador humano. Deixa claro,
desde o princípio, que o Messias é Divino.
“NT+ de 1: 2, 3”
1:
2, 3 batismo de arrependimento. O batismo de convertidos
gentios era uma prática comum entre os judeus. No entanto, entre os essênios
(pequena comunidade de judeus que vivia perto do mar morto) o batismo estava
ligado ao arrependimento e à confissão de pecados. É significativo o fato de
tantos judeus da Judeia e de Jerusalém serem batizados por João,
arrependendo-se e confessando seus pecados.
1: 6
pelos de camelo. As roupas de João se assemelhavam às de Elias
(2 Reis 1: 8) e de outros profetas antigos que usavam vestes de pelos rústicas
(Zacarias 13: 4).Gafanhotos e mel
silvestre(ver “NT+ de 3: 4” em Mateus).
“NT+ de 1: 10”
1:
10 o Espírito descendo. O Batismo de JESUS sinalizou uma nova
dimensão para esse rito: o Batismo do ESPÍRITO. A descida do ESPÍRITO é um ato
simbólico da ordenação ao ministério. O batismo cristão envolve a água e o
ESPÍRITO. A água representa a purificação dos pecados, e o recebimento do
ESPÍRITO significa separação e derramamento de poder para ministrar.
“NT+ de 1: 12”
1:
12 logo. Característica distintiva do estilo de Marcos: este
advérbio é usado 31 vezes. Trata-se de um termo chave para sua narrativa de
ritmo acelerado. A primeira parte do Evangelho prossegue com rapidez até chegar
ao clímax: o sofrimento de JESUS na segunda parte.
“NT+ de 1: 13”
1:
13 tentado. A palavra grega pode ser traduzida por
“testar” ou “tentar”. Neste caso, Marcos quer destacar o aspecto de “fazer um
teste”, em vez de “induzir a pecar”. Todos os outros usos da palavra no
Evangelho parecem ter o primeiro sentido (8: 11; 10: 2; 12: 15). feras. Marcos menciona os animais
selvagens e satanás no deserto, bem como o ministério dos Anjos, a fim de enfatizar a luta cósmica que JESUS enfrentaria ao
longo de todo o seu ministério, envolvendo poderes celestiais, demoníacos e
terrenos.
“NT+ de 1: 15”
1:
15 o reino [...] está próximo. O tempo verbal grego usado
neste versículo tem o objetivo de expressar o fato de que o reino, no sentido
da presença real de DEUS, havia chegado com o ministério de JESUS e as
consequências dessa chegada continuariam ao longo de seu ministério.
“NT+ de 1: 17”
1:
17 Vinde após mim. O principal foco de Marcos é o discipulado. O
primeiro ato do ministério de JESUS foi chamar pessoas comuns para deixar a
rotina normal e se dedicar ativamente à obra.
“NT+ de 1: 21”
1: 21 na sinagoga. Durante
o cativeiro babilônico, os judeus instituíram a sinagoga como um centro do
judaísmo nas comunidades locais. Onde tivesse no mínimo dez homens, uma
sinagoga podia ser criada. Além de ser um centro comunitário (ver Tiago 2: 2),
era ali que ocorriam as reuniões aos sábados. JESUS adorava regularmente na
sinagoga aos sábados.
“NT+ de 1: 22”
1: 22 escribas. Os
intérpretes autorizados da tradição oral das leis bíblicas. Sua função era mais
parecida com a de advogados do que de secretários (ver 8: 31).
“NT+ de 1: 23”
1: 23 espírito imundo. Nos
milagres iniciais, Marcos enfatiza a autoridade de JESUS sobre poderes
demoníacos.
“NT+ de 1: 25-27”
1: 25-27 O método de JESUS
para expulsar demônios diferia da prática popular, que envolvia uma invocação
complexa de muitos nomes de DEUS e de Profetas, além de várias fórmulas
preestabelecidas. O exorcismo de JESUS era simples, sem rituais, mas com
autoridade absoluta.
“NT+ de 1: 31”
1: 31 passando ela a servi-los. O
primeiro milagre de cura envolveu uma mulher que respondeu ao toque de JESUS
por meio do “serviço”, mesma palavra grega usada para os Anjos, que também
“serviram” a JESUS (v.13). Em Marcos, o modelo de um verdadeiro discípulo é o
serviço humilde, demonstrado na vida e no ministério de JESUS e de várias
pessoas (12: 41-44; 14: 3-9; 15: 40, 41; 16: 1).
“NT+ de 1: 40”
1: 40 leproso. Não
necessariamente a hanseníase. A palavra se aplica a uma série de doenças de
pele (ver Mateus “NT+ de 8: 2”).
“NT+ de 1: 41”
1: 41 tocou-o. A
lei proibia tocar ou ter qualquer tipo de contato com um leproso (Levítico 13).
A compaixão de JESUS pelos sofredores superava as exigências cerimoniais da
lei.
1:
32 ao cair do sol. As pessoas esperavam o sábado terminar no
pôr-do-sol para levar os doentes (sobre a hora do início e do fim do Sábado,
ver Levítico 23: 32; acerca de CRISTO e o Sábado, ver Marcos 2: 28).
Você Receberá no Conforto de Seu Lar de Maneira Totalmente Gratuita!
Apocalipse
Este Curso
possui 18 lições abrangendo os 22 capítulos do livro do Apocalipse. Através do
princípio bíblico de interpretação profética, que utiliza a Bíblia como sua
própria intérprete, você descobrirá como serão os eventos finais da história e
o plano de Deus para sua vida. Comece seu estudo agora!
Clique na Imagem
abaixo e você será redirecionado (a) à página de preenchimento de seus dados,
para que você receba este incrível CURSO BÍBLICO TOTALMENTE GRÁTIS, no conforto
de seu lar. Bons Estudos!
Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre
uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro: