Porquanto o que de Deus se pode conhecer é
manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Porque os atributos
invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria
divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo
percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso,
indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como
Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios
raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por
sábios, tornaram-se loucos e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança
da imagem de homem corruptível, bem como de aves, quadrúpedes e répteis.
Embora, na maioria das vezes, se empregue a linguagem
revelacional com relação a pessoas, a BÍBLIA também se serve dessa linguagem
com referência a fenômenos do mundo natural. Frases como “os céus proclamam a
glória de DEUS”(Salmos 19: 1) mostram que DEUS Se revela através das obras
criadas. Diferentes termos têm sido usados para designar esse conceito; porém,
o mais comum deles talvez seja “Revelação Geral”.
A BÍBLIA não
somente fala sobre uma revelação por meio da natureza (Salmos 19: 1-4; Romanos1: 19-23), como também chama a atenção para uma percepção interna de DEUS na
consciência humana. O autor de Eclesiastes afirma que DEUS “pôs a eternidade no
coração do homem” (Eclesiastes 3: 11), enquanto o Apóstolo Paulo fala de
gentios que “mostram a norma da lei gravada no seu coração, testemunhando-lhes
também a consciência” (Romanos 2: 15). A responsabilidade moral, ou seja, a
percepção universal do bem e do mal, do certo e do errado, tem sido vista como
uma manifestação de DEUS na consciência humana.
Podemos definir
Revelação Geral como a Revelação Divina de caráter universal, acessível a todos
os seres humanos em todos os lugares, pela qual eles entendem que DEUS é
CRIADOR, MANTENEDOR e SENHOR de todo o Universo. No que diz respeito à
humanidade, essa Revelação Geral é tanto externa quanto interna. É também
inescapável. Não importa aonde possamos ir, somos sempre confrontados com as
obras das Mãos de DEUS e, em última análise, com a Presença de DEUS, pois, conforme
Paulo proclamou aos filósofos atenienses: “NELE vivemos, e nos movemos, e
existimos”(Atos 17: 28/PALAVRA de DEUS).
Diversas
questões têm sido levantadas a respeito da Revelação Geral. Uma, que é crucial,
é se a Revelação Geral fornece os elementos necessários para um conhecimento
racional de DEUS, uma teologia natural. Que conceito de DEUS se deduz a partir
da universal presença do mal, do sofrimento, da deterioração, da destruição e
da morte? Outra questão vital, especialmente no contexto de um crescente e
articulado pluralismo religioso, é se a Revelação Geral provê um conhecimento
salvífico de DEUS. Podem seguidores de qualquer religião ou visão de mundo
chegar ao Conhecimento de DEUS, fora da tradição judaico-cristã? Se for assim,
são necessárias as missões? Revelou-Se DEUS universalmente, assim que cada
religião conduz ao Conhecimento Divino necessário à Salvação?
Para tratar dessas questões, é preciso
reconhecer a situação na qual se encontra a família humana. De acordo com a
BÍBLIA, no fim da Criação, “viu DEUS tudo quanto fizera, e eis que era muito
bom” (Gênesis 1: 31). Esse “Muito Bom” incluía o primeiro casal humano, a quem
DEUS havia criado à Sua Própria Imagem e Semelhança. Neles não havia
imperfeição – espiritual, moral ou física. Nas Palavras de Eclesiastes 7: 29: “DEUS
fez o homem reto.” Essa perfeição, infelizmente, não demorou muito. Conforme
Gênesis 3, Adão e Eva duvidaram e desobedeceram. Terríveis foram as
consequências. A vergonha e o medo tomaram o lugar do Amor e do Respeito.
Esmagado pelo senso de culpa, o casal se escondeu, evitando a companhia do
CRIADOR. Desde então, o mal, o sofrimento e a morte entre os seres humanos são
a dura realidade, a qual não se pode negar e da qual não se pode fugir. O mundo
não é mais “Muito Bom”. Para Paulo, “toda a Criação, a um só tempo, geme”
(Romanos 8: 22). Os seres humanos estão “sujeitos à escravidão por toda a vida”
(Hebreus 2: 15). Alienadas de DEUS, as pessoas sentem dificuldade em receber e
interpretar a Revelação Divina. Acham mais difícil ainda reagir com Amor e Fé a
essa Revelação.
Este Glossário não pretende
fornecer informações novas ou mais preciosas. Visto que, em sua maior parte, os
termos são explicados no próprio texto, o objetivo principal do
"GLOSSÁRIO+" é servir de comodidade para o nosso leitor e lembrete
para a memória. As definições refletem os significados desses termos conforme
empregados nos artigos deste Blog!
(1)
Critica da Forma – Método de Estudo da BÍBLIA empregado para descobrir a
elaboração pré-literária (oral) por trás das diversas formas literárias dos
Estudos Bíblicos.
(2) Crítica
histórica– Tentativa de verificar a veracidade da ESCRITURA e compreender
seu significado com base nos princípios e procedimentos da ciência histórica
secular.
Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 1" do "EVANGELHO Segundo Marcos". Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":
1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" -Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.
2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos-O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.
3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.
4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.
5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"-Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.
6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito". São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".
7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito"é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.
“Assim Diz o
SENHOR"
1
Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus.
João Batista
2 Conforme está escrito na profecia de
Isaías: Eis aí envio diante da tua face o meu mensageiro, o qual preparará o
teu caminho; 3 voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor,
endireitai as suas veredas; 4apareceu João Batista no deserto, pregando
batismo de arrependimento para remissão de pecados. 5 Saíam a ter com ele toda
a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém; e, confessando os
seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão. 6 As vestes de João eram
feitas de pelos de camelo; ele trazia um cinto de couro e se alimentava de
gafanhotos e mel silvestre.
João dá Testemunho de JESUS
7 E pregava, dizendo: Após mim vem
aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de, curvando-me,
desatar-lhe as correias das sandálias. 8 Eu vos tenho batizado com água; ele,
porém, vos batizará com o Espírito Santo.
O Batismo de JESUS
9 Naqueles dias, veio Jesus de Nazaré
da Galileia e por João foi batizado no rio Jordão. 10 Logo ao sair da água, viu
os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. 11 Então, foi
ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.
A tentação de JESUS
12 E logo o Espírito o impeliu para o
deserto, 13 onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava
com as feras, mas os anjos o serviam.
JESUS volta para a Galileia
14 Depois de João ter sido preso,
foi Jesus para a Galileia, pregando o evangelho de Deus, 15 dizendo: O tempo
está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no
evangelho.
A vocação de discípulos
16 Caminhando junto ao mar da Galileia,
viu os irmãos Simão e André, que lançavam a rede ao mar, porque eram
pescadores. 17 Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de
homens. 18 Então, eles deixaram imediatamente as redes e o seguiram. 19 Pouco
mais adiante, viu Tiago, filho de Zebedeu, e João, seu irmão, que estavam no
barco consertando as redes. 20 E logo os chamou. Deixando eles no barco a seu
pai Zebedeu com os empregados, seguiram após Jesus.
A Cura de um endemoninhado em Cafarnaum
21 Depois, entraram em Cafarnaum, e,
logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. 22 Maravilhavam-se da sua
doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
23 Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo,
o qual bradou: 24 Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para
perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! 25 Mas Jesus o repreendeu, dizendo:
Cala-te e sai desse homem. 26 Então, o espírito imundo, agitando-o
violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. 27 Todos se admiraram, a ponto
de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade
ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! 28 Então, correu célere
a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galileia.
A Cura da sogra de Pedro
29 E, saindo eles da sinagoga, foram,
com Tiago e João, diretamente para a casa de Simão e André. 30 A sogra de Simão
achava-se acamada, com febre; e logo lhe falaram a respeito dela. 31 Então,
aproximando-se, tomou-a pela mão; e a febre a deixou, passando ela a servi-los.
Muitas outras Curas
32 À tarde, ao cair do sol, trouxeram a
Jesus todos os enfermos e endemoninhados. 33 Toda a cidade estava reunida à
porta. 34 E ele curou muitos doentes de toda sorte de enfermidades; também
expeliu muitos demônios, não lhes permitindo que falassem, porque sabiam quem
ele era.
JESUS se retira para orar
35 Tendo-se levantado alta madrugada, saiu,
foi para um lugar deserto e ali orava. 36 Procuravam-no diligentemente Simão e
os que com ele estavam. 37 Tendo-o encontrado, lhe disseram: Todos te buscam.
38 Jesus, porém, lhes disse: Vamos a outros lugares, às povoações vizinhas, a
fim de que eu pregue também ali, pois para isso é que eu vim. 39 Então, foi por
toda a Galileia, pregando nas sinagogas deles e expelindo os demônios.
A Cura de um leproso
40 Aproximou-se dele um leproso
rogando-lhe, de joelhos: Se quiseres, podes purificar-me. 41 Jesus,
profundamente compadecido, estendeu a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero, fica
limpo! 42 No mesmo instante, lhe desapareceu a lepra, e ficou limpo. 43
Fazendo-lhe, então, veemente advertência, logo o despediu 44 e lhe disse: Olha,
não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua
purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo. 45 Mas,
tendo ele saído, entrou a propalar muitas coisas e a divulgar a notícia, a
ponto de não mais poder Jesus entrar publicamente em qualquer cidade, mas
permanecia fora, em lugares ermos; e de toda parte vinham ter com ele.
1: 2 (Eis aí
envio diante da tua face o meu mensageiro...) CRUZ+ (Malaquias 3: 1).
1: 3 (voz que
clama no deserto...) CRUZ+ (Isaías 40: 3).
1: 4 (apareceu
João Batista no deserto...) CRUZ+ (Mateus 3: 1).
1: 5 (Saíam a
ter com ele toda a província da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém...)
CRUZ+ (Mateus 3: 5).
1: 6 (As vestes
de João eram feitas de pelos de camelo...) CRUZ+ (Mateus 3: 4).
1: 7 (Após mim
vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de,
curvando-me, desatar-lhe as correias das sandálias) CRUZ+ (João 1: 27).
1: 1
Evangelho. Literalmente, “Boas-Novas”, normalmente em referência ao
relato oral de notícias positivas. Séculos mais tarde, tornou-se a designação
dos escritos que se concentram na história da vida e do ministério de JESUS.
Marcos usa o termo como uma declaração de que o conteúdo de seu livro era uma
boa notícia.
CRISTO. Da
palavra hebraica traduzida por “Messias” e do termo grego Christos, ambos com o
sentido de “o Ungido”.
Filho de DEUS. Marcos vai contra a
expectativa judaica de que o Messias seria um salvador humano. Deixa claro,
desde o princípio, que o Messias é Divino.
“NT+ de 1: 2, 3”
1:
2, 3 batismo de arrependimento. O batismo de convertidos
gentios era uma prática comum entre os judeus. No entanto, entre os essênios
(pequena comunidade de judeus que vivia perto do mar morto) o batismo estava
ligado ao arrependimento e à confissão de pecados. É significativo o fato de
tantos judeus da Judeia e de Jerusalém serem batizados por João,
arrependendo-se e confessando seus pecados.
1: 6
pelos de camelo. As roupas de João se assemelhavam às de Elias
(2 Reis 1: 8) e de outros profetas antigos que usavam vestes de pelos rústicas
(Zacarias 13: 4).Gafanhotos e mel
silvestre(ver “NT+ de 3: 4” em Mateus).
“NT+ de 1: 10”
1:
10 o Espírito descendo. O Batismo de JESUS sinalizou uma nova
dimensão para esse rito: o Batismo do ESPÍRITO. A descida do ESPÍRITO é um ato
simbólico da ordenação ao ministério. O batismo cristão envolve a água e o
ESPÍRITO. A água representa a purificação dos pecados, e o recebimento do
ESPÍRITO significa separação e derramamento de poder para ministrar.
“NT+ de 1: 12”
1:
12 logo. Característica distintiva do estilo de Marcos: este
advérbio é usado 31 vezes. Trata-se de um termo chave para sua narrativa de
ritmo acelerado. A primeira parte do Evangelho prossegue com rapidez até chegar
ao clímax: o sofrimento de JESUS na segunda parte.
“NT+ de 1: 13”
1:
13 tentado. A palavra grega pode ser traduzida por
“testar” ou “tentar”. Neste caso, Marcos quer destacar o aspecto de “fazer um
teste”, em vez de “induzir a pecar”. Todos os outros usos da palavra no
Evangelho parecem ter o primeiro sentido (8: 11; 10: 2; 12: 15). feras. Marcos menciona os animais
selvagens e satanás no deserto, bem como o ministério dos Anjos, a fim de enfatizar a luta cósmica que JESUS enfrentaria ao
longo de todo o seu ministério, envolvendo poderes celestiais, demoníacos e
terrenos.
“NT+ de 1: 15”
1:
15 o reino [...] está próximo. O tempo verbal grego usado
neste versículo tem o objetivo de expressar o fato de que o reino, no sentido
da presença real de DEUS, havia chegado com o ministério de JESUS e as
consequências dessa chegada continuariam ao longo de seu ministério.
“NT+ de 1: 17”
1:
17 Vinde após mim. O principal foco de Marcos é o discipulado. O
primeiro ato do ministério de JESUS foi chamar pessoas comuns para deixar a
rotina normal e se dedicar ativamente à obra.
“NT+ de 1: 21”
1: 21 na sinagoga. Durante
o cativeiro babilônico, os judeus instituíram a sinagoga como um centro do
judaísmo nas comunidades locais. Onde tivesse no mínimo dez homens, uma
sinagoga podia ser criada. Além de ser um centro comunitário (ver Tiago 2: 2),
era ali que ocorriam as reuniões aos sábados. JESUS adorava regularmente na
sinagoga aos sábados.
“NT+ de 1: 22”
1: 22 escribas. Os
intérpretes autorizados da tradição oral das leis bíblicas. Sua função era mais
parecida com a de advogados do que de secretários (ver 8: 31).
“NT+ de 1: 23”
1: 23 espírito imundo. Nos
milagres iniciais, Marcos enfatiza a autoridade de JESUS sobre poderes
demoníacos.
“NT+ de 1: 25-27”
1: 25-27 O método de JESUS
para expulsar demônios diferia da prática popular, que envolvia uma invocação
complexa de muitos nomes de DEUS e de Profetas, além de várias fórmulas
preestabelecidas. O exorcismo de JESUS era simples, sem rituais, mas com
autoridade absoluta.
“NT+ de 1: 31”
1: 31 passando ela a servi-los. O
primeiro milagre de cura envolveu uma mulher que respondeu ao toque de JESUS
por meio do “serviço”, mesma palavra grega usada para os Anjos, que também
“serviram” a JESUS (v.13). Em Marcos, o modelo de um verdadeiro discípulo é o
serviço humilde, demonstrado na vida e no ministério de JESUS e de várias
pessoas (12: 41-44; 14: 3-9; 15: 40, 41; 16: 1).
“NT+ de 1: 40”
1: 40 leproso. Não
necessariamente a hanseníase. A palavra se aplica a uma série de doenças de
pele (ver Mateus “NT+ de 8: 2”).
“NT+ de 1: 41”
1: 41 tocou-o. A
lei proibia tocar ou ter qualquer tipo de contato com um leproso (Levítico 13).
A compaixão de JESUS pelos sofredores superava as exigências cerimoniais da
lei.
1:
32 ao cair do sol. As pessoas esperavam o sábado terminar no
pôr-do-sol para levar os doentes (sobre a hora do início e do fim do Sábado,
ver Levítico 23: 32; acerca de CRISTO e o Sábado, ver Marcos 2: 28).