Novamente a
congregação de Israel foi conduzida ao deserto, para o mesmo lugar onde DEUS os
provou logo depois de terem deixado o Egito. O SENHOR lhes dera água tirada da
rocha, que continuou a fluir até pouco antes de chegarem de novo à rocha,
quando o SENHOR fez cessar a corrente viva, a fim de outra vez provar Seu povo,
para ver se suportariam o teste de sua fé ou voltariam a murmurar contra Ele. Quando
os hebreus ficaram sedentos e não puderam achar água, tornaram-se impacientes e
não se lembraram do Poder de DEUS que, quase quarenta anos antes, lhes tirara
água da rocha. Em vez de confiarem em DEUS, queixaram-se de Moisés e Arão, e
disseram-lhes: “Oxalá tivéssemos
perecido quando expiraram nossos irmãos perante o SENHOR!” Isto é,
desejaram ter estado no número que tinha sido destruído pela praga na rebelião de
Coré, Datã e Abirã. Iradamente
inquiriram: “Por que trouxestes a congregação do SENHOR a este deserto, para
morrermos aí, nós e os nossos animais? E por que nos fizestes subir do Egito,
para nos trazer a este mau lugar, que não é de cereais, nem de figos, nem de
vides, nem de romãs, nem de água para beber?”.
Então Moisés e
Arão se foram de diante do povo para a porta da tenda da congregação, e se
lançaram sobre os seus rostos; e a Glória do SENHOR lhes apareceu. Disse o SENHOR a Moisés: Toma a vara, ajunta o povo, tu e Arão, teu
irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis
água da rocha, e dareis a beber à congregação e aos seus animais. Então Moisés tomou
a vara de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
Moisés cede à
impaciência
“Moisés e Arão
reuniram o povo diante da rocha, e lhe disseram: Ouvi, agora, rebeldes,
porventura faremos sair água desta rocha para vós outros? Moisés levantou a
mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saíram muitas águas; e bebeu
a congregação e seus animais. Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que
não crestes em MIM, para ME santificardes diante dos filhos de Israel, por isso
não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.”
Aqui Moisés
pecou. Ele estava fatigado com a contínua murmuração do povo contra ele, e por
ordem do SENHOR, tomou a vara, e em vez de falar à rocha, como DEUS ordenara,
feriu-a duas vezes com a vara, depois de dizer: “Porventura faremos sair água
desta rocha para vós outros?” Aqui ele falou imprudentemente com seus lábios.
Ele não disse: DEUS mostrará agora outra evidência de Seu poder e vos tirará
água desta rocha. Não atribuiu ao poder e Glória de DEUS o jorrar de novo a
água da rocha, e portanto não O glorificou diante do povo. Por esta falha da
parte de Moisés, DEUS não permitiria que ele guiasse o povo à Terra Prometida.
Esta necessidade
de manifestação do poder de DEUS tornava a ocasião solene, e Moisés e Arão
deviam tê-la aproveitado para causar uma impressão favorável sobre o povo. Mas
Moisés estava perturbado, e em impaciência e ira com o povo por causa de suas
murmurações, disse: “Ouvi, agora,
rebeldes, porventura faremos sair água desta rocha para vós outros?” Em
assim falando ele admitia virtualmente ao murmurador Israel que eles estavam
certos em acusá-lo de os ter tirado do Egito. DEUS havia perdoado ao povo
maiores transgressões do que este erro da parte de Moisés, mas não podia tratar
o pecado em um líder de Seu povo, da mesma forma como nos liderados. Não podia
desculpar o pecado de Moisés e permitir sua entrada na Terra Prometida. Aqui
deu o SENHOR a Seu povo uma prova inconfundível de que Aquele que havia operado
tão maravilhoso libertamento em favor deles, tirando-os da servidão egípcia,
fora o poderoso Anjo e não Moisés, e que estava seguindo adiante deles em todas
as suas jornadas, e de quem Ele dissera: “Eis
que Eu envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho, e te leve
ao lugar que tenho preparado. Guarda-te diante DELE, e ouve a Sua voz, e não te
rebeles contra Ele, porque não perdoará a vossa transgressão; pois NELE está o
Meu nome.” (Êxodo 23:20, 21/PALAVRA de DEUS).
Moisés tomou
para si a glória que pertencia a DEUS, e tornou necessário que DEUS procedesse
de modo a convencer ao rebelde Israel de que não fora Moisés que os tirara do
Egito, mas o próprio DEUS. O SENHOR havia confiado a Moisés o encargo de guiar
Seu povo, enquanto o poderoso Anjo ia diante deles em todas as suas jornadas e
dirigia todas as viagens. Porque eram tão prontos a esquecer que DEUS os estava
guiando por Seu Anjo e a atribuir ao homem aquilo que só o poder de DEUS podia
realizar, Ele os provara e testara, para ver se Lhe obedeceriam. A toda prova
eles falharam. Em vez de crerem em DEUS, e reconhecerem Aquele que havia juntado
o seu caminho com evidências do Seu poder e assinaladas provas de Seu cuidado e
amor, duvidaram DELE e atribuíram sua saída do Egito a Moisés, acusando-o de
ser a causa de todos os seus desastres. Moisés havia suportado sua obstinação
com notável paciência. Certa ocasião eles ameaçaram apedrejá-lo.
O duro castigo
O SENHOR removeria
para sempre do espírito deles esta impressão, impedindo Moisés de entrar na
Terra Prometida. O SENHOR muito exaltara a Moisés. Havia-lhe revelado Sua
grande glória. Tomara-o em sagrada proximidade consigo sobre o monte, e
condescendera em conversar com ele como um homem fala com um amigo. Comunicara
a Moisés, e através dele ao povo, Sua vontade, Seus estatutos e Suas leis. O
ter sido assim exaltado e honrado de DEUS tornou seu erro de maior magnitude.
Moisés arrependeu-se de seu pecado e humilhou-se grandemente diante de DEUS.
Relatou a todo Israel sua tristeza pelo seu pecado. Não ocultou o resultado de
seu pecado, mas contou-lhes que por assim ter deixado de atribuir Glória a DEUS,
não podia levá-los à Terra Prometida. Disse-lhes então que, se este erro de sua
parte fora tão grande a ponto de ser assim corrigido por DEUS, como não
consideraria Ele suas repetidas murmurações, acusando-o (Moisés) das incomuns
manifestações de DEUS, por causa dos pecados deles?
Por este simples
exemplo, Moisés havia dado motivo a que tivessem a impressão de que tirara para
eles a água da rocha, quando devia ter engrandecido o nome do SENHOR entre Seu
povo. O SENHOR agora queria deixar claro ao povo que Moisés era simples homem,
seguindo a guia e direção de um mais poderoso do que ele, o próprio FILHO de
DEUS. Nisto Ele os deixaria sem qualquer dúvida. Onde muito é dado, muito é
requerido. Moisés havia sido altamente favorecido com especiais visões da Majestade
de DEUS. A Luz e a Glória de DEUS tinham sido concedidas a ele em rica
abundância. Sua face havia refletido sobre o povo a Glória que o SENHOR fizera
brilhar sobre ele. Todos serão julgados de acordo com os privilégios que
tiveram, e a luz e os benefícios que lhe foram outorgados.
Os pecados dos
homens bons, cuja conduta geral tem sido digna de imitação, são especialmente
ofensivos a DEUS. Eles levam Satanás a triunfar e a lançar em rosto aos Anjos
de DEUS as falhas dos instrumentos por DEUS escolhidos, e dão aos injustos
ocasião a que se levantem contra DEUS. O próprio SENHOR havia dirigido Moisés
de modo especial e lhe revelado Sua Glória, como a nenhum outro sobre a Terra.
Ele era naturalmente impaciente, mas apoderara-se firmemente da Graça de DEUS,
implorando sabedoria do Céu, com tanta humildade que fora fortalecido por DEUS,
e vencera a impaciência de modo que foi por DEUS chamado o homem mais manso
sobre a face da Terra inteira.
Arão morreu no Monte Hor, pois dissera o SENHOR que ele não entraria na Terra Prometida, porque, com Moisés, pecara na ocasião de tirarem água da rocha em Meribá. Moisés e os filhos de Arão o sepultaram no monte, para que o povo não fosse tentado a fazer uma grande cerimônia com o seu corpo, e ser culpado do pecado da idolatria.
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