PROJETO TEOLOGANDO:
Aprendendo TEOLOGIA Estudando!
O crescimento, junto com as dores que o acompanham,
assinalou o processo de maturidade. O número de membros da Igreja Adventista do
Sétimo Dia passou de 5.440 membros em 1870 para 10.163.414 em 1998, e mais de
16 milhões em 2010. Em 1900, somente 17% dos membros da Igreja viviam fora da
América do Norte. A partir de 1998, 91,23% do total de membros viviam em países
fora da América do Norte. Apesar disso, 81,82% de todos os obreiros
evangelistas Adventistas do Sétimo Dia trabalhavam em outras divisões que não a
da América do Norte.
O programa
adventista de missões, iniciado em 1874 com o envio de J. N. Andrews à Suíça,
recebeu grande impulso durante a presidência de A. G. Daniells (1901-1922).
Acreditava-se que voluntários norte-americanos, bem municiados de literatura,
podiam realizar trabalho missionário na pátria, para que os pastores e o dízimo
para sustenta-los pudessem ser enviados para o estrangeiro. Somente em 1902 –
quando havia menos de 60 mil membros nos Estados Unidos – 60 missionários e
suas respectivas famílias deixaram o país. Concentraram seus esforços
primeiramente na Inglaterra, Alemanha e Austrália, países que podiam também,
por sua vez, enviar missionários. Por meio dos relatórios missionários da
Escola Sabatina, a Igreja se mantinha informada sobre os progressos obtidos em
terras distantes.
A obra
missionária flui hoje em muitas direções. Os missionários já não são todos
enviados da América do Norte, da Europa e da Austrália. Em 1960, por exemplo, a
América do Norte enviou 156 novos missionários, em comparação com 114 que
deixaram seus lares em outras divisões que não a norte-americana. Em 1988, 1071
obreiros trabalhavam para a Igreja em outras divisões que não as suas próprias.
Os Missionários Adventistas do Sétimo Dia saem de toda parte e vão a toda
parte. Filipinos administram instituições da Igreja na África; argentinos
praticam medicina missionária no Nepal; um indiano edita um periódico
adventista nos Estados Unidos; um ganense presta serviços na Associação Geral;
professores de quase 20 nações ensinam no Seminário Teológico da Andrews
University. Além desses obreiros
interdivisão, muitos outros trabalham em nações vizinhas ou até em regiões
diferentes do seu próprio país.
A Igreja utiliza muitos e variados métodos para alcançar as pessoas com a Mensagem do EVANGELHO. Esses podem ser tão discretos como uma visita ao vizinho ou tão públicos quanto uma campanha evangelística assistida por milhares de ouvintes. Alguns dos métodos ou movimentos mais espetaculares são:
1.
Publicações
A
importância da obra de publicação para os primeiros adventistas já foi
comentada. Tratados, folhetos e periódicos eram os veículos da “VERDADE
PRESENTE” conforme descoberta pelos pioneiros.
Cumpre destacar também a importância da página impressa na propagação do Adventismo ao redor do mundo. A primeira publicação estrangeira a sair do prelo. Em 1876, em Basileia, na Suíça, foi a revista francesa Les Signes des Temps. Foram livros e periódicos os meios que levaram a muitas terras as primeiras Boas-Novas do Adventismo.
2.
Rádio
e Televisão
Em 1926, o
evangelista adventista H. M. S. Richards estreou no rádio, produzindo programas
radiofônicos ocasionais em estações da região central da Califórnia. Convencido
de que podia alcançar milhões de pessoas por esse veículo, Richards iniciou em
1930 um programa semanal em Los Angeles. Em 1936, um quarteto masculino se
juntou a ele. Esse conjunto vocal recebeu, em 1937, o nome de King’s Heralds; e
o programa passou a se chamar Voice of Prophecy.
No dia 4 de
janeiro de 1942, o programa foi ouvido pela primeira vez em cadeia nacional.
Naquele mesmo ano a Voice of Prophecy fundou sua Escola Bíblica por
correspondência, matriculando mais de 2 mil ouvintes só no primeiro mês.
A Rádio
Adventista Mundial foi ao ar pela primeira vez em 1971, usando instalações
arrendadas em Portugal. Vinte e dois programas radiofônicos semanais utilizaram
13 línguas na primeira semana de transmissão. Surgiram depois outras estações:
Malta, 1975; Sri Lanka, 1976; Andorra, 1980; Gabão. África, 1983. Desde 1987, a
KSDA, da Rádio Adventista Mundial, em Guam, vem fazendo transmissões para a Ásia e o Pacífico. A programação
inclui mais do que a Voice of Prophecy. Reações favoráveis de diferentes partes
da China mostram que o EVANGELHO está sendo ouvido, independentemente das
barreiras nacionais.
Em 1950, William Fagal e sua equipe lançaram ao vivo nos Estados Unidos, a partir de uma estação de Nova York, Faith for Today, o primeiro programa religioso para televisão genuinamente nacional. Ao longo doa anos, Faith for Today tem oferecido a seus telespectadores Cursos Bíblicos, material de leitura e contato com pastores locais. Em 1973, C. D. Brooks iniciou Breath of Life, um programa de TV dirigido especificamente para afro-americanos, Música e pregação caracterizam esse programa. Atualmente, a Igreja opera outros meios de comunicação, com o Hope Channel (nos Estados Unidos) e a TV Novo Tempo (no Brasil).
3.
Lanchas
e Aviões Missionários
Em 1921, Leo
e Jessie Halliwell receberam o convite para trabalhar como missionários no
Brasil. Numa viagem de barco pelo Rio Amazonas, Halliwell ficou pasmo com o
isolamento, a pobreza e as doenças das populações ribeirinhas. Convenceu-se de
que o meio mais eficiente de alcançar as pessoas que moravam ao longo dos quase
65 mil quilômetros dos rios navegáveis da bacia amazônica era uma lancha ou um
pequeno barco. Os jovens adventistas das Américas do Norte e do Sul,
sensibilizados, contribuíram com fundos suficientes para a compra da lancha
missionária. Durante os 28 anos que se seguiram, o casal Halliwell viajou pelo Amazonas e seus
afluentes, cobrindo cerca de 19 mil quilômetros por ano, na lancha Luzeiro,
levando esperança e saúde aos moradores. Houve uma ocasião em que não menos de
7 barcos desta natureza cruzavam os rios da bacia amazônica. Ao longo dos anos,
os barcos mantiveram o mesmo nome. Antes de 1992, a contagem já subira para 23:
a Luzeiro XXIII operava a partir de Manaus.
Os aviões
missionários, que percorriam quilômetros de terreno inóspito em minutos,
entraram em cena depois da Segunda Guerra Mundial. Bornéu e África foram as
primeiras áreas a se beneficiar com esse serviço.
O programa de aviação missionária chegou a seu ponto máximo em 1981, quando se relatou a utilização de 32 aeroplanos. Antes de 1998, o programa havia enfraquecido a olhos vistos, principalmente por causa da abertura de estradas nas regiões isoladas, do aumento no custo das operações e da colocação de responsabilidade financeira da operação nas mãos dos campos locais, que dispõem de menos recursos financeiros do que as missões estrangeiras.
4.
Missão
Intencional
Com a
reorganização de 1901, a missão de alcançar o mundo todo, inclusive cristãos e
não cristãos, tornou-se uma prioridade. Desde 1950, a Igreja tem se dedicado
vigorosamente a um trabalho missionário sistemático em todas as partes do
mundo. Dedicou-se especial atenção às religiões não cristãs: mulçumanos,
hindus, budistas, judeus... Para alcançar os não alcançados, desenvolveram-se estratégias
missionárias intencionais.
Com o objetivo de criar uma consciência a respeito da magnitude da tarefa ainda por fazer, lançou-se, na assembleia da Associação Geral de 1990, a estratégia “Missão Global”. Essa campanha dividiu a população do mundo em 5 mil unidades geográficas de aproximadamente 1 milhão de habitantes. Havia na época cerca de 2.300 agrupamentos humanos sem qualquer presença adventista. A partir de agosto de 1999, o número de grupos não alcançados havia decaído para 1.700, a maioria deles na Ásia. Apesar disso, a Missão Global informou que, a cada dia, estavam sendo fundadas 4,5 novas congregações adventistas.
TEOLOGANDO - "Quem são os Adventistas do Sétimo Dia?" (Estudo 001).
TEOLOGIA - "O Movimento Milerita" (Estudo 002)
TEOLOGIA - "O Grande Desapontamento" (Estudo 003)
TEOLOGIA - "Os Primeiros Ensinos" (Estudo 004).
TEOLOGIA - "Primeiros Líderes" (Estudo 005/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "Tiago White" (Estudo 006/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "Ellen Gould (Harmon) White" (Estudo 007/1ª Temporada)
TEOLOGIA - "História da Primeira Fase do Adventismo" (Estudo 008/1ª Temporada)
Este
Glossário não pretende fornecer informações novas ou mais preciosas. Visto que,
em sua maior parte, os termos são explicados no próprio texto, o objetivo
principal do "GLOSSÁRIO+" é servir de comodidade para o nosso leitor
e lembrete para a memória. As definições refletem os significados desses termos
conforme empregados nos artigos deste Blog!
(01) ALTA CRÍTICA - Em sua acepção Teológica,
o termo se aplica à crítica histórica e literária da BÍBLIA. Essa crítica tem
que ver basicamente com as fontes e os gêneros literários das ESCRITURAS e com
questões de autoria.
(02) ANTROPOLOGIA - Do grego anthrõpos
"ser humano", e logos, "discurso". Na Teologia, é o estudo
da origem, natureza e destino do ser humano, em contraste com o estudo de DEUS
e dos Anjos.
(03) APÓCRIFOS - Coleção de livros e seções
de livros não contidos no cânones judaico e protestante, mas aceitos pela
igreja católica romana com o nome de deuterocanônicos.
(04) Aramaico – Língua semítica usada em
grande parte do Oriente Próximo desde a ascensão dos assírios e babilônicos ao
poder. Falado pelos judeus durante o exílio babilônico, o aramaico era idioma
nativo na Palestina no tempo de CRISTO.
(05)
Baixa Crítica - Outro nome para a crítica textual da BÍBLIA, isto é, o estudo
do Texto Bíblico para determinar, tanto quanto possível, o que realmente foi
escrito pelos autores inspirados.
(06) Binitarianismo – Crença de que há apenas
duas pessoas na Divindade, a saber: o Pai e o Filho.
(7) Cânon – Do grego kanôn, “vara de medir”.
Lista que serve como regra. Na linguagem cristã, o termo designa o conjunto dos
livros considerados inspirados, que compõem o Antigo e o Novo Testamento.
(8) Catolicismo romano – Fé, adoração e
prática dos cristãos em comunhão com o bispo de Roma.
(9) Crítica Bíblica – Estudo e análise
científica dos elementos humanos que entram na composição das ESCRITURAS.