História da Redenção - "Jacó e Esaú" (Mensagem+)

             

                                            "Assim Diz o SENHOR"
   Isaque Orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as Orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
                                      (Gênesis 25: 21/PALAVRA de DEUS)

   DEUS conhece o fim desde o princípio. Sabia, antes do nascimento de Jacó e Esaú, que caráter ambos iriam desenvolver. Sabia que Esaú não teria um coração obediente a ELE. Respondeu a aflita oração de Rebeca e informou-a de que teria dois filhos e o mais velho serviria o mais novo. Apresentou-lhe a história futura dos dois filhos, que eles seriam duas nações, uma maior do que a outra, e que o mais velho serviria o mais jovem. O primogênito era agraciado com vantagens peculiares e privilégios especiais, os quais não pertenciam a nenhum outro membro da família.

   Isaque amava Esaú mais do que a Jacó, porque Esaú lhe providenciava caça. Ele se agradava de seu espírito ousado e corajoso manifestado na caça aos animais selvagens. Jacó era o filho favorito da mãe, porque sua disposição era meiga e mais susceptível de fazê-la feliz. Jacó aprendera de sua mãe o que DEUS lhe tinha ensinado, que o mais velho devia servir o mais novo, e seu juvenil raciocínio levou-o a concluir que esta promessa não seria cumprida enquanto Esaú tivesse os privilégios conferidos ao primogênito. E quando Esaú voltou do campo, desfalecido pela fome, Jacó aproveitou a oportunidade para tornar a necessidade de Esaú a sua própria vantagem, e propôs alimentá-lo com um cozido se ele renunciasse a todos os títulos de sua primogenitura, e Esaú vendeu sua primogenitura a Jacó.

   Esaú tomou duas esposas idólatras, o que foi uma grande angústia para Isaque e Rebeca. Não obstante isto, Isaque amava Esaú mais do que a Jacó. Quando imaginou que estava perto da morte, pediu a Esaú que lhe preparasse um guisado de caça, para que pudesse abençoá-lo antes de morrer. Esaú não contou ao pai que tinha vendido os direitos de nascimento para Jacó e confirmado isto com um juramento. Rebeca ouviu as palavras de Isaque, e relembrou as palavras do SENHOR: “O mais velho servirá ao mais moço”, e ela sabia que Esaú tinha considerado levianamente sua primogenitura, vendendo-a a Jacó. Persuadiu a Jacó a enganar seu pai e pela fraude receber as bênçãos paternas, as quais pensava não pudessem ser obtidas de outra maneira. Jacó a princípio estava indisposto a praticar este engano, mas finalmente consentiu com os planos de sua mãe. Rebeca tinha conhecimento da parcialidade de Isaque para com Esaú, e estava convencida de que argumentos não mudariam o seu propósito. Em vez de confiar em DEUS, o Ordenador dos eventos, ela manifestou sua falta de fé persuadindo Jacó a ludibriar seu pai. O procedimento de Jacó nisto não foi aprovado por DEUS. Rebeca e Jacó deviam ter esperado que DEUS executasse SEUS próprios propósitos à Sua própria maneira, e em SEU próprio tempo, em vez de procurar cumprir os eventos preditos com a ajuda do engano.

   Se Esaú tivesse recebido a bênção de seu pai, que era conferida ao primogênito, sua prosperidade só poderia ter vindo de DEUS; e Ele tê-lo-ia abençoado com prosperidade ou atraído sobre ele adversidade, de acordo com seu procedimento. Se ele amasse e reverenciasse a DEUS, como o justo Abel, poderia ser aceito e abençoado por DEUS. Se, como o ímpio Caim, ele não tivesse respeito por DEUS nem por SEUS Mandamentos, mas seguisse sua própria conduta corrupta, não receberia a bênção de DEUS e seria rejeitado, como foi Caim. Se a conduta de Jacó fosse justa, se amasse e temesse a DEUS, seria Abençoado por DEUS, e a mão prosperadora de DEUS seria com ele, ainda que não obtivesse a bênção e os privilégios geralmente concedidos ao primogênito.

                                    Jacó no exílio

   Rebeca arrependeu-se amargamente do conselho errado que havia dado a Jacó, pois isto significou sua separação dela para sempre. Ele foi compelido a fugir para salvar sua vida da ira de Esaú, e sua mãe nunca mais voltou a ver-lhe o rosto. Isaque viveu muitos anos depois de ter abençoado a Jacó, e ficou convencido, pela conduta de Esaú e Jacó, que a bênção certamente pertencia a Jacó.

   Jacó não foi feliz em seus casamentos, embora suas esposas fossem irmãs. Ele formulou com Labão um contrato de casamento com sua filha Raquel, a quem amava. Depois de ter servido sete anos por Raquel, Labão o enganou e lhe deu Lia. Quando Jacó compreendeu o engano que tinha sido praticado contra ele, e que Lia tinha tido parte em enganá-lo, ele não pôde amá-la. Labão desejou reter os fiéis serviços de Jacó por maior espaço de tempo, então o enganou dando-lhe Lia em lugar de Raquel. Jacó reprovou Labão por sua leviandade com suas afeições, dando-lhe Lia a quem não amava. Labão persuadiu Jacó a não repudiar Lia, pois isto seria considerado uma grande desgraça, não somente para a esposa, mas para toda a família. Jacó foi colocado numa posição muito probante, mas decidiu ainda reter Lia, e também casar com sua irmã. Lia era amada com muito menos intensidade do que Raquel. Labão era egoísta em seus negócios com Jacó. Pensava unicamente em vantagens próprias do fiel labor de Jacó. Este teria deixado o astucioso Labão muito antes, mas temia encontrar-se com Esaú. Ouvia as queixas dos filhos de Labão, dizendo: “Jacó se apossou de tudo o que era de nosso pai; e do que era de nosso pai juntou ele toda essa riqueza. Jacó, por sua vez, reparou que o rosto de Labão não lhe era favorável, como anteriormente.” Jacó ficou angustiado. Não sabia para que lado se volver. Apresentou seu caso a DEUS e rogou pela direção DELE. O SENHOR misericordiosamente respondeu a sua angustiada oração. “E disse o SENHOR a Jacó: Torna à terra de teus pais, e à tua parentela; e EU serei contigo”.

“Então Jacó mandou vir Raquel e Lia ao campo, para junto de seu rebanho, e lhes disse: Vejo que o rosto de vosso pai não me é favorável como anteriormente; porém o DEUS de meu pai tem estado comigo. Vós mesmas sabeis que com todo empenho tenho servido a vosso pai; mas vosso pai me tem enganado, e por dez vezes me mudou o salário; porém DEUS não lhe permitiu que me fizesse mal nenhum.” Jacó relatou-lhes o sonho que DEUS lhe dera, para deixar Labão e ir à sua parentela. Raquel e Lia expressaram seu descontentamento pelo procedimento de seu pai. Quando Jacó lhes relatou seus enganos e propôs deixarem Labão, Raquel e Lia disseram: “Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso pai? Não nos considera ele como estrangeiras? pois nos vendeu, e consumiu tudo o que nos era devido. Porque toda a riqueza que DEUS tirou de nosso pai, é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o que DEUS te disse.”

                             O retorno a Canaã

   Na ausência de Labão, Jacó tomou sua família e tudo quanto tinha, e deixou Labão. Depois de ter prosseguido sua viagem por três dias, Labão soube que ele o deixara, e ficou muito irado. Seguiu após ele, determinado a fazê-lo voltar pela força. Porém, o SENHOR teve pena de Jacó, e quando Labão estava para alcançá-lo, deu-lhe um sonho para não falar bem nem mal a Jacó. Isto é, não devia forçá-lo a voltar, nem instar com ele mediante incentivos lisonjeiros.

    Quando Labão encontrou Jacó, perguntou porque ele havia fugido ocultamente e levado suas filhas como cativas tomadas pela espada. Disse Labão a Jacó: “Há poder em minhas mãos para vos fazer mal, mas o DEUS de vosso pai me falou, ontem à noite, e disse: Guarda-te, não fales a Jacó nem bem nem mal.” Jacó então expôs a Labão o procedimento ambicioso que tinha seguido em relação a ele, e que tinha buscado somente sua vantagem pessoal. Apelou para Labão quanto à integridade de sua própria conduta para com ele, e disse: “Nem te apresentei o que era despedaçado pelas feras; sofri o dano; da minha mão o requerias, assim o furtado de dia, como de noite. De maneira que eu andava, de dia consumido pelo calor, de noite pela geada; e o meu sono me fugia dos olhos.” Jacó disse: “Vinte anos permaneci em tua casa; catorze anos te servi por tuas duas filhas, e seis anos por teu rebanho; dez vezes me mudaste o salário. Se não fora o DEUS de meu pai, o DEUS de Abraão, e o Temor de Isaque, por certo me despedirias agora de mãos vazias. DEUS me atendeu ao sofrimento, e ao trabalho das minhas mãos, e te repreendeu ontem à noite.”

   Labão, então assegurou a Jacó que tinha interesse por suas filhas e seus filhos, e não podia prejudicá-los. Propôs fazer um concerto entre eles. Disse Labão: “Vem, pois; e façamos aliança eu e tu, que sirva de testemunho entre mim e ti. Então Jacó tomou uma pedra, e a erigiu por coluna. E disse a seus irmãos: Ajuntai pedras. E tomaram pedras, e fizeram um montão, ao lado do qual comeram.”

   Disse Labão: “Vigie o SENHOR entre mim e ti, e nos julgue quando estivermos separados um do outro: Se maltratares as minhas filhas, e tomares outras mulheres além delas, não estando ninguém conosco; atenta que DEUS é testemunha entre mim e ti.”. Jacó fez um solene concerto diante do SENHOR de que não tomaria outras esposas. “Disse mais Labão a Jacó: Eis aqui este montão, e esta coluna que levantei entre mim e ti. Seja o montão testemunha, e seja a coluna testemunha de que para mal não passarei o montão para lá, e tu não passarás o montão e a coluna para cá. O DEUS de Abraão, e o DEUS de Naor, o DEUS do pai deles julgue entrenós. E jurou Jacó pelo Temor de seu pai Isaque.”

   Ao seguir Jacó o seu caminho, os Anjos de Deus vieram ao seu encontro. Quando ele os viu disse: “Este é o acampamento de DEUS.” Ele viu os Anjos de DEUS em sonho, acampados ao seu redor. Jacó enviou uma humilde e conciliatória mensagem a seu irmão Esaú. “Voltaram os mensageiros a Jacó dizendo: Fomos a teu irmão Esaú, também ele vem de caminho para se encontrar contigo, e quatrocentos homens com ele. Então Jacó teve medo e se perturbou; dividiu em dois bandos o povo que com ele estava, e os rebanhos, os bois e os camelos. Pois disse: Se vier Esaú a um bando e o ferir, o outro bando escapará.”

   “E orou Jacó: DEUS de meu pai Abraão, e DEUS de meu pai Isaque, ó SENHOR, que me disseste: Torna à tua terra, e à tua parentela, e te farei bem; sou indigno de todas as misericórdias e de toda a fidelidade, que tens usado para com teu servo; pois com apenas o meu cajado atravessei este Jordão; já agora sou dois bandos. Livra-me das mãos de meu irmão Esaú, porque eu o temo, para que não venha ele matar-me, e as mães com os filhos. E disseste: Certamente EU te farei bem, e dar-te-ei a descendência como a areia do mar, que, pela multidão, não se pode contar.”            

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TEOLOGIA - "O Crescimento da IGREJA" (Estudo 009/1ª Temporada)

                                  PROJETO TEOLOGANDO:

                    Aprendendo TEOLOGIA Estudando! 


                               "Assim Diz o SENHOR" 

O crescimento, junto com as dores que o acompanham, assinalou o processo de maturidade. O número de membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia passou de 5.440 membros em 1870 para 10.163.414 em 1998, e mais de 16 milhões em 2010. Em 1900, somente 17% dos membros da Igreja viviam fora da América do Norte. A partir de 1998, 91,23% do total de membros viviam em países fora da América do Norte. Apesar disso, 81,82% de todos os obreiros evangelistas Adventistas do Sétimo Dia trabalhavam em outras divisões que não a da América do Norte.

 O programa adventista de missões, iniciado em 1874 com o envio de J. N. Andrews à Suíça, recebeu grande impulso durante a presidência de A. G. Daniells (1901-1922). Acreditava-se que voluntários norte-americanos, bem municiados de literatura, podiam realizar trabalho missionário na pátria, para que os pastores e o dízimo para sustenta-los pudessem ser enviados para o estrangeiro. Somente em 1902 – quando havia menos de 60 mil membros nos Estados Unidos – 60 missionários e suas respectivas famílias deixaram o país. Concentraram seus esforços primeiramente na Inglaterra, Alemanha e Austrália, países que podiam também, por sua vez, enviar missionários. Por meio dos relatórios missionários da Escola Sabatina, a Igreja se mantinha informada sobre os progressos obtidos em terras distantes.

 A obra missionária flui hoje em muitas direções. Os missionários já não são todos enviados da América do Norte, da Europa e da Austrália. Em 1960, por exemplo, a América do Norte enviou 156 novos missionários, em comparação com 114 que deixaram seus lares em outras divisões que não a norte-americana. Em 1988, 1071 obreiros trabalhavam para a Igreja em outras divisões que não as suas próprias. Os Missionários Adventistas do Sétimo Dia saem de toda parte e vão a toda parte. Filipinos administram instituições da Igreja na África; argentinos praticam medicina missionária no Nepal; um indiano edita um periódico adventista nos Estados Unidos; um ganense presta serviços na Associação Geral; professores de quase 20 nações ensinam no Seminário Teológico da Andrews University.  Além desses obreiros interdivisão, muitos outros trabalham em nações vizinhas ou até em regiões diferentes do seu próprio país.

 A Igreja utiliza muitos e variados métodos para alcançar as pessoas com a Mensagem do EVANGELHO. Esses podem ser tão discretos como uma visita ao vizinho ou tão públicos quanto uma campanha evangelística assistida por milhares de ouvintes. Alguns dos métodos ou movimentos mais espetaculares são:                                              

1.           Publicações

   A importância da obra de publicação para os primeiros adventistas já foi comentada. Tratados, folhetos e periódicos eram os veículos da “VERDADE PRESENTE” conforme descoberta pelos pioneiros.

   Cumpre destacar também a importância da página impressa na propagação do Adventismo ao redor do mundo. A primeira publicação estrangeira a sair do prelo. Em 1876, em Basileia, na Suíça, foi a revista francesa Les Signes des Temps. Foram livros e periódicos os meios que levaram a muitas terras as primeiras Boas-Novas do Adventismo.                           

2.         Rádio e Televisão

   Em 1926, o evangelista adventista H. M. S. Richards estreou no rádio, produzindo programas radiofônicos ocasionais em estações da região central da Califórnia. Convencido de que podia alcançar milhões de pessoas por esse veículo, Richards iniciou em 1930 um programa semanal em Los Angeles. Em 1936, um quarteto masculino se juntou a ele. Esse conjunto vocal recebeu, em 1937, o nome de King’s Heralds; e o programa passou a se chamar Voice of Prophecy.

   No dia 4 de janeiro de 1942, o programa foi ouvido pela primeira vez em cadeia nacional. Naquele mesmo ano a Voice of Prophecy fundou sua Escola Bíblica por correspondência, matriculando mais de 2 mil ouvintes só no primeiro mês.

   A Rádio Adventista Mundial foi ao ar pela primeira vez em 1971, usando instalações arrendadas em Portugal. Vinte e dois programas radiofônicos semanais utilizaram 13 línguas na primeira semana de transmissão. Surgiram depois outras estações: Malta, 1975; Sri Lanka, 1976; Andorra, 1980; Gabão. África, 1983. Desde 1987, a KSDA, da Rádio Adventista Mundial, em Guam, vem fazendo transmissões  para a Ásia e o Pacífico. A programação inclui mais do que a Voice of Prophecy. Reações favoráveis de diferentes partes da China mostram que o EVANGELHO está sendo ouvido, independentemente das barreiras nacionais.

   Em 1950, William Fagal e sua equipe lançaram ao vivo nos Estados Unidos, a partir de uma estação de Nova York, Faith for Today, o primeiro programa religioso para televisão genuinamente nacional. Ao longo doa anos, Faith for Today tem oferecido a seus telespectadores Cursos Bíblicos, material de leitura e contato com pastores locais. Em 1973, C. D. Brooks iniciou Breath of Life, um programa de TV dirigido  especificamente para afro-americanos, Música e pregação caracterizam esse programa. Atualmente, a Igreja opera outros meios de comunicação, com o Hope Channel (nos Estados Unidos) e a TV Novo Tempo (no Brasil).            


3.        Lanchas e Aviões Missionários

   Em 1921, Leo e Jessie Halliwell receberam o convite para trabalhar como missionários no Brasil. Numa viagem de barco pelo Rio Amazonas, Halliwell ficou pasmo com o isolamento, a pobreza e as doenças das populações ribeirinhas. Convenceu-se de que o meio mais eficiente de alcançar as pessoas que moravam ao longo dos quase 65 mil quilômetros dos rios navegáveis da bacia amazônica era uma lancha ou um pequeno barco. Os jovens adventistas das Américas do Norte e do Sul, sensibilizados, contribuíram com fundos suficientes para a compra da lancha missionária. Durante os 28 anos que se seguiram, o casal  Halliwell viajou pelo Amazonas e seus afluentes, cobrindo cerca de 19 mil quilômetros por ano, na lancha Luzeiro, levando esperança e saúde aos moradores. Houve uma ocasião em que não menos de 7 barcos desta natureza cruzavam os rios da bacia amazônica. Ao longo dos anos, os barcos mantiveram o mesmo nome. Antes de 1992, a contagem já subira para 23: a Luzeiro XXIII operava a partir de Manaus.

   Os aviões missionários, que percorriam quilômetros de terreno inóspito em minutos, entraram em cena depois da Segunda Guerra Mundial. Bornéu e África foram as primeiras áreas a se beneficiar com esse serviço.

   O programa de aviação missionária chegou a seu ponto máximo em 1981, quando se relatou a utilização de 32 aeroplanos. Antes de 1998, o programa havia enfraquecido a olhos vistos, principalmente por causa da abertura de estradas nas regiões isoladas, do aumento no custo das operações e da colocação de responsabilidade financeira da operação nas mãos dos campos locais, que dispõem de menos recursos financeiros do que as missões estrangeiras.

4.         Missão Intencional

   Com a reorganização de 1901, a missão de alcançar o mundo todo, inclusive cristãos e não cristãos, tornou-se uma prioridade. Desde 1950, a Igreja tem se dedicado vigorosamente a um trabalho missionário sistemático em todas as partes do mundo. Dedicou-se especial atenção às religiões não cristãs: mulçumanos, hindus, budistas, judeus... Para alcançar os não alcançados, desenvolveram-se estratégias missionárias intencionais.

   Com o objetivo de criar uma consciência a respeito da magnitude da tarefa ainda por fazer, lançou-se, na assembleia da Associação Geral de 1990, a estratégia “Missão Global”. Essa campanha dividiu a população do mundo em 5 mil unidades geográficas de aproximadamente 1 milhão de habitantes. Havia na época cerca de 2.300 agrupamentos humanos sem qualquer presença adventista. A partir de agosto de 1999, o número de grupos não alcançados havia decaído para 1.700, a maioria deles na Ásia. Apesar disso, a Missão Global informou que, a cada dia, estavam sendo fundadas 4,5 novas congregações adventistas.                                               

TEOLOGANDO - "Quem são os Adventistas do Sétimo Dia?" (Estudo 001). 

TEOLOGIA - "O Movimento Milerita" (Estudo 002) 

 

TEOLOGIA - "O Grande Desapontamento" (Estudo 003)

 

TEOLOGIA - "Os Primeiros Ensinos" (Estudo 004).    

 

TEOLOGIA - "Primeiros Líderes" (Estudo 005/1ª Temporada)

 

TEOLOGIA - "Tiago White" (Estudo 006/1ª Temporada)

   

   TEOLOGIA - "Ellen Gould (Harmon) White" (Estudo 007/1ª Temporada)


TEOLOGIA - "História da Primeira Fase do Adventismo" (Estudo 008/1ª Temporada)


                            

Este Glossário não pretende fornecer informações novas ou mais preciosas. Visto que, em sua maior parte, os termos são explicados no próprio texto, o objetivo principal do "GLOSSÁRIO+" é servir de comodidade para o nosso leitor e lembrete para a memória. As definições refletem os significados desses termos conforme empregados nos artigos deste Blog!

  (01) ALTA CRÍTICA - Em sua acepção Teológica, o termo se aplica à crítica histórica e literária da BÍBLIA. Essa crítica tem que ver basicamente com as fontes e os gêneros literários das ESCRITURAS e com questões de autoria.

   (02) ANTROPOLOGIA - Do grego anthrõpos "ser humano", e logos, "discurso". Na Teologia, é o estudo da origem, natureza e destino do ser humano, em contraste com o estudo de DEUS e dos Anjos.

   (03) APÓCRIFOS - Coleção de livros e seções de livros não contidos no cânones judaico e protestante, mas aceitos pela igreja católica romana com o nome de deuterocanônicos.

  (04) Aramaico – Língua semítica usada em grande parte do Oriente Próximo desde a ascensão dos assírios e babilônicos ao poder. Falado pelos judeus durante o exílio babilônico, o aramaico era idioma nativo na Palestina no tempo de CRISTO.

(05) Baixa Crítica - Outro nome para a crítica textual da BÍBLIA, isto é, o estudo do Texto Bíblico para determinar, tanto quanto possível, o que realmente foi escrito pelos autores inspirados.

  (06) Binitarianismo – Crença de que há apenas duas pessoas na Divindade, a saber: o Pai e o Filho.

   (7) Cânon – Do grego kanôn, “vara de medir”. Lista que serve como regra. Na linguagem cristã, o termo designa o conjunto dos livros considerados inspirados, que compõem o Antigo e o Novo Testamento.

   (8) Catolicismo romano – Fé, adoração e prática dos cristãos em comunhão com o bispo de Roma. 

   (9) Crítica Bíblica – Estudo e análise científica dos elementos humanos que entram na composição das ESCRITURAS.


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Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A TRINDADE" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRIAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 1/4)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).

 

     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)

 

       Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Lei de DEUS" (Parte 1/2) 

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Os Dez Mandamentos" (Parte 2/2)

 

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 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JUÍZO" (Parte 1/2)

 

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  Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                                                  "Assim Diz o SENHOR"