História da Redenção - "A Morte de Moisés" (Mensagem+)

                                       É DESSE JEITO! 

                                                  
   Moisés logo devia morrer, e foi-lhe ordenado reunir os filhos de Israel antes de sua morte e referir-lhes todas as jornadas da hoste hebreia desde sua partida do Egito, e todas as grandes transgressões de seus pais, que tinham trazido os juízos de Deus sobre eles, compelindo-O a dizer que eles não entrariam na Terra Prometida. Seus pais tinham morrido no deserto, de acordo com a PALAVRA do SENHOR. Seus filhos tinham crescido, e a estes a promessa de posse da terra de Canaã devia ser cumprida. Muitos destes eram crianças quando a lei fora dada, e não tinham nenhuma recordação da grandeza do evento. Outros nasceram no deserto, e para que não deixassem de compreender a necessidade de serem obedientes aos Dez Mandamentos e a todas as leis e juízos dados a Moisés, foi ele instruído por DEUS a recapitular os Dez Mandamentos, e todas as circunstâncias relacionadas com a doação da Lei.

   Moisés havia escrito num livro todas as Leis e juízos dados por DEUS, e havia fielmente registrado todas as Suas instruções dadas pelo caminho, e todos os milagres que Ele havia realizado e todas as murmurações dos filhos de Israel. Moisés tinha também registrado como fora vencido em consequência das murmurações deles.

                             Instrução final a Israel  

   Todo o povo fora congregado diante dele, e ele leu os eventos de sua história passada, do livro que tinha escrito. Também leu as promessas de DEUS a eles se fossem obedientes, e as maldições que sobre eles viriam, se fossem desobedientes.

   Moisés relatou-lhes que, por sua rebelião, o SENHOR várias vezes propusera destruí-los, mas que ele intercedera tão fervorosamente por eles, que DEUS misericordiosamente os poupara. Relembrou-lhes os milagres que o SENHOR operara em relação a Faraó e toda a terra do Egito. Disse-lhes: “Porquanto os vossos olhos são os que viram todas as grandes obras que fez o Senhor. Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis e possuais a terra para onde vos dirigis.” (Deuteronômio 11:7, 8/PALAVRA de DEUS).

   Moisés advertiu especialmente os filhos de Israel contra o serem seduzidos pela idolatria. Fervorosamente instou com eles para obedecerem aos Mandamentos de DEUS. Se demonstrassem obediência e amor ao SENHOR e O servissem com suas afeições não divididas, Ele lhes daria a chuva na estação certa, e faria que sua vegetação florescesse e seu rebanho aumentasse. Desfrutariam também especiais e exaltados privilégios, e triunfariam sobre seus inimigos.

   Moisés instruiu os filhos de Israel de maneira fervorosa e impressiva. Sabia que esta era a última oportunidade de dirigir-se a eles. Acabou, então, de escrever num livro todas as leis, juízos e estatutos que DEUS lhe havia dado, e também os vários regulamentos referentes às ofertas sacrificais. Colocou o livro nas mãos dos homens que tinham o ofício sagrado e pediu que, para sua segurança, fosse colocado ao lado da arca sagrada, pois esta era objeto do contínuo cuidado de DEUS. Esse livro de Moisés devia ser preservado, para que os juízes de Israel pudessem a ele recorrer se algum caso surgido o fizesse necessário. Um povo que sempre erra não raro entende que os reclamos de DEUS favoreçam seu próprio caso; por isso o livro de Moisés foi preservado num lugar muito sagrado, para futuras referências.

   Moisés encerrou suas derradeiras instruções ao povo com um vigoroso discurso profético. Este foi eloquente. Por inspiração de DEUS ele abençoou separadamente as tribos de Israel. Em suas últimas palavras expandiu-se sobre a Majestade de DEUS e a excelência de Israel, que haveria de continuar para sempre, se Lhe obedecessem e se apoderassem de Sua força.

         

                            A morte e ressurreição de Moisés  

                                  "Assim Diz o SENHOR"

   “Então subiu Moisés das campinas de Moabe ao monte Nebo, ao cume de Pisga, que está defronte de Jericó; e o Senhor lhe mostrou toda a terra de Gileade até Dã. E todo o Naftali, e a terra de Efraim, e Manassés; e toda a terra de Judá, até ao mar ocidental; e o Neguebe, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras até Zoar. Disse-lhe o Senhor: Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei; Eu te faço vê-la com os teus próprios olhos; porém não irás para lá. Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, segundo a palavra do Senhor. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; não se lhe escureceram os olhos, nem se lhe abateu o vigor.” 

                 (Deuteronômio 34: 1-7/ESCRITURAS SAGRADAS).

   Não era da vontade de DEUS que alguém subisse com Moisés ao cume de Pisga. Ali estava ele, sobre elevada culminância do cume de Pisga, na presença de DEUS e de Anjos Celestiais. Depois de, para sua satisfação, ter visto Canaã, deitou-se, qual um guerreiro fatigado, para descansar. O sono veio sobre ele, mas foi o sono da morte. Anjos tomaram seu corpo e o sepultaram no vale. Os israelitas jamais encontraram o lugar onde foi sepultado. Seu enterro foi secreto para evitar que o povo pecasse contra o Senhor idolatrando o seu corpo. Satanás exultou que houvesse sido bem-sucedido em levar Moisés a pecar contra DEUS. Por esta transgressão Moisés viera sob o domínio da morte. Se tivesse continuado fiel, e sua vida não tivesse sido manchada por aquela única transgressão, deixando de dar a DEUS a glória de ter tirado água da rocha, ele teria entrado na Terra Prometida, e teria sido trasladado ao Céu sem ver a morte. Miguel, ou CRISTO, com os Anjos que sepultaram Moisés, desceram do Céu, depois de ter ele permanecido na sepultura um breve tempo, ressuscitaram-no e o levaram para o Céu.

   Quando CRISTO e os Anjos Se aproximaram da sepultura, Satanás e seus anjos surgiram junto dela e ficaram a guardar o corpo de Moisés, para que não fosse removido. Quando CRISTO e Seus Anjos chegaram perto, Satanás resistiu a sua aproximação, mas foi compelido, pela glória e poder de CRISTO e Seu Anjos, a voltar atrás. Satanás reclamou o corpo de Moisés, por causa de sua única transgressão; porém CRISTO mansamente o remeteu a Seu PAI, dizendo: “O Senhor te repreenda.” Judas 9. CRISTO disse a Satanás que sabia ter Moisés humildemente se arrependido de seu único erro, que mancha alguma repousava sobre seu caráter, e que seu nome permanecia incontaminado no livro celestial. Então CRISTO ressuscitou o corpo de Moisés, que Satanás estivera reclamando.

   Por ocasião da transfiguração de CRISTO, Moisés e Elias, que tinham sido traslados, foram enviados para conversar com Cristo quanto a Seus sofrimentos, e para serem os portadores da glória de DEUS a Seu amado Filho. Moisés havia sido grandemente honrado por DEUS. Tivera o privilégio de conversar com DEUS face a face, como um homem fala com seu amigo. E DEUS lhe tinha revelado Sua excelente glória, como jamais o fizera a nenhum outro. 

                                  


História da Redenção - "O SANTUÁRIO" (Mensagem+)    


História da Redenção - "Os Espias e seu relatório" (Mensagem+)

História da Redenção - "O pecado de Moisés" (Mensagem+)   



Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:


O s Grandes Temas da BÍBLIA - "MILÊNIO" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 2/2)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 1/2)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "RESSURREIÇÃO" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 2/2)


  Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 1/2)

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SAÚDE" (Parte 2/2)  


 Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)


   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)



                                               igrejas.adventistas.org

                                                                   #NovoTempo    





   Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR"


TEOLOGIA - A Forma Humana da ESCRITURA (Estudo 011/ 2ª Temporada)

                                      É DESSE JEITO!                      

 

                                PROJETO TEOLOGANDO:

                       Aprendendo TEOLOGIA Estudando!


                                  "Assim Diz o SENHOR" 

   Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.

                           (2Timóteo 3:16/PALAVRA de DEUS)


             

                                A Forma Humana da ESCRITURA 

   A primeira vista, a BÍBLIA é um livro humano, ou melhor, uma coleção de livros humanos. Muitos deles têm um nome humano ligado a si. Todos carregam em si as marcas da autoria humana. Essa autoria é declarada muitas vezes nas palavras de abertura dos livros “palavras de Jeremias” (Jr 1: 1), “provérbios de Salomão” (Pv 1: 1), “o ancião ao amado Gaio” (3 Jo 1). “Paulo [...] à igreja de Deus que está em Corinto” (1 Co 1: 1, 2). Atribuem-se a Moisés os primeiros cinco livros do AT, e muitos dos Salmos a Davi e Asafe. Cada livro profético leva no título o nome de um Profeta; os Evangelhos, o nome de um Apóstolo ou de uma pessoa intimamente associada aos Apóstolos. Treze cartas mencionam explicitamente Paulo como autor. Já o livro de Apocalipse foi escrito por João, tradicionalmente identificado como o Apóstolo João.

   Os autores frequentemente se referem a si mesmos com pronomes pessoais; também registram suas próprias experiências (Esdras 8: 15-30; Neemias 1: 1-11; Isaías 6: 1-8; Jeremias 1: 1-19; Daniel 7: 1-28; Gálatas 1: 12-2: 10; Apocalipse 1: 9-19). Características peculiares de estilo e linguagem denunciam a individualidade de cada escritor.

   Numerosas referências históricas e formas literárias vinculam os Escritos Bíblicos à época e ao contexto cultural em que foram produzidos. Muitas leis de Moisés apresentam extraordinários paralelos com outras leis antigas, como, por exemplo, o Código de Hamurabi. Os costumes patriarcais e as condições sociais de Gênesis refletem de forma notável as condições na Mesopotâmia e no Egito do 2º milênio antes de CRISTO. É possível traçar importantes paralelos entre alguns Salmos e a literatura religiosa canaanita, bem como entre alguns Provérbios Bíblicos  e os provérbios egípcios da época. Essas e outras semelhanças entre a literatura Bíblica e a secular conferem a BÍBLIA um rosto genuinamente humano.

   Alguns livros da BÍBLIA pertencem aos clássicos da literatura mundial, visto serem expressão das emoções humanas mais profundas. Jó e Rute retratam dramáticas histórias humanas; amor apaixonado e delicado nos Cânticos de Salomão; emocionante suspense em Ester e profunda aflição em Lamentações. É impossível permanecer insensível ao apelo de Paulo por um escravo desobediente na epístola a Filemom.

   Os livros históricos da BÍBLIA fornecem evidências de pesquisa histórica (Lucas 1: 1-4). O Apóstolo Paulo cita autores pagãos (Atos 17: 28; 1 Coríntios 15: 32-33; Tito1: 12). Judas cita o livro pseudoepígrafo de Enoque (Judas 14, 15).

   Não se pode negar o caráter humano da ESCRITURA. Autores humanos – usando linguagem humana, citando fontes humanas, atuando em contextos humanos específicos, descrevendo emoções humanas – acham-se sujeitos a todas as fraquezas e falhas da humanidade. Profetas e Apóstolos não estavam isentos de pecado. Sentiam dúvida, medo, às vezes sucumbiam à tentação (Êxodo 4: 10-14; Números 20: 10-12; 2 Samuel 11:1-27; 1 Reis 19: 1-3; Lucas 22: 54-62). Também não estavam livres de orgulho e preconceito, como deduzimos do episódio de Jonas e das narrativas evangélicas (Mateus 20: 20-28).

   É possível que alguém pergunte como foi que aproximadamente quarenta escritores, com diferentes antecedentes históricos e culturais, diferindo amplamente em status e ocupação, bem como em capacidades intelectuais e espirituais, produziram uma coleção de livros que manifesta unidade tão notável e que, do princípio ao fim, revelam um único DEUS, CRIADOR do Céu e da Terra, cujo amor a todos envolve. Talvez pergunte também como esses escritores conseguiram retratar uma pessoa como Jesus de Nazaré, tão verdadeiramente humana e ao mesmo tempo tão completamente isenta de todas as fraquezas e imperfeições presentes nos próprios escritores bíblicos. A resposta para essas perguntas, conforme a crença de cristãos através dos séculos, reside no fato de as ESCRITURAS não terem somente um caráter humano, mas também uma Origem Divina. 











Se você perdeu alguma das MENSAGENS+: "Os Grandes Temas da BÍBLIA (VERDADE PRESENTE)", abaixo seguem os links! Bons Estudos+:

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A BÍBLIA" (Verdade Presente) 


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A TRINDADE" (Verdade Presente)


 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DEUS PAI" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JESUS" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRISTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "ESPÍRITO SANTO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "CRIAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 1/4)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 2/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 3/ 4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O SÁBADO ao longo da História" (Parte 4/4)

 

    Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 1/2).

 

     Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Aliança de DEUS com a humanidade" (Parte 2/2)

 

       Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Lei de DEUS" (Parte 1/2) 

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Os Dez Mandamentos" (Parte 2/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Pecado" (parte 1/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "A Doutrina do pecado" (Parte 2/2)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SALVAÇÃO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGURANÇA" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "JUÍZO" (Parte 1/2)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "O Juízo Divino" (Parte 2/2)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SANTUÁRIO" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA - "IGREJA" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "REMANESCENTE" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "BATISMO" (Verdade Presente)

 

   Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Ceia do SENHOR" (Verdade Presente)


Os Grandes Temas da BÍBLIA - "DONS ESPIRITUAIS" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORDOMIA" (Verdade Presente)

 

 Os Grandes Temas da BÍBLIA – “SAÚDE” (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SAÚDE" (Parte 2/2)  

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORTE" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "MORTE" (Parte 2/2)

 

  Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "INFERNO" (Parte 2/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "RESSURREIÇÃO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 1/2)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "SEGUNDA VINDA" (Parte 2/2)

 

O s Grandes Temas da BÍBLIA - "MILÊNIO" (Verdade Presente)

 

Os Grandes Temas da BÍBLIA - "Nova Terra" (Verdade Presente).  


                             igrejas.adventistas.org

                                                                           #NovoTempo    



 Nossa obra é ensinar homens e mulheres a edificar sobre uma Base Verdadeira, a firmar os pés num Claro:

                                        "Assim Diz o SENHOR"