Falar de JESUS para outras pessoas é um
privilégio e nos enche de satisfação. E existem diferentes formas de fazer
isso: através das redes sociais, enviando mensagens de esperança, versos que
animam o coração de quem recebe, uma palavra na hora certa ou simplesmente
entregando um livro.
Conheça o livro:
DEUS adverte Seu povo acerca do que está por
vir, para que todos possam se preparar. Ele quer dar essa chance a você também.
Ele o fez. Essa advertência pode ser encontrada no Apocalipse, o último Livro
da BÍBLIA, no que é conhecido como a
Mensagem dos Três Anjos de Apocalipse 14. Quem são esses Anjos? Que
Mensagens são essas? Que Advertências elas dão a um mundo em crise? E, o mais
importante, que Esperança elas nos oferecem para um futuro não tão distante?
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questões no Livro "O ÚLTIMO CONVITE" com o autor Clifford Goldstein. Click na imagem abaixo e Baixe
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Rendei graças ao Senhor dos senhores, porque
a sua misericórdia dura para sempre; ao único que opera grandes maravilhas,
porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que com entendimento fez os
céus, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que estendeu a terra
sobre as águas, porque a sua misericórdia dura para sempre; àquele que fez os
grandes luminares, porque a sua misericórdia dura para sempre; o sol para
presidir o dia, porque a sua misericórdia dura para sempre; a lua e as estrelas
para presidirem a noite, porque a sua misericórdia dura para sempre...
Falando de
maneira geral, é possível distinguir três principais modalidades de Revelação
Geral: a Natureza, os Seres Humanos e a História. Embora as ESCRITURAS
autorizem essa distinção, os cristãos discordam sobre o grau de revelação que
cada um desses modos pode comunicar.
“Natureza”
Os Escritores Bíblicos
frequentemente se referem aos fenômenos da natureza como uma Revelação de DEUS
e de SEUS atributos. Todos os aspectos do Universo em que vivemos são
manifestações da Glória e da Sabedoria Divina. Diversos Salmos se referem a
DEUS como o Criador do Céu e da Terra, Mantenedor constante de todas as Suas
obras e Provedor das necessidades de todas as criaturas vivas, inclusive de
Seus filhos humanos (Salmos 8: 1-4; 19: 1-6; 33: 1-9; 104: 1-35; 136: 1-9).
Esses Salmos de louvor para a comunidade da fé mostram que as obras da Criação
constituem-se numa Revelação da Majestade de DEUS e de Seu amoroso cuidado.
Muitas outras porções do AT, especialmente em Jó e Isaías, transmitem a mesma
Mensagem. As perguntas desafiadoras de Isaías 40: 12-31 apontam para um Criador
e SENHOR Onipotente, não obstante bondoso.
JESUS
frequentemente dirigia a atenção de Seus ouvintes para as coisas da Natureza, a
fim de ilustrar Verdades Espirituais. As aves do céu e os lírios do campo
demonstram o cuidado de DEUS por Suas criações mais humildes, e JESUS indaga:
“Não valeis vós muito mais do que as aves?”(Mateus 6: 26). DEUS faz nascer o
sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos (Mateus 5: 44, 45).
Outras lições da Natureza incluem a árvore má que produz frutos maus – os falsos profetas
(Mateus 7: 15-20). Em harmonia com Gênesis 3, JESUS ensina que a Natureza
revela o conhecimento do bem e do mal.
Os fenômenos da
Natureza, porém, nos dão um quadro ambivalente do bem e do mal. Além disso,
como consequência do pecado, a Natureza às vezes age como instrumento do
castigo Divino. A maior “catástrofe natural” que se abateu sobre este mundo foi
a inundação mundial no tempo de Noé. De acordo com Gênesis 6-8, o dilúvio foi a
resposta de DEUS para a afrontosa maldade dos antediluvianos. A BÍBLIA
frequentemente apresenta as forças destrutivas no mundo natural como
manifestações da Ira Divina sobre o pecado (as dez pragas do Egito, Êxodo 7:1-12: 32; a seca devastadora no tempo de Acabe e Jezabel. 1Reis 17: 1; ou a
tempestade que ameaçava o barco no qual Jonas tentava fugir, Jonas 1: 1-16).
Todas são apresentadas como respostas Divina à rebelião, apostasia e
desobediência humana. E, embora as ESCRITURAS nos mostrem, em Jó 1 e 2, que
desastres naturais podem ser resultado de atividade satânica, em última análise
sempre se atribui a DEUS o seu controle básico. Acerca dos infortúnios que
sucederam a Jó, disse DEUS a Satanás: “[Tu me incitaste] contra ele, para o
consumir sem causa”(Jó 2: 3).
Paulo considera
a Natureza uma modalidade da Revelação Divina. DEUS, disse ele, é “claramente
percebido nas coisas que foram criadas” (Romanos 1: 20). De acordo com a
BÍBLIA, a Natureza mostra a Glória, a Sabedoria e o cuidado Divinos. Por outro
lado, na decadência, doença, desastre e morte tão prevalecentes neste mundo de
pecado, a Natureza também expõe as consequências da queda. Manifesta
diariamente o cuidado de DEUS, mas também apresenta claramente os castigos
Divinos sobre o pecado humano. É preciso ter em mente ambos os aspectos para
entender a questão da Teologia Natural.
Este Glossário não pretende fornecer informações novas ou
mais preciosas. Visto que, em sua maior parte, os termos são explicados no
próprio texto, o objetivo principal do "GLOSSÁRIO+" é servir de
comodidade para o nosso leitor e lembrete para a memória. As definições
refletem os significados desses termos conforme empregados nos artigos deste
Blog!
(1) Critica da
Forma – Método de Estudo da BÍBLIA empregado para descobrir a elaboração
pré-literária (oral) por trás das diversas formas literárias dos Estudos
Bíblicos.
(2) Crítica Histórica – Tentativa de verificar a veracidade da ESCRITURA e compreender seu
significado com base nos princípios e procedimentos da ciência histórica
secular.
(3) Crítica da Redação - Método de Estudo da BÍBLIA empregado para descobrir presumidas tradições anteriores usadas pelo redator na composição, por exemplo, dos Evangelhos.
Hoje é Santo Dia e assim sendo, de "Estudos+"! Onde estudaremos de uma Forma Detalhada, Tudo sobre a "Capítulo 2" do "EVANGELHO Segundo Marcos". Se ao final dessa Mensagem você se sentir Abençoado e querer ajudar o Projeto "Preceito por Preceito", e só Compartilhar essa Mensagem (Compartilhe 7+) com 7 pessoas que você queira ver felizes e SALVAS. Também venho através desse informativo esclarecer a respeito dos Recursos que estarão Disponíveis em cada "Estudo+Detalhado” deste Projeto, "Os EVANGELHOS":
1) É DESSE JEITO ! "Introduções+" -Cada Livro da BÍBLIA é prefaciado com uma introdução, na qual o leitor encontra informações sobre Autor, data, local de escrita, temas principais, mensagem, teologia, etc. Os diferentes gêneros de Livros da BÍBLIA sugerem naturalmente certa variação na ordem, na organização e no conteúdo do material nas diversas introduções aos Livros. Cada uma inclui um esboço do conteúdo do Livro.
2) É DESSE JEITO ! "Estilo+" de Parágrafos e Versículos-O Projeto "Preceito por Preceito", aplica uma Estrutura de Parágrafos e Versículos ao Texto Bíblico. A Estrutura foi concebida para se considerar uma porção de Versículos Interligados como um pensamento coerente --- o bloco construtor de uma narrativa ou ideia mais ampla. Os números dos Versículos permanecem no interior do Parágrafo. Essa Estrutura Ajuda o Leitor a Compreender o Sentido da Passagem Bíblica, sem desconsiderar o Valor Tradicional da Numeração em Versículos. A Tipografia Facilita a localização dos Números dos Versículos, os quais são formatados em negrito.
3) É DESSE JEITO ! "Títulos de Seções+"- Para Ajudar a reconhecer as rupturas naturais de pensamento ou da narrativa, identificando o Conteúdo das Passagens.
4) É DESSE JEITO ! "Áudio+" do Capítulo do Dia- Os Vídeos+ trarão em áudio, a narração do capítulo do dia, e Estudos Adicionais Especiais+, sobre o assunto do dia.
5) É DESSE JEITO! "Sistema de Referências Cruzadas (Cruz+)"-Os Estudos Detalhados "Preceito por Preceito" traz um rico Sistema de Referências Cruzadas. Elas Indicam um ou mais versículos da BÍBLIA que usam a mesma palavra de forma semelhante ou expressam um pensamento parecido. Esse Sistema não foi designado para ser completo e foi desenvolvido de acordo com a opinião dos Teólogos e Editores.
6) É DESSE JEITO ! "Nota+ de Estudo" (NT+)- As NT+ de Estudo são o Coração do Componente "Estudo+" deste Projeto, "Preceito por Preceito". São mais de 12 Mil Notas+ de Estudo (NT+) em Todo o Projeto, acomodadas nos Estudos Detalhados abaixo do Texto Bíblico correspondente. E serão facilmente reconhecidas pelos Sinais NT+. As NT+ Explicam, Definem, Esclarecem e Iluminam algum aspecto da Passagem Bíblica em questão. Às vezes, a NT+ Aborda o conteúdo de uma Passagem mais ampla das ESCRITURAS, que consiste de vários ou muitos versículos. A essas, podem se seguir NT+ referentes a conteúdos mais Específicos de cada Versículo que foi tratado de maneira coletiva na NT+ anterior. Quando a NT+ usa palavras exatas do Texto Bíblico, estas são formatadas em negrito e itálico. Equivalentes atuais para antigos pesos e medidas geralmente são mencionados nas "NT+ de Estudo". É importante frisar que ao Clicar em alguma NT+ vocês serão direcionados a "Estudos Extras+", e farão viagens incríveis no Conhecimento do nosso DEUS. Muitas vezes, as NT+ fazem Referência a outras Passagens da BÍBLIA. Em algumas situações, uma NT+ de Estudo pode fazer referência direta ao conteúdo de outra. Isso será indicado com clareza pela expressão "Ver NT+ Sobre".
7) É DESSE JEITO ! Sistema de Referências Conectadas (N7+): Uma característica única do Projeto "Preceito por Preceito"é o Sistema de Referências Conectadas (N7+) que destaca os Grandes Temas da BÍBLIA a fim de Facilitar o Estudo Temático. Qualquer Nota de Estudo que se referir a um dos Grandes Temas está marcado pelo ícone (N7+). Uma só Nota (N7+) pode abordar mais de um Tema. Ela conterá uma ou mais palavras em letras maiúsculas, por exemplo, SEGURANÇA, identificando o Tema Abordado.
"Assim Diz o SENHOR"
A
cura de um paralítico em Cafarnaum
2 Dias
depois, entrou Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em
casa.2 Muitos afluíram para ali, tantos que nem mesmo junto à porta eles
achavam lugar; e anunciava-lhes a palavra. 3 Alguns foram ter com ele,
conduzindo um paralítico, levado por quatro homens. 4 E, não podendo
aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o eirado no ponto
correspondente ao em que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito
em que jazia o doente. 5 Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os
teus pecados estão perdoados. 6 Mas alguns dos escribas estavam assentados ali
e arrazoavam em seu coração: 7 Por que
fala ele deste modo? Isto é blasfêmia! Quem pode perdoar pecados, senão um, que
é Deus? 8 E Jesus, percebendo logo por seu espírito que eles assim arrazoavam,
disse-lhes: Por que arrazoais sobre estas coisas em vosso coração? 9 Qual é
mais fácil? Dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados, ou dizer:
Levanta-te, toma o teu leito e anda? 10 Ora, para que saibais que o Filho do
Homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados - disse ao
paralítico: 11 Eu te mando: Levanta-te,
toma o teu leito e vai para tua casa. 12 Então, ele se levantou e, no mesmo
instante, tomando o leito, retirou-se à vista de todos, a ponto de se admirarem
todos e darem glória a Deus, dizendo: Jamais vimos coisa assim!
A
vocação de Levi
13 De novo, saiu Jesus para junto do
mar, e toda a multidão vinha ao seu encontro, e ele os ensinava. 14 Quando ia
passando, viu a Levi, filho de Alfeu, sentado na coletoria e disse-lhe:
Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.
JESUS
come com pecadores
15 Achando-se Jesus à mesa na
casa de Levi, estavam juntamente com ele e com seus discípulos muitos
publicanos e pecadores; porque estes eram em grande número e também o seguiam.
16 Os escribas dos fariseus, vendo-o comer em companhia dos pecadores e
publicanos, perguntavam aos discípulos dele: Por que come [e bebe] ele com os
publicanos e pecadores? 17 Tendo Jesus ouvido isto, respondeu-lhes: Os sãos não
precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores.
Do
jejum
18 Ora, os discípulos de João e os
fariseus estavam jejuando. Vieram alguns e lhe perguntaram: Por que motivo
jejuam os discípulos de João e os dos fariseus, mas os teus discípulos não
jejuam? 19 Respondeu-lhes Jesus: Podem, porventura, jejuar os convidados para o
casamento, enquanto o noivo está com eles? Durante o tempo em que estiver presente
o noivo, não podem jejuar. 20 Dias virão, contudo, em que lhes será tirado o noivo;
e, nesse tempo, jejuarão. 21 Ninguém costura remendo de pano novo em veste
velha; porque o remendo novo tira parte da veste velha, e fica maior a rotura.
22 Ninguém põe vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho romperá os
odres; e tanto se perde o vinho como os odres. Mas põe-se vinho novo em odres
novos.
JESUS
é SENHOR do Sábado
23 Ora, aconteceu atravessar Jesus, em
dia de sábado, as searas, e os discípulos, ao passarem, colhiam espigas. 24
Advertiram-no os fariseus: Vê! Por que fazem o que não é lícito aos sábados? 25
Mas ele lhes respondeu: Nunca lestes o que fez Davi, quando se viu em
necessidade e teve fome, ele e os seus companheiros? 26 Como entrou na Casa de
Deus, no tempo do sumo sacerdote Abiatar, e comeu os pães da proposição, os
quais não é lícito comer, senão aos sacerdotes, e deu também aos que estavam
com ele? 27 E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não
o homem por causa do sábado; 28 de sorte que o Filho do Homem é senhor também
do sábado.
(Marcos 2/PALAVRA de DEUS)
É DESSE JEITO! "Áudio+"
2: 1
(entrou
Jesus de novo em Cafarnaum, e logo correu que ele estava em casa)CRUZ+(Mateus 9: 1).
2: 28 (o Filho do
Homem é senhor também do sábado) CRUZ+ (Mateus 12: 8).
“NT+ de 2: 4”
2: 4 eirado. Os
eirados ou telhados típicos das casas do 1º século eram feitos de sapé e
argila, colocados entre tábuas de madeira que se estendiam de parede a parede.
Uma escada levava até o telhado, lugar usado, ás vezes, para descanso e
relaxamento.
“NT+ de 2: 5”
2: 5 os teus pecados estão perdoados.
Nesta ocasião, JESUS relacionou pecado e doença. Em João 9: 1-3, Ele negou que
o pecado e a enfermidade estivessem relacionados, no caso do homem cego de
nascença. As duas passagens sugerem que algumas doenças se devem a pecados
pessoais, mas não todas. Outras simplesmente acontecem por causa do mal
existente no mundo.
“NT+ de 2: 7”
2: 7 blasfêmia.
Para os judeus, nem mesmo o Messias vindouro poderia perdoar pecados, já que
aguardavam um ser humano da linhagem de Davi. Qualquer um que reivindicasse tal
prerrogativa estaria assumindo divindade de forma blasfema. Neste episódio,
JESUS demonstrou com toda Autoridade Seu Caráter Divino, por Palavras e Ações.
“NT+ de 2:
10”
2: 10 autoridade para perdoar pecados.
Embora o cristão possa anunciar que os pecados podem ser perdoados, somente
DEUS está apto a fazê-lo. Ao dizer ser capaz de perdoar pecados, JESUS afirma
Sua Divindade (ver “NT+ 1: 23” de Mateus).
“NT+ de 2: 14”
2: 14. Segue-me!Neste
versículo, CRISTO expande o chamado ao discipulado; incluindo até mesmo o
excluído cobrador de impostos. Primeiro foram pescadores humildes (1: 16-18);
então, ele chama um pecador notório aos olhos do povo. O chamado ao discipulado
supera posição social, gênero e imperfeição moral.
“NT+ de 2: 15”
2: 15 publicanos e pecadores.JESUS
é retratado em associação com pessoas imperfeitas nas esferas cerimonial e
moral. Por causa da interação entre os cobradores de impostos e o governo
romano, e também pela prática de extorsão ao próprio povo, os publicanos, além
de serem considerados cerimonialmente impuros eram colocados na mesma categoria
de assassinos e adúlteros. O termo “pecadores” incluía mais do que os
indivíduos com imperfeições morais. Qualquer um que não aderisse ao rígido
padrão de pureza era “pecador”. Portanto, todos os pobres e as pessoas comuns
eram classificados como “pecadores”. JESUS se relacionava com esses grupos e
foi a eles que chamou para serem discípulos.
“NT+ de 2: 16”
2: 16 fariseu.Partido
dentro do judaísmo que seguia, além dos livros do AT, as tradições orais que se
desenvolveram depois do cativeiro babilônico. Eles se esforçavam para guardar
com perfeição as 613 leis encontradas nos livros de Moisés. A perfeição
cerimonial era seu maior foco. Nem todos os fariseus eram hipócritas. Mas os
retratados nos Evangelhos eram segmentos hipócritas que se opunham a JESUS.
“NT+ de 2: 18”
2: 18 jejuando. A lei mosaica exigia
jejum somente no Dia da Expiação (Levítico 16: 29, 31; 23: 27-32; Números 29:7). Depois do cativeiro babilônico, passou a haver quatro dias de jejum por ano
(Zacarias 8: 19). No tempo de JESUS, a tradição havia estendido o jejum a todas
as segundas e quintas para aqueles que desejavam guardar a Lei de forma
perfeita.
“NT+ de 2: 22”
2: 22 odres.(ver “NT+ de 9: 17” do Evangelho Segundo
Mateus).
“NT+ de 2: 24”
2: 24 não é lícito aos Sábados.
(ver “NT+ de 12: 2” do Evangelho
Segundo Mateus).
“(N7+) de 2:
27, 28”
2: 27, 28 O Sábado foi estabelecido por
causa do homem. As tradições e exigências legais a respeito da guarda do
Sábado haviam se expandido até o 1º século e passaram a enfatizar a mecânica da
observação do dia santo. Nesse processo, se perdeu o propósito do Sábado: a
restauração física e espiritual. Em vez disso, o Sábado se transformou num
fardo. JESUS queria restaurar a dimensão festiva do Sábado como um presente de
DEUS para seus filhos, A passagem também ensina, de forma implícita, que o
Sétimo Dia não é uma mera instituição judaica, mas algo destinado a toda
humanidade, instaurado antes de os judeus existirem como uma nação específica
(sobre o propósito do SÁBADO, ver Gênesis 2: 1-3; Êxodo 20: 8-11; 31: 12-37). SENHOR [...] do Sábado. JESUS faz outra
reivindicação à Divindade (ver Marcos 2: 7) e uma afirmação implícita de que
foi Ele quem instituiu o Sábado na Criação (Gênesis 2: 1-3; Êxodo 20: 8-11). Ao
declarar ser o SENHOR do Sábado, JESUS também afirma que este é o Dia Dele.
Portanto, o Sétimo Dia, o Sábado é o único “Dia do SENHOR” (conferir também
Mateus 12: 8; Apocalipse 1: 10).